Qual o Lugar Mais Caro do Mundo para Viajar?

Qual o Lugar Mais Caro do Mundo para Viajar?

Essa é uma pergunta que deixa muitas pessoas intrigadas e curiosas, mas será que é possível definir realmente qual é o lugar mais caro do mundo para se viajar? Olha segundo algumas organizações isso é possível sim, mas vamos as questões a serem consideradas antes de elegermos aqui um destino ou outro. Primeiramente é preciso dizer que certas coisas variam muito de acordo com cada localidade, isso vai variar muito do tipo de viagem que você procura fazer, isso vai depender de que tipo de entretenimento e lazer você está esperando ter em seu passeio (por exemplo, um lazer mais ao ar livre ou de algum outro tipo), entre outras questões, lembrando que as cidades que são consideradas as mais caras do mundo para se viver não necessariamente são aquelas que são consideradas as mais caras do mundo para se viajar. Quando falamos nas cidades com maior custo de vida do planeta, temos nos primeiros lugares da lista destinos como Nova York que está localizada na Costa leste dos Estados Unidos da América e algumas cidades da Europa, sendo que boa parte delas está localizada na Suíça, sendo as cidades de Genebra, Zurique e Basel as mais caras, o que faz muito sentido uma vez que Zurique é um dos maiores centros financeiros e bancários de todo o mundo e Genebra é a sede de muitas importantes organizações mundiais. Nova York por outro lado não é preciso nem dizer, não é mesmo? O local é um dos maiores centros globais do planeta, onde se encontra muito de tudo que você puder imaginar e é também literalmente a cidade que nunca dorme.

Ilhas Cayman

Ilhas Cayman

Agora falando em viagens, é claro que também essas localidades serão caras para os viajantes, mas existem alguns fatores que podem ser considerados aqui, um deles é a moeda, vamos pensar o seguinte nos Estados Unidos se usa o dólar e na Europa em geral se usa o euro, com exceção da Suíça onde a moeda é o franco suíço, entre elas se tem que o euro é mais valioso que o dólar e o franco suíço por sua vez é mais valioso que o euro, portanto, ainda que o custo de vida em Nova York seja mais caro, é na Suíça que um brasileiro iria pagar mais caro para morar. Da mesma forma se forma se formos pensar em relação as viagens de turismo, a mesma lógica é válida, na verdade ela se torna mais importante ainda, porque temos como base a moeda brasileira que é o real, que especialmente nos últimos dois anos vem sofrendo uma extrema desvalorização, com isso está muito mais caro para o brasileiro ir para qualquer lugar do mundo que seja fora do Brasil, até para países em que antigamente eram considerados os destinos mais baratos, isso mudou toda a dinâmica das viagens e do turismo por aqui. Para os turistas, tanto Nova York quanto a Suíça é bem cara, sendo que talvez esse baque financeiro seja sentido muito mais no país europeu, onde tudo se eleva de preço, enquanto que em Nova York, as pessoas podem procurar opções que façam o custo total da sua viagem cair para um valor menor.

No entanto, devemos nos lembrar que esses não são os únicos destinos de luxo que existe nesse mundo, pois existem muitos outros destinos de férias, principalmente os destinos de praia que podem custar grandes quantias em dinheiro, como exemplo vamos citar aqui as famosas ilhas Maldivas, que estão localizadas no continente Asiático e que estão especificamente no Oceano Índico, por lá o que encarece a viagem são os resorts que podem custar valores altíssimos de diárias, uma vez que a maioria das ilhas do país são particulares e somente é permitido o acesso para as pessoas que se hospedam em um desses resorts, quando se fala dos turistas que saem do Brasil para ir até lá, a situação se torna ainda mais em evidência pois o valor das viagens aeres pode ser altíssimo, elevando o custo desse turismo lá nas alturas, agora para turistas que venham de outras localidades, principalmente da Europa, uma viagem até lá pode custar menos da metade do que alguém que saísse diretamente do Brasil gastaria. Agora o que muitos sites de turismo e muitas organizações dessa área indicam mesmo que seja a viagem mais cara do mundo é uma viagem para as Ilhas Cayman ou melhor dizendo, uma viagem para a ilha Grande Cayman, que fica no mar do Caribe, não tão longe assim de quem esteja no Brasil.

Ilhas Cayman

Você já ouviu falar dessa ilha ou desse nome? Se não saiba que esse lugar que é mundialmente conhecido principalmente por ser um paraíso fiscal, também é um paraíso no quesito de belezas naturais. As Ilhas Cayman são compostas por três ilhas que formam o seu território, são elas a Grande Cayman (considerada o lugar mais caro do mundo para se fazer turismo), a ilha Pequena Cayman e a Cayman Brac, todas elas, toda a Ilha Cayman como nação pertence na verdade ao Reino Unido, a maneira mais correta de se referir à elas inclusive é como “Território Ultramarino do Reino Unido”. A sua localização é o Mar do Caribe, sendo que o local está relativamente próximo a Cuba e a Jamaica. O local virou um destino muito comum entre os mais ricos principalmente por causa dos seus bancos, muitas pessoas iam até lá para guardar dinheiro “sujo” fruto de atividades ilícitas ou não, o ponto é que devido as legislações fiscais muito leves no país, o local se torna ideal para que se possa guardar dinheiro por lá. Não podemos deixar de falar também que um dos maiores pilares da economia local é o turismo e a partir disso se estima que por volta de 70% de toda a economia gire em torno desse setor, com foco na área de serviços, sendo assim a ilha como um todo é muito dependente dos seus visitantes, o que pode ser uma das maiores causas dos preços por lá serem tão elevados, tanto preços de hospedagem, quanto preços relacionados a alimentação.

É claro que a beleza do local se torna extremamente atrativa, as Ilhas Cayman tem aquele visual tipicamente caribenho, que conta com litorais de águas cristalinas em tons de azul e verde de se perder de vista, a visibilidade da água é impressionante, assim como também a sua grandiosa vida marinha, é justo que o destino seja caro, mas quando comparamos aos seus vizinhos é possível perceber a enorme diferença de valores entre um e outros. Por exemplo, é possível viajar para Cuba ou até mesmo para Cancun e se hospedar em excelentes hospedagens, fazer passeios e comer bem e ainda gastar menos, é claro que Cancun ainda é um destino que sai caro se você for se dar todos os luxos possíveis, mas de fato os custos para conhecer as Caymans é bem mais elevado. Por lá a moeda usada dentro do território é o dólar das ilhas cayman, não confunda com o dólar americano, pois esse das Ilhas Cayman é muito mais caro, sendo que um real brasileiro equivale a uma média de 6,45 dólares das Cayman, pela cotação de fevereiro de 2021, ou seja, a moeda deles vale mais do que o dólar americano e é praticamente equivalente ao valor do euro, cuja cotação no mesmo período está por volta dos 6,50 reais brasileiros para cada euro, é uma situação assustadora para os viajantes de plantão, mas infelizmente muitas questões em nosso país acabaram culminando nessa situação, lembrando que as cotações são muito influenciadas pelas questões econômicas e políticas de uma nação.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *