Quando Tem Furacão Em Punta Cana?

Punta Cana

Punta Cana é um dos destinos turísticos mais conhecidos de todo o mundo, principalmente dentro do continente americano, o seu turismo é um turismo de praia, mas não é qualquer praia, são as praias do Caribe que estamos falando aqui, uma das regiões mais bonitas do mundo em relação as belezas costeiras. Ao contrário do que bastante gente pensa, Punta Cana não é um país, mas sim uma região de distrito da cidade de Punta Cana Bavaro Veron Macao, que fica dentro da província (equivalente a um estado) de La Altagracia, lembrando que o país por sua vez está no território maior das Ilhas de São Domingos. A população do local é de mais ou menos 100 mil habitantes, apenas na região de Punta Cana, considerando a macrorregião nos entornos ele valor de população passa dos 300 mil. É interessante falar também para quem é turista, que ali mesmo tem aeroporto, que inclusive é um dos mais movimentados de todo o Caribe, o qual em um ano normal pode receber mais de 3 milhões e meio de turistas.

Punta Cana

Punta Cana

A região principal do turismo na localidade está espalhada ao longo de cerca de 8 km onde estão as principais praias, mas a costa se estende por mais de 30 km com praias azuis e areias brancas. Ao longo de toda essa extensão o local tem uma estrutura de turismo de luxo, com muitos resorts pé na areia, sendo que a maioria trabalha no sistema all inclusive, o que significa que todas as refeições do dia já são incluídas no preço da viagem, é preciso dizer que ainda assim há certas diferenças nos padrões dos resorts, pois alguns são de alto luxo e outros mais populares, alguns deles são verdadeiros complexos do turismo, incluindo muitas piscinas, spas completos, locais para se jogar golfe e outros esportes, uma variedade de restaurantes dentro da própria hospedagem, entre outras coisas, além de ter opções de bares e clubes para se divertir durante os períodos noturnos. Tudo isso ainda se casa com uma visão deslumbrante do mar do Caribe, com areias branquinhas e uma água do mar cristalina que varia em tons de azul.

Outra informação que é fundamental, é o fato de que a língua oficial do país é o espanhol, mas em quase todos os lugares, principalmente nos hotéis, as pessoas falam também o inglês. Não existem exigências de vacinas por parte do país, porém existe um aconselhamento internacional de que se deve estar em dia com a vacina de febre amarela antes de embarcar, pois ainda existe esse perigo em Punta Cana. Para quem quer saber sobre os mais que são mais baratos para se viajar até lá, normalmente os valores caem em maio e junho, tanto os valores de hotéis, quanto valores de passagem aéreas, pois se trata do período de baixa temporada.

Condições Meteorológicas de Punta Cana e o Risco de Furações

Em relação ao clima de Punta Cana, o país está em uma região tropical e Caribenha, o que automaticamente já nos remete ao calor e é justamente isso que acontece por lá, uma vez que a temperatura média anual fica na casa dos 30 graus Celsius, muito dificilmente fazendo frio no local, sendo a temperatura máxima por volta dos 35 graus Celsius e a temperatura mínima por volta dos 15 graus Celsius, não tendo variações maiores do que isso. O que irá mudar de uma maneira mais acentuada é o padrão de chuvas (precipitação) ao longo do ano, existindo uma época mais seca e uma época mais chuvosa. Para quem pretende viajar para lá, é importante se atentar para o fuso horário, que é de -1 em relação ao fuso horário do horário de Brasília, ou seja, isso na prática indica que em Punta Cana sempre são 3 horas a menos do que no Brasil.

Furacões em Punta Cana

Agora vamos a uma das perguntas mais realizadas pelas pessoas que querem ir para o Caribe, essa questão é muito importante, é a questão dos furacões, afinal ninguém deseja passar por uma adversidade climática desse nível em suas férias, por esse motivo é muito importante se atentar para as especificidades do lugar que você está indo viajar. Lembrando que aqui estamos falando sobre Punta Cana, porém no Caribe como um todo existe uma mesma temporada de furacões e muitas vezes as previsões são realizadas em conjunto, é preciso aprofundar um pouco mais para se conhecer as previsões mais especificas de cada lugar. Primeiramente é importante mencionar que existe uma rota dos furacões e por isso separamos o Caribe em um grande grupo, onde ficam de fora apenas alguns destinos, que são Aruba, Barbados, Curaçau e Los Roques (eles estão fora dessa rota), todos os outros entram na previsão.

Período

De uma maneira oficial o período de perigo vai desde o mês de julho ou agosto (depende do ano e algumas fontes consideram o início em 1 de junho para o México, para Punta Cana normalmente se considera 1 de agosto) quando a temporada se inicia e vai a até o mês de novembro, quando a temporada de furacões se encerra. Essa temporada é temporada da época da chuva por lá e a temporada mais seca vai desde dezembro a até abril, que coincide com o período de inverno no hemisfério norte, porém de dezembro a abril é a alta temporada em Punta Cana e por esse motivo os preços podem estar bem mais altos por lá, essa alta temporada já considera também o natal, as festas de ano novo e o período que vai até a semana santa e a Pascoa, depois tem uma baixa temporada ainda sem probabilidades de furacões que é maio e junho, sendo que em julho já começa o período de risco, no entanto, é preciso dizer que nada fecha por lá e ser temporada de furacões não quer dizer que eles vão acontecer, na realidade, na maior parte das vezes esses fenômenos nem acontecem, muitas anos eles passam apenas pelo mar, por uma ilha ou outra, mas se você definitivamente não quer correr esse risco evite esses meses, agosto, setembro, outubro e novembro.

Viagens Mais em Conta

Alguns turistas, no entanto, não se importam de arriscar e preferem planejar a sua viagem nesse período mesmo, até porque os preços de passagem, de hospedagens e serviços é bem mais em conta, e como já dissemos Punta Cana continua bem cheia, turistas chegando e saindo a todo momento, mas a probabilidade apesar de ser remota, ela existe. O que pode surgir como uma dúvida para muitas pessoas é o que poderia acontecer se por acaso acontecesse um fenômeno natural como furacão enquanto você está por lá, a resposta é que normalmente não acontece nada demais com os turistas, os locais podem perder muitas coisas, mas para quem é turista e está em um hotel normalmente as consequências é apenas perder dias de praia durante a sua viagem, já que os efeitos podem ser sentidos em um dia, dois, ou mais, não dá para prever, além disso, atualmente os furacões são previstos com dias de antecedência, então cerca de 3 dias antes já é possível ter o alerta em toda a região.

Dezembro em Punta Cana

É legal apontar que uma outra janela de possibilidades de viagem é a primeira quinzena de dezembro, pois o mês de dezembro já é considerado livre de fenômenos naturais, mas os preços só começam a subir muito a partir do dia 15, é claro que pode ter variações de preço de ano para ano e dependendo da procura o valor pode estar maior ou menor, mas essa é uma indicação que vale a pena conferir. Quem sabe você não pega um preço bom por esses dias. Uma informação em relação ao clima, é que como já dissemos de dezembro a janeiro se tem o inverno por lá, não chove nada praticamente, mas também as temperaturas não são as mais altas, podendo ficar por volta dos 25 graus Celsius, enquanto a água do mar fica um pouco mais frias também.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *