Qual Foi a Menor Temperatura Já Registrada no Brasil? Onde?

O Brasil é conhecido no mundo todo como um país tropical em que os dias de sol se repetem continuamente, no entanto, sendo uma nação com extensão continental é natural que possa variações climáticas acentuadas. Nas regiões Sul e Sudeste o inverno costuma ser mais rigoroso do que no Norte, Nordeste e Centro-Oeste produzindo assim alguns episódios históricos de temperaturas abaixo de zero.

A menor temperatura já registrada em nosso país foi de -11,1°C na cidade de Xanxerê, Santa Catarina. Esses dados são do Inmet (Instituto Nacional de Metereologia) e o registro se deu no dia 20 de julho de 1953. Continue lendo para entender como os termômetros chegaram a essa marca.

Menor Temperatura Já Registrada no Brasil

A marca de -11,1°C em Xanxerê, Santa Catarina, é resultado da ação de uma massa de ar polar intensa que atingiu a região Sul do Brasil em 1953. É interessante mencionar ainda que essa cidade catarinense tem um histórico de clima ameno durante o ano todo não atingindo temperaturas abaixo de 4°C no inverno e nem superiores a 31°C no verão. A variação costuma fica entre 11°C e 28°C.

Divergências

Como mencionamos o registro da temperatura de -11,1°C pertence ao Inmet, porém, há outros institutos de medição de temperatura. No tocante a menor temperatura já registrada no Brasil, a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), requer o recorde para a cidade de Caçador com o registro de -14°C no ano de 1952. O Inmet não reconhece esse recorde porque mediu uma temperatura mais amena com os seus termômetros.

Região Sul: A Mais Fria do Brasil

A região Sul formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul é a mais fria do país tendo influências de clima subtropical, tropical e temperado. Nessa região as estações do ano são bem diferenciadas podendo ocorrer neves e geadas durante o inverno. A área mais fria da região Sul é a do planalto serrano que está situado entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O estado do Paraná apresenta clima predominantemente tropical, no entanto, a sua capital, Curitiba é considerada a mais fria do país. Ao longo do ano o calor é mais presente no Paraná, nos outros dois estados as estações são mais bem definidas. Os três estados possuem invernos rigorosos e estão suscetíveis a ação de massas de ar polar.

Qual Foi a Maior Temperatura Já Registrada no Brasil? Onde?

Agora que já sabe qual é o recorde de menor temperatura do país ficou curioso para saber qual foi o maior pico de calor do Brasil? Nesse caso os institutos concordam que a resposta é Bom Jesus do Piauí, no Piauí com seus 44,7°C em 21 de novembro de 2005. Já pensou como nem na sombra deveria estar fácil?

Curiosamente uma cidade paranaense, próxima a Curitiba (a capital mais fria do Brasil), registrou uma temperatura muito próxima ao recorde de Bom Jesus do Piauí. Antonina, a cerca de 90 km da capital, marcou nada menos do que 44,3°C em 18 de novembro de 2018. A sensação térmica na cidade nesse dia era de 81°C.

Qual a Diferença Entre Temperatura e Sensação Térmica?

A expressão “sensação térmica” costuma ser amplamente utilizada quando se fala a respeito de picos de temperaturas elevadas ou baixas. Porém, você sabe o que ela significa? Qual é a diferença em relação a temperatura? Há uma relação íntima entre as duas expressões, mas elas não são sinônimas.

Uma delas é usada para mensurar a transferência de energia térmica na forma de calor entre dois ou mais sistemas. Já a outra se refere à sensação que a transferência de energia térmica pode causar. Vamos explicar melhor a seguir através da conceituação de temperatura e sensação térmica.

Temperatura

Trata-se de uma grandeza física medida por meio de escalas termométricas como a de graus célsius, kelvin e fahrenheit. Relaciona-se com a energia interna de um sistema (objeto, corpo ou ambiente) que é resultado da agitação de moléculas. Um corpo quente é resultado de um estado de moléculas bastante agitadas enquanto que um corpo frio indica movimentação molecular baixa.

Sensação Térmica

A sensação térmica  – também conhecida como temperatura aparente – é a forma como o corpo humano percebe a temperatura do ambiente em que está inserido, quase sempre difere da temperatura real. Há diversas variáveis que podem influenciar a sensação de temperatura como umidade, velocidade do vento e densidade.

A pele (maior órgão do corpo) possui uma grande quantidade de terminações nervosas que possibilitam o sentido do tato. Uma das percepções que a pele tem é a das sensações térmicas, ou seja, de sentir frio ou calor. Inclusive essa percepção é uma forma de defesa do organismo. Isso nos ajuda a concluir que quando você começa a ranger os dentes de frio deve ‘culpar’ não a temperatura e sim a sensação térmica.

Medidor de Temperatura

Medidor de Temperatura

Influências

A sensação térmica sofre a influência de alguns fatores como o vento, por exemplo, que pode retirar calor dos corpos. Quando você está bebendo um chá quente costuma assoprar, não é mesmo? O vento é como o assopro que reduz a temperatura na xícara de chá. Nos dias de calor a principal influência da sensação térmica é a umidade do ar que reduz consideravelmente a capacidade do suor evaporar, esse é um mecanismo que ajuda seu corpo a resfriar.

De Onde Vem o Termo Sensação Térmica?

A expressão sensação térmica passou a ser usada popularmente depois da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) devido ao fracasso das tropas nazistas na tentativa de invadir a Rússia durante o seu rigoroso inverno. Os soldados não foram devidamente preparados para a sensação térmica do território russo e muitos acabaram morrendo.

Os Estados Unidos então desenvolveram um índice para determinar a sensação térmica, esse índice se tornou popular sendo divulgado juntamente com as temperaturas. É devido a esse índice que podemos nos surpreender com a sensação térmica de 81°C em Antonina, Paraná em 2018.

Gostou de saber um pouco mais sobre os recordes de temperatura mais baixa e mais alta do Brasil? Curta e compartilhe em suas redes sociais com seus amigos!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *