Qual A Maneira Mais Rápida De Tirar Passaporte?

Passaporte

Quando as pessoas começam a fazer as suas pesquisas em relação a viagens, especialmente quando falamos de viagens internacionais, uma das etapas mais naturais é a pesquisa em relação ao passaporte, afinal muita gente já escutou sobre esse documento, mas pouca gente realmente sabe sobre ele, sobre o que ele representa, como fazer para conseguir tirar o seu próprio passaporte, aonde tirar essa documentação, entre outras questões que podem surgir como dúvidas durante o processo de pesquisa. Portanto, aqui vamos falar um pouco mais sobre essas que são dúvidas comuns e corriqueiras acerca do assunto, tentando sempre passar as informações de maneira mais simples e bem resumida, para que não hajam dúvidas ou dificuldades para o entendimento do tema.

Primeiramente o passaporte é um documento de caráter internacional, ele é usado não somente por viajantes brasileiros em suas viagens internacionais, mas também por pessoas do mundo todo que desejam ir a algum lugar que não seja a sua localidade de origem. Esse documento é usado com o mesmo padrão em todo o mundo, essa foi a forma encontrada de organizar as informações e os dados de uma pessoa, de maneira que independente de qual lugar ela esteja no mundo seja possível identificar algumas informações básicas e necessárias sobre ela. Por esse motivo também é que a padronização igual dos passaportes é tão importante, para que independente do lugar, da cultura e da língua falada em determinada região, a checagem de dados e a conferencia de informações seja feita de maneira rápida.

É claro que cada país tem os seus procedimentos para conceder o passaporte aos seus cidadãos, tal como aqui no Brasil, também temos um processo especifico para tirar o passaporte, esse processo deve ser realizado e pode ser mais demorado ou mais rápido, o que vai depender da época do ano e também região onde você mora. A seguir vamos falar mais sobre como fazer para obter o seu passaporte e estar apto a viajar para outros países. Um detalhe, no entanto, que vale a pena ser compartilhado é que o Brasil especificamente, tem alguns acordos de fronteiras livres com países aqui da América do Sul, isso significa que na prática, exclusivamente nesses países não é preciso ter um passaporte para viajar até lá, mesmo que eles sejam sim considerados territórios internacionais, ou seja, que não pertencem ao Brasil.

Passaporte

Passaporte

Os países em questão que não exigem o passaporte para a liberação da entrada dos brasileiros em seu território, são a Argentina, a Bolívia, o Chile, a Colômbia, o Equador, o Paraguai, o Peru, o Uruguai e também a Venezuela. No entanto, a viagem também deve avaliar questões como a estabilidade social e econômica da nação, a segurança para os turistas, o valor do cambio da moeda, entre outras questões relevantes, além disso, é importante também verificar a exigência de vacinas nessas viagens, já que por mais que alguns países não exijam a apresentação do passaporte dos turistas brasileiros, eles podem pedir a carteira de vacinação, tal como outros documentos, por esse motivo é bom consultar antes quais são as vacinas exigidas no destino que você escolher, pois se não as tiver tomado você será barrado na entrada.

No lugar do passaporte, nos países citados da América do Sul é preciso apresentar algum outro documento válido, que deve ser o tão conhecido RG ou Registro Geral, também chamado de carteira de identidade, lembrando que ele deve estar em bom estado e que não pode ser muito antigo, documentos tirados a mais de 5 anos já pedem em breve uma renovação, o ideal é verificar no seu país de destino qual é o prazo máximo que eles aceitam em relação ao RG dos turistas. Algumas informações importantes sobre o assunto são o fato de que esse prazo que é permitido permanecer sem precisar de passaporte ou visto, é de no máximo 90 dias ou aproximadamente 3 meses, após esse tempo o turista deve voltar ao Brasil ou então ele precisa ter um visto aprovado para permanência no território estrangeiro, o não cumprimento desta lei pode acarretar em penalidades legais de acordo com a lei de cada país, mas que podem incluir detenção, além de multas e também a deportação do cidadão.

Como Tirar O Passaporte De Maneira Simples E Rápida?

O passaporte tem um certo procedimento para que seja concedido às pessoas, esse procedimento será o mesmo em todos os casos, pelo menos todos os casos de pedidos de passaporte que aconteçam no Brasil. Talvez o que deixe o processo mais simples ou mais complicado, seja apenas as informações que você tem sobre ele e também o quanto você sabe e domina dos tramites legais sobre o assunto, por esse motivo o conhecimento aqui é a chave da questão, quanto mais claramente você souber o que precisa saber e fazer, mais simples o procedimento irá lhe parecer.

  • O primeiro passo é reunir toda a documentação que é pedida para o processo de tirar um passaporte.

Essa documentação se refere a um documento de identificação, que pode ser tanto o RG (Registro Geral), a CNH (Carteira nacional de habilitação) que tenha sido obtida em território brasileiro claramente, ou então você pode usar também a Carteira de trabalho como documento de identificação.

Também são pedidos tanto o título de eleitor da pessoa, quanto um comprovante que alegue que ela está em conformidade e cumpriu todas as suas obrigações na Justiça eleitoral, ou seja, que ela votou em todas as eleições, já que no Brasil o voto é obrigatório. O CPF ou Cadastro de Pessoa Física é requerido, quando o seu número não consta em outros documentos de identidade.

Há dois tipos de documentos que são solicitados em caráter mais especifico, no caso dos homens é um documento de liberação do serviço militar obrigatório ou de quitação do serviço, o mesmo não é pedido das mulheres. O outro caso é para pessoas que nasceram em outros países, mas que passaram pelo processo de naturalização como brasileiros, para esses é obrigatório apresentar o que é chamado de Certificado de Naturalização.

  • O próximo passo é entrar no site da Polícia Federal brasileira, pois é este órgão público que concede os passaportes a população.

Após preencher todos os seus dados e fazer todas as etapas cadastrais para retirada do passaporte no site da Polícia Federal, vai ficar disponível a opção de gerar uma GRU que significa Guia de Recolhimento da União, que nada mais é do que um boleto que vai ser gerado com o custo da solicitação de passaporte, o valor é de aproximadamente 258 reais, você deve primeiramente pagar esse boleto para dar continuidade ao processo de emissão do passaporte e lembre-se de guardar o comprovante, isso é muito importante. O link da página é: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/inicializacaoSolicitacao.do?dispatch=inicializarSolicitacaoPassaporte.

  • Etapa de agendamento.

Após pagar a sua GRU e ter o seu comprovante em mãos, você deve novamente acessar o site da Polícia Federal brasileira para fazer então o agendamento em uma unidade da Polícia Federal, lembrando que não são todas as cidades que tem uma unidade, por isso é preciso pesquisar qual é a mais próxima de você e que atende a sua região. O link para agendamento está disponível nesta página: https://servicos.dpf.gov.br/sinpa/paginaInicialAgendamento.do.

Ilustração de um Passaporte

Ilustração de um Passaporte

  • Comparecimento ao posto ou unidade da Polícia Federal.

Na etapa anterior de agendamento você escolheu a unidade da PF que é mais próxima de você e que está apta a conceder o passaporte (não são todos os postos que fazem passaporte), agora você deve comparecer na data marcada nesta unidade, de acordo também com o horário já agendado, levando com você todos os documentos obrigatórios já citados acima e lá eles vão fazer a verificação dos documentos, vão tirar uma foto sua e também coletar as suas digitais. Quando você chegar ao Posto de polícia escolhido você pode perguntar qual a sua senha, mas normalmente o local de retirada de senha estará bem visível. Finalizado o processo, você receberá um protocolo que deverá guardar para a retirada do passaporte depois, lembrando que ele não fica pronto no mesmo dia, será marcada uma data para a sua retirada, que deve ser feita no mesmo local.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *