Qual é a Cidade que Mais Cresce no Brasil

Essa pergunta pode ser respondida de algumas maneiras diferentes, isso porque o termo crescimento pode estar atrelado a algumas coisas diferentes, entre elas está o crescimento econômico, o crescimento populacional ou até o crescimento considerando setores como o turismo, a indústria, o comércio, etc. São inúmeras as possibilidades de crescimento que poderiam ser consideradas, mas o foco será dado a alguns dos temas principais.

É preciso primeiramente reiterar que o Brasil é um país muito grande o qual possui muitos estados e regiões diferentes, por esse motivo por mais que uma cidade esteja em frente a outra em relação a alguns índices, quando se coloca uma cidade em comparação com as outras de sua própria região.

O seu crescimento pode ser considerado muito alto, apesar de não ser o maior, as vezes existe também um período de pico de crescimento, enquanto outros lugares apresentam índices mais constantes e um pouco menores, é uma questão de considerar os parâmetros mais indicados e começar a formar uma resposta.

É impossível falar sobre crescimento e não mencionar a cidade de São Paulo, que é uma cidade considerada o centro econômico do país, de fato, em relação a muitos parâmetros São Paulo aparece como a primeira de muitas listas, apesar disso, o que pode acontecer muitas vezes é justamente a manutenção de um crescimento mais contido e constante, isso faz com que talvez o pico de crescimento de outras cidades seja maior do que o de São Paulo em certos períodos, isso acontece muito, por exemplo, na região Centro Oeste do nosso país, onde vem acontecendo um crescimento bem significativo das cidades nos últimos anos, dando altos saltos.

Uma coisa muito curiosa é que apesar de São Paulo que em tantas categorias é considerada a líder e o centro do Brasil, existe uma categoria que não é assim tão destacada quando se fala sobre essa capital, essa categoria é o turismo. Apesar de existir sim turismo em São Paulo, principalmente o turismo cultural, afinal muita gente quer conhecer esse grande centro urbano brasileiro, outras áreas do turismo já não apresentam tanto destaque assim.

Crescimento em Termos de Turismo

O turismo brasileiro engloba muitas coisas e muitas variedades, afinal estamos em um país totalmente diverso em todos os sentidos, em relação a padrões climáticos, em relação à natureza, em relação aos biomas, as culturas, as festas e festividades, em relação à muitas coisas, mas uma das preferências nacionais é o turismo de praias, em especial o turismo de praias no Nordeste, isso se estende quando se fala em turismo de estrangeiros no nosso país.

É fato que desde o ano passado (2020) que a visita de estrangeiros vem caindo muito no Brasil, porque muitos países estiveram com as fronteiras fechadas com o Brasil por causa da má gestão e consequente boom de casos do Covid 19 no nosso país, porém considerando a média de muitos anos, considerando entrevistas e menções ao Brasil de forma internacional um dos lugares que é muito querido e procurado pelos turistas de caráter internacional é o Nordeste brasileiro e o Rio de Janeiro, apesar desse estado ter apresentado baixas nos últimos anos quando o crime começou  ser manchete no jornalismo internacional.

Algumas cidades do Nordeste do Brasil apresentam curvas impressionantes de crescimento turístico nos últimos anos, quando isso acontece em um município normalmente o crescimento de outros setores também acompanham essa alta, como é o caso do crescimento dentro da área de serviços, que inclui as hospedagens, os serviços de transportes, o ramo alimentício como um todo, entre muitas outras coisas.

Turismo no Brasil

Turismo no Brasil

A questão do turismo no Brasil antes da pandemia vinha tendo resultados muitíssimo promissores, com expectativa de crescimentos imensos na próxima década, mas isso considerando principalmente o turista estrangeiro, com a pandemia esse cenário mudou, é claro que as coisas estão diferentes em muitos países, mas que o Brasil foi um dos mais afetados no mundo por essa situação isso é um fato.

Inclusive, muitas organizações apontam o Brasil como o pior país de todo o mundo a gerenciar essa situação, um título vergonhoso para a nossa nação, além do Brasil ser sempre mencionado internacionalmente ou por falas vergonhosas dos representantes federais, ou por índices altos de tragédias, entre outras questões.

Tudo isso afasta e até impede a prosperidade da economia brasileira por ora, inclusive porque muitos países sequer permitem trafego aéreo com o Brasil na atualidade. Essa questão afeta diretamente o crescimento do país em muitos sentidos, se a pandemia estivesse em níveis mais controlados e povo em sua maioria já vacinados, muitos eventos já teriam voltado, muitos voos, muitas viagens, assim como está ocorrendo em outros países como o Estados Unidos, que desde a posse do novo presidente vacinou milhões de pessoas possibilitando muitas coisas voltarem ao “normal”, o que consequentemente faz a economia girar e empregos voltarem a serem gerados.

Diante de tudo isso os crescimentos que serão mencionados aqui irão considerar os anos anteriores à 2020, indicando quais eram e que provavelmente seriam as tendências de crescimento no turismo no Brasil. No ano de 2019, por exemplo, as cidades mais procuradas para as férias escolares de julho foram Brasília, Ilhéus na Bahia, João Pessoa capital da Paraíba, Joinville em Santa Catarina, Curitiba no Paraná, Rio de Janeiro capital, Salvador capital da Bahia, Recife capital de Pernambuco e São Paulo, mas esses crescimentos são mais constantes.

Quando se fala em crescimentos repentinos, se fala sobre destinos, normalmente as pequenas cidades que não são nada turísticas, mas que de uma hora para outra passam a atrair muitas pessoas e tem um aumento imenso na curva de crescimento do município. Têm muitos exemplos sobre isso que poderiam ser citados aqui nesse momento, têm muitas pequenas cidades que passaram por esse cenário nos últimos anos, não é possível citar todos afinal são muitos, mas alguns podem ser destacados.

Uma cidade onde está acontecendo isso é o município de Gonçalves no interior de Minas Gerais e já na divisa com o estado de São Paulo, a cidade é cercada por outras cidades turísticas e que vem sendo a muito anos procuradas, como é o caso de Monte Verde e de São Bento do Sapucaí já em São Paulo, porém Gonçalves está sendo descoberta pouco a pouco isso fez com que o número de acomodações e de opções de alimentação aumentassem muito em relação a alguns anos atrás, sendo provavelmente o crescimento que se viu por lá pode ter tido pico maiores em porcentagens do que das grandes cidades citadas, pois foi de quase zero a um valor alto.

Outro exemplo que pode ser citado e que é muito famoso no Brasil é a pequena e grandiosa ao mesmo tempo, Caraíva, que está localizada no sul do estado da Bahia, faz parte da cidade de Porto Seguro, Caraíva é um distrito dessa cidade e é também uma vila costeira, ribeirinha.

Esse lugar até alguns anos atrás era quase que totalmente isolado do mundo exterior, as únicas pessoas por lá eram as próprias famílias que ali viviam, era como um paraíso isolado, aonde as tecnologias de todo tipo mal chegavam, mas o tempo foi passando e com isso as coisas por lá foram mudando, o turismo descobriu esse lugar isolado onde viviam apenas pescadores, pousadas foram sendo construídas, sendo que as primeiras acomodações eram quase que totalmente rústicas.

Restaurante Brasileiro

Restaurante Brasileiro

A tecnologia de internet demorou a chegar por lá na mesma força de outros lugares do país e até os dias de hoje ainda não há sinal ou cobertura tão consolidada assim, por mais que as acomodações, restaurantes, barzinhos, tudo isso tenha crescido muito e ofereça boa estrutura aos visitantes, o acesso ainda é por estradas de barro, não há transporte publico direto, a maioria dos caminhos é bem precário, a maior parte das ruas são de areia, etc.  Inegável é que Caraíva teve um crescimento impressionante em um período de alguns anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *