Salta Argentina Trem das Nuvens

O Tren a las Nubes (Trem das Nuvens) é uma famosa ramificação das ferrovias argentinas que faz a conexão entre Salta e La Polvorilla acima da Cordilheira dos Andes, alcançando uma altitude superior a 4.200 metros de altitude em alguns pontos. Esse é um dos percursos ferroviários mais altos do mundo e vale a pena entrar para a sua lista de passeios a serem feitos numa viagem pelo nosso país vizinho, saiba mais a seguir!

Trem das Nuvens: Uma Maravilha Argentina

Em seu trajeto o Trem das Nuvens passa por lindas paisagens, cruza vilarejos com características bem peculiares e tem seu fim no viaduto La Polvorilla (ponte de ferro que é tida como a maior obra de engenharia da Argentina do século 20). Algo relevante de mencionar é que a cidade de Salta é uma das mais desenvolvidas da região em que está localizada, mais do que a popular San Salvador de Jujuy.

Duas Opções Para o Trem das Nuvens

Quem se interessou em fazer o passeio do Trem das Nuvens deve saber que há duas opções sendo uma combinada com um ônibus e outra somente de trem. O roteiro mais longo é aquele que se inicia com ônibus até San Antonio de los Cobres para em seguida embarcar no famoso trem. Para aqueles que vão apostar no trajeto com o ônibus a dica é reservar um dia todo para esse passeio.

Será possível conhecer melhor os vilarejos que ficam no caminho entre Salta e San Antonio de los Cobres. A operadora do trem é uma empresa estatal e os turistas de maneira geral avaliam como de qualidade o serviço de transporte. O preço médio é de ARS 2.570 pela viagem.

Trajeto Só de Trem

Se você vai fazer a viagem somente de trem deve saber que se trata de um percurso relativamente rápido. Basicamente o trem parte de San Antonio de los Cobres indo para o viaduto La Polvorilla e então retorna para o ponto inicial. O trajeto dura em média duas horas sendo que há uma parada de meia hora sobre o viaduto para que os turistas possam descer tirar fotos. É uma alternativa mais barata, porém, o turista deverá chegar a San Antonio com recursos próprios. Vale mais a pena fazer o trajeto do ônibus e trem.

O Passeio de Ônibus

Esse é considerado como um dos passeios mais interessantes da Argentina pelos cenários que são vistos pelo caminho incluindo o Parque Nacional de los Cardones. Esse parque é uma área ambiental criada para a proteção de uma espécie bastante peculiar de cactos. Nesse lugar há plantas com mais de 600 anos de vida e o cardón (que significa cacto em português) é bastante valorizado por sua madeira que já foi utilizada para a construção de casas.

Parque Nacional de los Cardones

Parque Nacional de los Cardones

Atualmente, há controle da extração de cactos nessa área sendo que em geral é usado para a confecção de peças artesanais. Há também como atrativo as belas montanhas coloridas que podem ser vistas em outros pontos da América do Sul. Nessa área foram identificadas pela primeira vez em Humahuaca, província de Jujuy.

Quebrada del Toro

Na sequência dessa viagem o Trem das Nuvens percorre a Quebrada del Toro que é composta por 25 comunidades de pequeno porte e com diversos atrativos. Um dos momentos mais charmosos desse passeio é o chamado desayuno campestre em que os turistas descem do trem para tomar café da manhã numa praça da comunidade El Alfarcito.

San Antonio de Los Cobres

San Antonio de Los Cobres

San Antonio de Los Cobres

O caminho percorrido pelo trem é repleto de curvas e apresenta uma grande variedade de paisagens com destaque para Quebrada de las Cuevas que possui altitude superior a 3 mil metros. Há diversos sítios arqueológicos de origem inca nessa área, aliás, não há referência a outra civilização que tenha construído em pontos tão elevados como os incas. San Antonio possui uma excelente infraestrutura turística com restaurantes, sinal de internet e serviço bancário, embora tenha apenas cinco mil habitantes.

Partida do Trem

O trajeto de trem entre San Antonio de Los Cobres e La Polvorilla dura em média uma hora sem paradas. Quando o trem chega a 4.200 metros de altitude os vagões fazem uma parada de meia hora para que os turistas possam tirar as suas fotos. O famoso Trem das Nuvens consiste numa composição de cinco vagões destinados a passageiros, um vagão restaurante e um vagão enfermaria (necessário para o atendimento de passageiros que eventualmente passem mal devido a altitude). Em todos os vagões há um enfermeiro e balões de oxigênio.

Os passageiros viajam com bastante conforto sendo que em seus vagões há sistema de calefação, poltronas com bom espaço e banheiros. É possível acompanhar todos os detalhes da viagem pelos monitores dispostos nos vagões de passageiros. Guias caminham pelos vagões para dar orientações para os passageiros com microfones. O vagão restaurante é simples haja vista que o passeio é curto e são servidos apenas lanches.

Por ser uma viagem que tem a contemplação dos cenários como principal objetivo não tem grande problema que o trem tenha uma velocidade média de 35 km/h, pode chegar a até 60 km/h. No viaduto a velocidade passa a ser de 10 km/h. E se você pegou um lugar pouco privilegiado na ida fique tranquilo, pois na volta os guias sugerem que os passageiros troquem de assentos.

Quando Fazer o Passeio do Trem das Nuvens?

O passeio está disponível o ano todo, contudo, a dica é consultar o site do Tren de las Nubes para verificar as partidas que variam conforme a demanda. O preço da viagem pode até não ser exatamente barato, mas vale a pena para quem deseja vivenciar experiências diferenciadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *