Valle Del Plata ou Vallecitos: Qual o Melhor?

Na verdade, Valle Del Plata e Vallecitos são a mesma coisa. Ambos se referem ao centro de recreação e também o parque de neve mais próximo da cidade de Mendoza (situado a 79 km de distância) e mais antigo. 

Vallecitos é o lugar ideal para quem quer aprender montanhismo e esqui. Sem contar que fica bem perto do centro da cidade. E conta com diferentes estruturas, responsáveis por fazerem do local uma verdadeira escola natural em meio a neve. 

Encontra-se ao pé de Cordón del Palta, no setor de Luján de Cuyo. É preciso subir pela Rota Panamericana até chegar a Potrerillos, e permanece na estrada de Vallecitos. O local é envolvido pelos cerros Colorado, San Bernardo e Lomas Blancas. De lá, é possível apreciar os cumes com mais de 5.000 m e a neve.  

Algumas atividades comuns na neve são o andinismo e também cavalgadas na montanha. Para os viajantes que desejam conhecer, o local conta com quatro alojamentos e uma hospedaria. Além de escola de esqui, atendimento médico, venda e aluguel de equipamentos, restaurante, rádio-telefonesnackbar, serviços de vídeo e de fotografia. 

Os turistas também podem realizar atividades como cavalgadas nas montanhas, em meio aos vales e várzeas, e ao andinismo. 

Valle Del Plata ou Vallecitos se encontra dividido em algumas áreas muito bem marcadas, conforme a altura, as várzeas e altos valoes, onde situa-se o refúgio chamado San Antônio, contendo a La Canaleta na região mais alta e pistas de trenó. 

Está integrado também com outras zonas de turismo. Por exemplo: com a Piedras BlancasLas Vegas, Velle del Sol, El Salto, dentre outras. Possui pistas de vários tipos, como fáceis, intermediárias e difíceis. A neve do local é seca, em pó e compacta. Possui 12 pistas que, juntas, somam 4.740 metros de superfície para esqui. Lá, é possível praticar esqui alpino, de competições nacionais e de esqui de fundo. 

Quem quiser, também pode fazer um curso de esqui de travessias, curso de sobrevivência, de andinismo e muito mais. Valle Del Plata ou Vallecitostambém tem sete formas de elevação, cuja capacidade é de 2.400 esquiadores por hora; e uma superfície para esquiar de 100 has; sendo a altura na base de 2900 m; a altura no cume de 3.350 m; a longitude da pista de 4.740 metros; e a longitude máx. de descenso de 2.400 m sem nenhuma interrupção. 

Sempre que alguém aluga os equipamentos de esqui em Vallecitos, no local chamado de Rental de Vallecitos, eles sempre oferecem algo como cortesia como, por exemplo, aulas de esqui coletivas, vale para almoço ou lanche, vale para passeio em meios de elevação, e descontos para as pessoas que se hospedarem na zona de Potrerillos. 

Existem muitos moradores locais que gostam de ir à Vallecitos passar um dia com a família desfrutando da neve. Para quem gosta, esse local é ideal para a prática de “equi-bunda” e também para alugar um trenó individual. E também fica bem próximo à Mendonza e dos seus hotéis, que cobram valores muito bons. 

Ainda que Vallecitos não tenha toda a estrutura dos demais centros de esqui da província, ainda assim vale a pena visitar e passar um dia, pois é um local com preços bem acessíveis, e dá pra se divertir muito na neve.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
América

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *