O pantanal do Mato Grosso é um dos mais importantes destinos de ecoturismo no Brasil, onde as pessoas vão buscar um contato mais direto com as formas mais exuberantes da natureza. O pantanal do mato Grosso abrange os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e Pantanal é considerada a maior região pantanosa do mundo.
Localizado nos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é composto de 12 municípios e tem como fronteira ao norte a municípios, possuindo uma infra-estrutura ampla e muito bem organizada, oferecendo várias opções de lazer para os turistas que vêm conhecer o maior pantanal do mundo e sua grande biodiversidade. Nesse artigo nós vamos saber um pouco mais sobre o turismo no Pantanal, o trem Express e outras opções de lazer.
Turismo no Pantanal
O Pantanal do Mato Grosso é conhecido internacionalmente e recebe visitantes de todos os lugares que vêm conhecer as maravilhas da fauna e da flora local, as paisagens exóticas e todas as opções de lazer que o pantanal pode oferecer aos turistas graças as suas condições naturais, como o turismo de pesca, as trilhas, safáris, passeios de barco e muito mais.
O turismo no Pantanal recebe grandes investimentos e hoje é uma das principais atividades econômicas daquela região, principalmente dos municípios que são abrangidos pelo Pantanal. A região oferece aos turistas hotéis e pousadas sofisticadas, capazes de proporcionar aos turistas todo o luxo e sofisticação que desejarem e puderem pagar, porém também dispõe de hotéis e pousadas em fazendas que são mais simples e rústicos, porém que oferecem serviços de qualidade irrepreensível.
Trem do Pantanal
O trem do pantanal ou pantanal Express é uma das formas mais populares de lazer no Pantanal que alia a diversão, a aventura e a oportunidade de conhecer mais de perto muitas das maravilhas escondidas dentro do Pantanal. O pantanal Express é um trem de passageiros que liga Campo Grande, Miranda e Corumbá, o serviço foi inaugurado no ano de 1914 e durante algum tempo serviu apenas como transporte de cargas, contudo agora serve ao turismo. O trem tem capacidade para 282 pessoas, número que deve ser ampliado em 2011.
Passeando de Trem
O trem do Pantanal faz seu percurso uma vez por semana e tem duração de cerca de 7 horas, andando a uma velocidade média de cerca de 2 até 40 quilômetros por hora, o que permite que os passageiros usufruam ao máximo da paisagem inesquecível. Os passageiros, distribuídos em seus 8 vagões podem optar pela classe executiva, pela classe turística ou pela classe econômica . Apesar da diferença nos serviços oferecidos todos terão iguais oportunidades de usufruir das belezas do Pantanal que só podem ser observadas dessa forma.