Tem Como Viajar Com Boletim de Ocorrência?

Você sabe como agir caso esteja numa viagem nacional e perca o seu RG? Ou como proceder se tiver perdido o documento durante uma viagem ao exterior? É importante saber como proceder para não ter problemas para retornar. Independente do imprevisto que aconteça durante a sua viagem não deixe que isso o desestabilize, aproveite o restinho da diversão e garanta suas chances de embarcar novamente.

Viagem Nacional: Perda de Documento

Se tiver perdido seus documentos e precisar pegar um voo nacional é necessário fazer um Boletim de Ocorrência (BO). Basicamente o documento funciona como um registro da perda. De maneira geral é permitido embarcar munido de um BO nesses casos, no entanto, se houver algum problema procure um supervisor no aeroporto ou então entre em contato com a Central de Vendas e Serviços para que seja feita a análise da sua situação.

O BO de registro de perda ou furto deve ter sido emitido a no máximo 60 dias antes da viagem. Essa alternativa é válida em caso de perda, roubo ou extravio do documento. Você pode levar o BO impresso (mais indicado) ou ter um print do mesmo no seu celular. Lembrando que no Brasil é permitido apresentar outros documentos de identificação ao invés do RG como a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) com foto ou até o seu passaporte que deve ser válido.

Solicitação de Exceção

Se você teve o infortúnio de ter seus documentos roubados antes de uma viagem pode ligar para a Central de Vendas e Serviços da companhia aérea da qual comprou a passagem para solicitar uma exceção de condições. Também é possível alterar o seu voo ou pedir o reembolso para não viajar sem documentos.

Mas, fique atento que você deverá ter um comprovante de que está solicitando um novo documento de identidade cujo período de emissão não ultrapasse duas semanas em relação à data do seu voo.

Cópias Autenticadas

O passageiro ainda tem a possibilidade de embarcar em avião ou ônibus com cópia autenticada de seus documentos. Mas, atenção que somente são válidas cópias que forem autenticadas em cartório. O que importa é ser um documento que permite atestar que o passageiro é quem diz ser, precisa ser oficial.

CNH-e é Válida Como Documento Para Embarque?

A Carteira Nacional de Habilitação Eletrônica (CHN-e) ainda não é aceita como documento válido de identificação para embarque em voos domésticos então indicamos que você tenha outra opção para apresentar. Como já mencionamos ao longo desse artigo é possível embarcar com o Boletim de Ocorrência caso tenha perdido o seu documento oficial.

Embarque

Embarque

Viagem Internacional: Perda de Documento

Se perder os documentos antes ou durante uma viagem nacional já pode causar grande transtorno imagine quando a situação se dá numa viagem fora do Brasil. Mas, fique tranquilo se você perder ou tiver seu passaporte roubado enquanto está no exterior poderá seguir por dois caminhos, depende de em qual seu caso se encaixa.

A sua viagem está acabando e você está sem seu passaporte? Nesse caso é indicado procurar o Consulado ou Embaixada do Brasil no país em que está para solicitar uma Autorização de Retorno ao Brasil (ARB). É interessante mencionar que essa autorização é gratuita. Tendo esse documento você consegue acertar o seu retorno ao Brasil.

Porém, caso esteja fazendo uma viagem que ainda continuará por mais países do exterior será necessário solicitar um passaporte de urgência, esse procedimento também é realizado num Consulado ou Embaixada do Brasil. Fique atento para o fato de que você perderá os vistos que possui no seu passaporte perdido. Se precisar dos vistos deverá solicitá-los novamente.

O mais importante numa situação como essa é se manter calmo, pois o estresse não te ajudará. Há uma solução para o problema, tenha paciência e em qualquer caso compareça a Embaixada ou Consulado do Brasil.

Identificação de Crianças e Adolescentes Para Voos Nacionais

No caso de crianças com até 12 anos incompletos é necessária a apresentação de uma identificada com foto ou a certidão de nascimento juntamente com a comprovação de filiação ou de parentesco com o responsável legal.

Antes de se organizar para embarcar é válido consultar as exigências extras que podem ser feitas para menores de idade de acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente e também pela Vara da Infância e Juventude.

Adolescentes entre 12 e 17 anos devem apresentar RG ou passaporte (documento com foco) ou cópia autenticada do documento ou Boletim de Ocorrência relatando roubo, furto ou extravio do documento.

Identificação de Crianças e Adolescentes Para Voos Internacionais

Para viagens internacionais são exigidos para crianças e adolescentes entre 0 e 17 anos de idade passaporte brasileiro válido e as exigências do Estatuto. Se a criança ou adolescente for realizar a viagem desacompanhado deverá apresentar além dos documentos já mencionados uma autorização judicial. Roubo, extravio ou furto do passaporte brasileiro demanda retirar outro e no caso de estar em território estrangeiro recomenda-se procurar a embaixada ou consulado.

Aguardando o Embarque

Aguardando o Embarque

Embarque de Indígenas

Indígenas podem embarcar usando o documento de identificação ou uma autorização emitida pela Funai.

Organize-se Para a Sua Viagem

Para evitar problemas é interessante se organizar para o embarque com alguns dias de antecedência. Assim se você tiver perdido seu documento de identificação terá tempo de fazer o Boletim de Ocorrência e solicitar a emissão de um novo RG. Mesmo que você consiga embarcar sem o seu RG deve ter em mente que quanto mais rápido tiver o documento em suas mãos mais facilmente realizará uma série de coisas em sua vida.

Mas, além de ficar atento aos documentos necessários confira se você está levando tudo o que vai precisar para não ter problemas em outro estado do país ou em território estrangeiro. Viajar deve ser um momento de descanso e felicidade então resolva tudo o que pode causar qualquer tipo de estresse para conseguir relaxar de verdade. Usufrua ao máximo das suas férias e outras oportunidades de conhecer lugares novos. Viaje para descansar e não para se preocupar.

Gostou de saber mais sobre os documentos necessários para fazer viagens nacionais e internacionais? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *