O que é Segmentação no Turismo? Qual sua Importância?

A segmentação de mercado acontece em diversas áreas e em diversas modalidades e não somente dentro do universo do turismo. A segmentação de mercado vem sendo defendida desde a década de 50 do século passado, quando o jornalista Wendell Smith publicou um artigo sobre o assunto evidenciando as suas teorias dentro desse tema.

A sua publicação discutia que um mercado bem organizado e diferenciado em segmentos poderia ir muito mais longe e atingir um publico muito maior, isso consequentemente traria mais lucros e retornos de todos os tipos, no entanto, para muitas pessoas o conceito de segmentos pode ainda não estar claro e por isso, vamos explicar um pouco melhor sobre ele. Por definição segmento é qualquer coisa que tenha partes as quais se pode dividir alguma coisa, seja o que ela for, sendo assim é possível entender que segmentos do turismo, são áreas (sub áreas) que são divididas dentro de um tema geral que seria o turismo.

Segmentação do Turismo, O Que é?

Quando se divide o turismo em segmentos é mais fácil que o profissional que lida com isso possa focar naquilo que realmente tem potencial de lhe gerar lucros, para que isso fique mais claro vamos dar como exemplo, que segmentos poderiam ser tipos de turismo os quais se investe em cada local, como turismo de inverno, turismo de verão, turismo de temporada ou ainda a segmentação pode ser a divisão em relação a classe social, um turismo mais voltado as classes financeiras mais altas, não é o mesmo tipo de turismo, de serviço e estrutura que é oferecido quando se faz um trabalho para as classes sociais mais baixas.

Isso também é dividir em segmentações, normalmente os locais tem um tipo principal o qual investem, a partir disso o seu marketing é trabalhado com base no segmento escolhido, o seu planejamento, a sua gestão de clientes, a sua gestão de dinheiro, entre tantas outras coisas que podem ser estruturadas em cima de uma escolha primária principal que é “Com qual segmento irei trabalhar e empenhar os meus esforços?”.

Entendo Melhor a Importância da Separação de Segmentos do Turismo

A cidade de Campos do Jordão será usada como exemplo nessa questão, o principal tipo de turismo que se tem por lá é um turismo de luxo e de inverno, dessa forma, a cidade como um todo, o calendário turístico, o calendário do município, as ações que acontecem por lá, todas são pensadas e voltadas principalmente levando em consideração esse segmento do turismo.

A grande maioria dos hotéis tem opções que visam atrair e despertar o interesse desse público, por isso a maior parte das opções de lazer, a maior parte dos restaurantes, a maior parte de todo o setor de serviços na cidade tem como base de planejamento duas coisas primordiais que são:

  • O que agrada um publica que está viajando buscando uma experiência de inverno e de frio nas montanhas?
  • O que agrada um público que em sua maioria tem um bom poder aquisitivo para potencializar a sua experiência de inverno nas montanhas?

Essas duas questões levantadas acima evidenciam uma coisa que é o fato de que quando se trabalha com segmentos e quando se foca em segmentos, isso faz com que seja possível o planejamento em todas as suas vertentes desde o marketing e propaganda a até os serviços e produtos oferecidos, seja mais direcionado ao público que realmente vai procurar por aquele modelo turístico especifico.

Dessa forma não se perde energia e recursos com outros públicos, como as pessoas que buscam turismo de verão por exemplo. Isso faz com que a segmentação do turismo seja muito mais importante do que se imagina, porque ela direciona o trabalho de todo um setor de serviços, de modo que a energia não é desperdiçada com o seu publico potencial.

Vale a pena destacar que existem sim outros perfis de pessoas que visitam, passeiam e se hospedam na cidade de Campos do Jordão, há a opção de se fazer um turismo mais barato por lá e nesse ponto se divide uma outra segmentação, as pessoas que são especializadas nesses serviços de turismo mais em conta irão focar quase que exclusivamente nesse público, apesar dele ser menor e ter menos poder aquisitivo do que o outro.

Turismo nos Aeroportos

Turismo nos Aeroportos

O ganho que pode ser obtido nos dois lados é muito grande, porque como já citado você não desperdiça recursos, com isso consegue fazer com que as suas ações sejam mais eficientes, afinal a sua propaganda irá chegar para quem se interessa por ela e a porcentagem de retorno que ela pode gerar é bem maior do que uma propaganda solta, afinal dez propagandas que chegam a quem não se interessa valem menos do que duas propagandas que chegam naqueles que tem interesse, naqueles que se encaixam no publico que você procura para o seu negócio.

Por mais que o outro publico de menor poder aquisitivo em um primeiro momento seja associado a um menor gasto dos turistas e a um menor lucro em decorrência disso, a questão a ser discutida é que os seus gastos também são menores, afinal não é preciso dispor de todos os luxos que a outra segmentação do turismo de alto padrão requer, com isso, quando se tirar uma média de gastos e ganhos.

Uma média de investimentos e valores alocados em manutenção do turismo frente aos lucros gerados com isso, os dois segmentos do turismo podem até apresentar e ter valores médios parecidos de ganhos, é claro que existem muitos fatores que podem interferir ou não nesse ponto, que é a quantidade de publico que se atinge, a quantidade de vendas, o volume de consumo do seu produto, entre outras coisas, mas no geral considerando uma pessoa bem sucedida no seu segmento, mesmo que ele seja voltado para quem tem menor poder aquisitivo, pode não estar tão longe assim daqueles que trabalham com classes mais altas.

Um trabalho de segmentação turística que seja bem feito irá fazer que apenas o nome do lugar, o nome do destino seja suficiente para despertar lembranças e informações sobre aquele local para o publico, para o cliente que escuta. É exatamente isso que acontece com a cidade usada de exemplo no texto, quando se fala em Campos do Jordão, uma boa parte das pessoas já se lembra da expressão Suíça brasileira, a qual é chamada, as pessoas já pensam em frio, em fondue, já pensam em chocolate quente, em bebidas quentes, se não 100% das pessoas, uma boa maioria lembra-se de tudo isso.

Essa imagem da cidade foi construída por um turismo que é muito estabelecido há anos, na verdade há décadas, isso foi feito com base em campanhas de publicidades, com base em uma imagem que se espalha também no boca a boca, com base na organização do setor de turismo na cidade, tudo isso construiu o que hoje se pensa ao falar sobre Campos do Jordão, é uma espécie de segmentação pautada na propaganda e na criação de uma imagem que chega a ser quase que uma marca do lugar.

Muitas regiões do país, por exemplo, na atualidade já estão de certa forma segmentadas, já tem a sua fama em relação ao turismo em geral, mas como empresário, dono de negócios ou profissional da área de serviços, é sempre possível que você segmente e defina a sua atuação de maneira mais especifica dentro do mercado, afinal você direciona o seu negócio.

A primeira coisa a se fazer é definir qual o tipo de publico que você pretende atender, é um publico mais velho ou mais jovem, é um publico solteiro ou um público mais familiar, é um publico de maior ou menor poder aquisitivo, todas essas questões, entre outras ainda devem ser pensadas previamente e aí então você definir o seu segmento, uma vez que o seu segmento dentro do turismo esteja definido você pode começar as suas ações, tenha certeza de manter as suas escolhas muito claras e sem englobar muitas coisas ou muitos segmentos, afinal quanto mais direcionado você for no seu trabalho será melhor, porque terá menos perigo de que se desvie do caminho principal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *