Qual a Cidade Que Mais Neva no Brasil?

Sabia que é possível ver neve no Brasil? Embora este seja um país tropical abençoado por Deus, também apresenta o espetáculo branco em algumas localidades. Para quem acha que precisa ir a Bariloche, Argentina ou para o Valle Nevado, no Chile, para se deparar com neve – neve de verdade – fica a fica para conhecer o destino de São Joaquim, em Santa Catarina. Essa é a cidade em que mais neva em nosso país, que tal conhecer melhor essa opção de turismo?

São Joaquim (SC): A Cidade em Que Mais Neva no Brasil

 Quando o assunto é neve no Brasil não tem concorrência para São Joaquim, localizada na serra catarinense. A cidade que tem em torno de 24 mil habitantes já é velha conhecida dos noticiários durante o inverno. Os telejornais quase sempre fazem reportagens com imagens que mostram as crianças brincando na neve e muitos adultos fazendo os famosos bonecos.

Inclusive a falta de habilidade dos brasileiros para confeccionar os bonecos sempre vira motivo de piada e gera uma série de memes com as esculturas desajeitadas. Ano sim e ano também, São Joaquim, é a primeira cidade a assistir a chegada da neve.

Essa é considerada como uma das cidades mais frias do Brasil, porém, esse não é o único motivo para ela ser a cidade com mais neve do país. A serra catarinense fica localizada mais ao norte do que a serra gaúcha, porém, apresenta altitude média maior. São Joaquim fica situada a 1.354 metros de altura, algo decisivo para que o índice de neve seja mais elevado por lá.

São Joaquim: Alta Temporada no Inverno

A alta temporada turística de São Joaquim ocorre no inverno entre os meses de junho e setembro. Porém, a neve pode surgir também no outono e na primavera. Se você quer fazer turismo para ver de perto a neve da cidade terá que estar preparado para fazer alguns sacrifícios, o primeiro deles é ficar acordado durante a madrugada.

Os hotéis da cidade tem o hábito de acordar os hóspedes caso a neve comece a cair independente do horário. Assim os turistas não perdem o espetáculo atrás do qual viajaram. Claro que o hóspede pode dizer que não deseja ser acordado no meio da noite, mas aí corre o risco de ir embora sem ver a tão esperada neve. A neve pode cair somente durante a madrugada.

Outra questão importante de considerar ao decidir fazer essa viagem para São Joaquim é saber que você pode passar dez dias por lá e não ver neve. Trata-se de uma questão de sorte. A cidade de São Joaquim possui excelente infraestrutura para receber os turistas durante o período de neve. Há bons hotéis, porém, se a rede hoteleira estiver cheia você pode conseguir hospedagem em casas de família que ficam a disposição para tal.

As Malas Para São Joaquim

A Neve de São Joaquim

A Neve de São Joaquim

Independente de você morar num lugar frio como a cidade de Curitiba ou São Paulo, por exemplo, é importante saber que enfrentará um frio diferente, o de neve. Nos casos extremos, São Joaquim, pode apresentar temperaturas de -10°C, se possível adicione roupas térmicas a sua bagagem. Os casacos pesados, gorros, protetores de ouvido e meias reforçadas não podem faltar.

Pontos Turísticos de São Joaquim na Neve

Quer ver bonecos de neve? Então a dica é visitar a igreja Matriz e a praça João Ribeiro, os locais são cartões-postais da cidade e se tornam praticamente ateliês de artistas de bonecos de neve. Para aqueles que desejam ver algo impressionante a dica é ir até a Cascata do Pirata, trata-se de uma queda livre de 15 metros de altura. São Joaquim também se destaca por ser uma grande produtora de maçãs, inclusive por lá acontece a Festa da Maçã.

Onde Fica São Joaquim?

A cidade fica a 228 km de Florianópolis, deslocamento que resulta numa viagem de aproximadamente três horas. As estradas são bem sinalizadas, no entanto, tenha atenção redobrada a partir do trecho de serra.

Passeios em Lugares Próximos a São Joaquim

Os turistas que escolhem São Joaquim como destino podem aproveitar para fazer mais dois passeios na região. O primeiro passeio que sugerimos é uma visita à vizinha Urubici, uma cidade menor do que São Joaquim, possui aproximadamente 10 mil habitantes. Apesar de ser menos famosa, Urubici, também tem neve.

A segunda sugestão de passeio, que é ainda mais incrível, é fora de São Joaquim e da neve. Estamos falando sobre a Serra do Rio do Rastro, em Bom Jardim da Serra, essa é uma estrada de tirar o fôlego. Ás vezes a neve deixa seu rastro por lá. Próximo dessa região tem ainda a cidade de Urupema que também tem neve.

Outras Cidades com Neve no Brasil

O Brasil não é um país reconhecido por ter muitos destinos de neve, a serra catarinense é a melhor alternativa com certeza com destaque para São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici e Urupema. Fora dessa região é rara a ocorrência de neve. A melhor chance depois da serra catarinense é a serra gaúcha. Cidades como Gramado e Canela costumam ter neve com relativa frequência.

Em Gramado é possível visitar o primeiro parque de neve do Brasil, o Snowland foi inaugurado em 2014. Esse parque cria a sua própria neve que de acordo com os proprietários é natural. Nesse complexo a neve dura o ano todo, o frio é de -2°C. Embora não seja exatamente como assistir a neve cair pode ser divertido para as crianças.

Outras cidades que podem ter a ocorrência de neve são Cambará do Sul e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. Em Minas Gerais pode ter neve ocasionalmente na cidade de Monte Verde. Curitiba, Paraná e Itatiaia, Rio de Janeiro também podem ter neve, mas é bem raro. Nessas cidades a queda de neve é algo impressionante e nem sempre é possível prever, pois há situações em que a previsão aponta a possibilidade de neve, mas nada acontece.

Gostou de saber mais sobre a cidade de São Joaquim, aquela que mais neva no Brasil? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Atrações Turísticas

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *