Paso de Jama é uma das passagens que liga o Chile com a Argentina. Vamos conhecer mais sobre essa estrada famosa.
Sobre Paso de Jama
A passagem montanhosa passa pelos Andes, e possui uma altitude de 4200 metros, sendo a fronteira que se encontra mais ao Norte dentro todas as fronteiras entre os dois países. Para se chegar ao local utiliza-se a Rota 27 no Chile ou a Rota Nacional 52 na Argentina.
Essa passagem liga a cidade de Jujuy que fica na Argentina, a San Pedro de Atacama, que fica no Chile, sendo duas belas cidades que são ótimas para turismo.
A passagem foi inaugurada no dia 6 do mês de dezembro do ano de 1991, no ano de 2005 ela passou por uma pavimentação, para o tráfego na mesma ocorrer da melhor forma possível. A estrada se mantém aberta durante o ano todo, porém, em dias mais frios, ela é fechada pela neve, sendo impossível a passagem por ali.
A estrada tem cerca de 730 quilômetros para ir de uma cidade até a outra, e na passagem há um posto da rede YPF em Susques, uma cidade onde é possível também se hospedar caso necessário e abastecer o veículo.
Para cruzar os dois países, Argentina e Chile, existem diversas estradas, todas são chamadas de Paso, sendo o Paso Jama um dos mais usados, pois possui uma viagem fácil, já que é todo asfaltado, e possui belas paisagens.
Esse é um dos percursos mais bonitos, e quem já teve a oportunidade de utilizá-lo considera a paisagem de outro planeta, isso se deve pelo fato do local onde ele cruza, o Deserto do Atacama, subindo a Cordilheira dos Andes, possuindo em sua paisagem montanhas gigantes, vulcões e horizontes de tirar o fôlego. Um dos vulcões que há no caminho é o vulcão Lincancabur, que tem 5916 metros de altitude.
Vale lembrar que quem deseja cruzar o Paso tem que ter consciência que a passagem é demorada, são cerca de 300 quilômetros somente de deserto. O clima no local é bem frio, principalmente depois das quatro horas da tarde, por isso, não é recomendado viajar após as duas horas da tarde nessa região de motocicleta, somente de carro.
Como Chegar E Cruzar O Paso De Jama
A passagem pode ser feita com um carro alugado, motocicleta ou ainda de ônibus. A dica ideal é visitar um dos dois países, ficar por lá alguns dias, e depois de um tempo usar o Paso de Jama para conhecer o outro país. De carro, basta pegar a Rota 52 Nacional 52 vindo da Argentina ou a Rota 27 vindo do Chile.
De ônibus o trajeto pode parecer mais difícil, mas não é nada impossível, sendo uma ótima ideia combinar esses locais de viagem pela sua proximidade, sendo uma boa opção visitar as cidades de: Humahuaca, Tilcara, Salta Capital, San Antonio de Los Cobres, Purmamarca, Cachí e Cagayate no lado argentino. E visitar as cidades de: San Pedro, para conhecer o deserto do Atacama, Iruya, Uquia e Maimará.
Para cruzar essa passagem de ônibus existem três empresas que fazem o trajeto, saindo de Salta Capital e passando também em Jujuy capital e Purmamarca na Argentina. As empresas de ônibus são: Géminis, Andesmar e Pullman Bus, e a viagem dura entre 10 a 12 horas, finalizando no Calama, o aeroporto.
Cada uma das empresas atende em um dia, havendo circulação de ônibus durante todos os dias. A empresa Pullman atende aos domingos, terças e quintas às 7 horas da manhã. A empresa Andesmar atende nas segundas, quartas e sextas à 1 hora da manhã, e a empresa Géminis atende nas segundas, quintas e sábados as 7 horas da manhã, saindo de Salta para Calama. Já o trajeto saindo de Calama para Salta possui os seguintes horários: A empresa Pullman funciona nas segundas, quartas e sextas as 9 horas e 30 minutos, a empresa Andesmar funciona nas terças, quintas e sábados as 5 horas e 30 minutos, e a empresa Géminis atende nas terças, sextas e Domingos as 23 horas.
A viagem é longa, e a entrada nos países é ainda mais demorada, devido à fiscalização aduaneira, já que muitos objetos são proibidos de entrar no país.
A passagem pode ser comprada diretamente no terminal de ônibus, ou ainda na internet, é recomendado comprar a passagem com antecedência, para não correr riscos. Todas as empresas possuem sites próprios. O preço da passagem varia de acordo com a empresa, a Andesmar cobra cerca de ARS 1200 pesos argentinos, o que convertido varia entre R$ 150,00 a R$ 200,00 reais.
A viagem é longa e por isso as empresas dão alguns lanches, mas tudo bem simples, por isso é recomendado que carregue alguma comida.