Com o objetivo de inovar a oferta turística do país o Ministério do Turismo (MTur) fez parceria com o Instituto da Marca Brasil (IMB) e com o SEBRAE e desenvolveu uma nova metodologia que tem a incorporação de experiências como o principal fator de inovação dos produtos turísticos.
Valorização da Cultura e História do Destino
Já temos hoje a possibilidade de fazer a observação no que se refere a experiências para inovar esses produtos de turismo com base na valorização da cultura regional e através da historia do destino e isso pode ser feito através dos Estudos de Casos e também da Cartilha da 2ª edição do Projeto Economia da Experiência.
Todo esse material foi apresentado na capital federal no dia 8, quarta-feira. Nos documentos podem ser encontrados relatos dos aprendizados que foram ob tidos em diferentes situações partindo da aplicação dos conceitos “Economia da Experiência” e “Sociedade dos Sonhos”. Vale ressaltar que essas experiências foram realizadas em quatro destinos diferentes de nosso país e que compõem o Tour de Experiência que são: Belém no Pará, em Bonito no Mato Grosso do Sul, Petrópolis no Rio de janeiro e Costa do Descobrimento na Bahia.
Estudo de Casos e Cartilha
Na verdade tanto a Cartilha como os Estudos de Casos resultaram de um projeto que foi chamado de Economia da Experiência, projeto esse que foi desenvolvido pelo Ministério do Turismo (MTur) em parceria feita com SEBRAE e o Instituto Marca Brasil.
Além disso contaram também com o importante apoio oferecido pelos órgãos municipais e estaduais ligados ao Turismo dos cinco destinos em que a experiência foi realizada. Tiveram ainda apoio e ajuda do Sindicato de Hotéis, dos Bares, Restaurantes e similares na região da uva e do vinho no Rio Grande do Sul. Para quem se interessa em ver os resultados, as publicações já podem ser encontradas para consulta no Portal do Tour da Experiência.
O Que é a Economia da Experiência
A importância da Economia da Experiência está no fato de proporcionar acontecimentos únicos, exclusivos e que são diferentes em cada ocasião e de acordo com cada lugar. Tendência essa que adquire um significado todo especial no momento em que caracteriza produtos e serviços turísticos como se fossem experiências turísticas.
De acordo com esse conceito tanto os serviços quanto os produtos tem a tendência de se adaptarem as demanda que são provenientes dos desejos vindos do coração.
Turistas Desejam Participar
De acordo com o parecer de Sáskia Lima que é a coordenadora-geral de Segmentação do Ministério do Turismo (MTur) esse é um projeto elaborado para atender os turistas atuais que tem um perfil diferente na medida que não visam a contemplação preferindo participar. Por um momento que seja esses turistas querem é realizar seus desejos e a melhor maneira de fazer isso é participando de algo.
Bom dia!
Gostei muito das materias sobre o Turismo.Abraço
Este artigo está perfeito, amei, parabéns!!!
AMEIIIIIIIIIIIIII TODAS AS MATÉRIAS,VOCÊS ESTÃO DE PARABÉNS.
Uma sugestão: seria muito interessante se tivessemos a oportunidade de vivenciar espaços sociopositivos, ou seja, onde os impactos ambientais positivos contribuem para a vida socioeconomica de populações em estado de vulnerabilidade ambiental, como povos atingidos por barragens, catadores de lixões, etc. Contudo foi interessante ter a oportunidade de ver o obvio.
O coteúdo disponibilizado – informativo, desenvolvido para o público que atua na área turística é exceelnte. O que eu gostaria que fosse melhor aproveitado, apesar da divulgação ser bem abrangente ixistem diversas empresas e muitos profissionais do setor que não aproveitam este maravilhoso material.
Parabéns.
Abraços,
Estela Rufino
PERFEITO PARA O RAMO DO TURISMO, PRECISAMOS MUITO!!!
Este conteúdo apresentado é de altíssima qualidade e é muito importante para nós que estamos nesse segmento que é o turismo. Parabens
MUITO BOM….PARABÉNS!
ABRAÇOS E MUITAS VIAGENS PARA TODOS
ANGELA FONTES
foi de grande inportancia e fortaleceu mais ainda aflorando o meu conhecimento a respeito do turismo agradeço por tudo que disponibilizaram de informações obrigado