Qual A Cidade Mais Rica Do Estado De São Paulo?

O conceito de cidade mais rica em um primeiro momento nos remete a riqueza em termos financeiros, mas é claro que o termo é um tanto quanto subjetivo e pode sim significar outras coisas, poderíamos por exemplo, analisar a situação em relação a riqueza cultural, em relação a riqueza histórica, em relação a riqueza artística, mas vamos considerar aqui primeiramente o uso mais comum dessa palavra riqueza nos dias atuais, que é o seu uso econômico e relacionado ao dinheiro. Essa avaliação na área econômica pode não ser tão precisa, mas existem alguns índices que podem nos ajudar a analisar, como por exemplo, o PIB ou Produto Interno Bruto.

O PIB é nada mais nada menos do que um índice econômico, o qual leva em consideração todos os bens e todos os serviços que são produzidos e oferecidos dentro da economia de um lugar em um determinado período de tempo. O PIB é utilizado principalmente para analisar os índices de crescimento de uma localidade e também para a análise da qualidade de vida do lugar, assim como do padrão de vida e suas particularidades. O PIB pode ser ainda dividido em duas vertentes que são o PIB nominal e o PIB real, o PIB nominal leva em consideração algumas mudanças de preço e de inflações do período especifico que está sendo analisado, enquanto que o PIB real calcula os valores sem reajuste ou considerar situações mais especificas.

O ponto é que apesar do PIB ser um dos maiores indicadores econômicos de qualidade de vida e de uma boa oferta de serviços públicos e particulares, na pratica as coisas não são bem assim, já que o PIB não traz informações importantes sobre um local, como por exemplo, a distribuição de renda, no Brasil é bem claro que nada tem a ver um valor elevado de PIB e a qualidade de vida de todas as pessoas que moram no local, afinal essa renda que está constantemente aumentando não está nas mãos da população em geral, mas sim está altamente concentrada nas mãos dos mais ricos, sendo que a população mais pobre normalmente não usufrui desse aumento do PIB de forma alguma, a qualidade de vida dessa camada da sociedade muitas vezes continua sendo a mesma ou até pior.

Vamos falar de exemplos concretos agora, tomemos a cidade de São Paulo para observação, essa cidade é a cidade mais rica de todo o seu estado, sem margem de discussão, afinal o seu PIB não é somente o mais alto do estado, mas também é o PIB mais alto de todo o Brasil, isso não necessariamente representa a qualidade de vida para todas as pessoas que moram por lá, podemos ver isso claramente diante da quantidade de cidadãos paulistanos que moram nas várias favelas da cidade e outros tantos que moram até mesmo nas ruas. São Paulo é uma cidade referência no Brasil, ela é conhecida internacionalmente e é onde a maioria dos negócios brasileiros acontece, mas ao mesmo tempo é uma cidade de tristes contrastes econômicos e sociais, ainda que seu PIB seja por volta de 699,3 bilhões de reais segundo dados do ano de 2017, provavelmente nos dias atuais ele já é até mesmo um pouco maior.

Estado De São Paulo

Estado De São Paulo

Em segundo lugar na lista de PIB’s do estado de São Paulo, vem a cidade de Osasco, mas com um valor muito menor, com cerca de 75 bilhões de reais anualmente, em seguida completando o top 3 do estado está a cidade de Campinas, com um PIB de aproximadamente 60 bilhões de reais anuais. Se formos considerar o top 10 do estado de São Paulo, temos ainda a cidade de Guarulhos em quarto lugar com um PIB de aproximadamente 55 bilhões de reais por ano, afinal Guarulhos tem o aeroporto internacional mais movimentado de todo o Brasil. Em quinto lugar vem a cidade de Barueri, em sexto lugar nesta lista temos a cidade de São Bernardo do Campo no ABC paulista, depois vem a cidade de Jundiaí em sétima posição, seguida pelo município de São José dos Campos em oitavo, a cidade de Paulínia em nono lugar e pôr fim a cidade de Sorocaba em décimo, fechando esse top 10.

Cidade de São Paulo

Bom agora que nós já sabemos que a cidade mais rica em todo o estado de São Paulo é a própria cidade homônima e que além disso ela é também a cidade mais rica em todo o Brasil, podemos finalmente falar um pouco mais sobre essa cidade que é cheia de contrastes econômicos infelizmente, mas que olhando de um lado mais positivo oferece também muitas opções de lazer e de cultura aos seus turistas e também aos seus moradores. A capital do estado de São Paulo muitas vezes é colocada de lado em meio a tantas riquezas naturais que temos no Brasil e em outras capitais brasileiras, mas o que lhe faltou em belezas da natureza, o homem tratou de compensar ao longo do tempo com estruturas culturais.

São definitivamente incríveis as opções de museus que temos nessa cidade e também as suas opções e variações em relação ao acervo cultural, a começar pelo MASP ou Museu do Estado de São Paulo, que para começo de conversa está localizado na principal avenida da cidade, a bela avenida Paulista, tão procurada por turistas de todos os lugares do Brasil e do mundo. O MASP conta com um acervo de tirar o folego de qualquer apreciador de arte, que inclui obras de grandes artistas brasileiros e internacionais tal como o incrível Van Gogh, Monet, Cézanne, o italiano Rafael e o espanhol Picasso, em relação aos artistas brasileiros, no museu são encontradas obras de Anita Malfatti, Candido Portinari, Volpi e de Di Cavalcanti. No MASP são vistas peças que variam entre os diversos períodos históricos, desde a antiguidade a até peças de arte moderna (vide Anita Malfatti).

Outros museus de grande importância cultural na cidade são o Museu da Língua portuguesa que está localizado ao lado da estação da luz, um dos pontos mais populares e movimentados da cidade e que por sua vez fica em frente do majestoso prédio da Pinacoteca do estado de São Paulo, um outro museu da cidade de São Paulo e que definitivamente vale a sua visita e a sua apreciação. O Museu de língua portuguesa conta com um acervo mais convencional, combinado de forma harmoniosa com um acervo mais moderno, tecnológico e multimídia, sendo o resultado realmente impressionante. A Pinacoteca conta com peças de artes que vão desde as pinturas a até as grandes esculturas, esse museu tem uma pegada um pouco mais contemporânea, o que já é observado desde a sua fachada que conta com uma arquitetura espetacular e moderna, apesar de ter sido construído a mais de 50 anos.

Cidade de São Paulo

Cidade de São Paulo

Há ainda o museu do futebol que está localizado no estádio do Pacaembu, onde muitos recursos multimídia se somam a muitas relíquias desse esporte tão brasileiro, sendo o resultado um impressionante misto de emoções e uma lembrança dos velhos tempos gloriosos do esporte. Outro museu muito interessante na cidade é o Museu Catavento, ele traz uma proposta muito inovadora e diferenciada de museu, na qual usa de métodos interativos para aproximar os seus visitantes do mundo das ciências e do seu entendimento, ele é conhecido também pelo nome de Catavento cultural. Uma outra indicação é o Museu Afro Brasil que possui um acervo altamente histórico, cultural e também etnológico, é um museu que busca conservar a memória e a cultura negra em nosso país, para isso dispõe de um acervo que contém muitas peças, obras de arte e até documentos que estão relacionados a cultura dos povos negros no Brasil, que nada mais é do que a própria cultura do país, que foi construída muito baseada sobre as crenças e tradições dos povos de origem africana.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *