Punta Cana é um dos destinos mais procurados de todo o Caribe, em especial por brasileiros que buscam mares de águas cristalinas e uma excelente estrutura em acomodações para receber o ramo turístico.
Punta Cana para quem não sabe é uma região da República Dominicana, é bem comum que as pessoas pensem que Punta Cana é um país, mas não é. O turismo nesse local foi muito bem pensado, mas o seu inicio é relativamente recente, tendo começado apenas a partir de meados do século passado, quando muitos terrenos foram comprados por investidores americanos em sua maioria. Antes disso o local onde hoje está a badalada e famosa Punta Cana era uma vila de pescadores e lar de muitos dominicanos que viviam sossegados em meio a natureza intacta.
Viagem para Punta Cana
Após a compra de muitos lotes na área por investidores americanos, a estrutura de turismo começou a se moldar, desde o inicio o empreendimento foi pensado para que virasse um refugio turístico principalmente voltado ao publico dos Estados Unidos, por isso inclusive é que muitos dos resorts têm um perfil que agrada muito os americanos.
Os hotéis e os grandes resorts foram tomando seu lugar até que se tornasse o que conhecemos nos dias de hoje, um detalhe é que o nome Punta Cana também foi escolhido pelos desenvolvedores dos empreendimentos, antes disso o nome da vila de pescadores era outro. O local atualmente é um verdadeiro conglomerado de turismo e até um aeroporto próprio foi construído, já que no inicio o único jeito de ir até lá era por meio do aeroporto Internacional de Las Americas Dr. José Francisco Peña Gomez que está mais próximo a capital do país, a cidade de Santo Domingo.
Punta Cana está em uma região que fica na porção leste da República Dominicana, distante mais ou menos umas 3 horas de carro da capital do país. O aeroporto mais próximo tem o nome de Aeroporto Internacional de Punta Cana e ele recebe voos de diversos lugares do mundo, inclusive saindo do Brasil.
A questão é que por mais que o destino Punta Cana não seja tão distante assim do Brasil, não há meios de chegar lá por voo direto, todos os voos disponíveis ainda fazem algum tipo de conexão ou parada, algumas são mais rápidas e outros não, fazendo com que todo o voo demore mais. As companhias aéreas que costumam fazer esse trajeto têm os seus prós e os seus contras, há sempre as duas coisas a serem consideradas e por isso é preciso um pouco de análise sobre qual seria a melhor opção a você e sua família de forma mais especifica.
Quanto Tempo tem uma Viagem do Brasil até Punta Cana na República Dominicana?
Depois que teve início a pandemia no ano de 2020, algumas linhas de avião foram alteradas, enquanto outras permaneceram de certa forma iguais em relação a horários e outras questões de voo. Até pouco tempo atrás o que se tinha conhecimento era de que a companhia GOL fazia o voo mais rápido entre o Brasil e Punta Cana, o qual levava mais ou menos umas 6 ou 7 horas entre o embarque no Brasil e o desembarque na ilha do Caribe.
Mas, mesmo assim nessa opção ainda existe uma parada para o abastecimento do avião e outras questões normalmente na Venezuela, mas não é um voo o qual normalmente não é preciso que o passageiro desça do avião ou troque de aeronave, ao contrário de outros voos de outras companhias aéreas com direção à Punta Cana, em que é preciso descer e passar algum tempo no aeroporto que pode ser de alguns minutos até algumas horas, isso depende especificamente de cada trajeto e é preciso se informar no momento em que estiver comprando.
A média do tempo de duração em uma viagem do Brasil até o aeroporto mais próximo de Punta Cana quando há paradas ou escala maior é por volta de 10 a 11 horas de duração dessa viagem. As conexões normalmente são em uma dessas cidades seguintes, em Lima capital do Peru, em Santiago no Chile, Bogotá na Colômbia ou na Cidade do Panamá, varia com a companhia aérea. Alguns voos mais demorados podem ter mais de 14 horas de duração total entre o Brasil e Punta Cana, isso é por causa do tempo de conexão em geral.
Uma informação relevante também é que os voos que são mais longos oferecem opções bem melhores de entretenimento para o seu cliente, além de ter excelentes opções de refeições, no caso do voo de menor duração ele chega mais rápido, mas pode ser que o tempo pareça maior por motivos de que não há opções de lazer. Certas questões podem ter sido alteradas de acordo com cada companhia aérea, porém provavelmente os serviços de alimentação foram os mais afetados, já que para seguir as normas vigentes de higiene e prevenção em relação a saúde dos passageiros, muitas das refeições foram remanejadas e mudaram de padrão para serem o mais seguras possíveis aos passageiros.
Em relação ao aeroporto em Punta Cana, ele não é tão próximo assim dos resorts e acomodações em geral, então é preciso ter uma espécie de transfer entre um e outro. Esse transfer pode ser agendado junto aos hotéis, você pode pedir indicações, mas muitos deles têm o seu próprio serviço de receber os seus clientes, apesar de ser cobrado um valor extra, mesmo assim normalmente o serviço oferecido pelas acomodações costuma ainda ser mais em conta do que o serviço de taxi no local, lembrando que os taxis em Punta Cana tem um preço mais salgado do que poderíamos considerar o normal, por exemplo, essa viagem do aeroporto até o hotel pode custar por volta de 50 dólares.
Lembrando que se for fazer algum agendamento faça com a hospedagem que você vai ficar e sempre tenha muita atenção se o motorista confere tudo certinho, pois na internet podem existir empresas duvidosas que pegam o dinheiro do cliente e depois não os buscam. Busque sempre referencias sobre todas as atividades e lugares que irá frequentar durante uma viagem.
Punta Cana é um destino muito apreciado pelos brasileiros e em especial por aqueles que estão viajando durante o período de pandemia, já que o país reabriu as suas fronteiras no mês de junho ainda em 2020 e desde então está aberto, não somente para os brasileiros, mas também para cidadãos de diversos lugares do mundo. Punta Cana vem sendo uma das únicas opções abertas, já que na grande maioria do mundo as fronteiras ainda estão fechadas.
É claro que diversos protocolos de segurança já forma e ainda estão sendo implementados por lá, muitas normas foram estabelecidas e os turistas que chegam ao país como um todo e não somente à Punta Cana, devem obedecê-las, esses protocolos podem ser alterados de acordo com a situação em cada lugar, por esse motivo é muito importante também que as pessoas sempre consultem maiores e mais atualizadas informações quando estiver em uma data mais próxima da sua viagem.
Para que não haja erros ou imprevistos, até porque é melhor prevenir do que chegar até lá e por um acaso ter que voltar, lembrando que se houverem escalas no seu voo, é importante estar atentos às regras do lugar onde vai ser a escala, afinal se o passageiro não estiver em conformidade com essa regulamentação ele pode ser impedido também de realizar a escala. Por fim, fique sempre atualizado sobre as ultimas noticias relacionadas a seu destino, se proteja e boa viagem.