Quanto Custa Esquiar Em Mendoza? Dicas Do Que Fazer

Mendoza

A cidade de Mendoza, está localizada na Argentina, nosso vizinho aqui no Brasil, essa cidade é capital de mesmo nome do estado ou província como chamam os argentinos.  Essa região é tão procurada quanto a Patagônia Terra do fogo quando se trata do turismo argentino. É uma das grandes rotas turísticas argentinas. A cidade de Mendoza está localizada mais especificamente na latitude 32° 53′ 0″ S e longitude 68° 49′ 0″ W. 

A grande região onde fica essa província chama-se Vale do Uco e é considerada uma das mais bonitas e que mais produzem uva de toda a América do Sul. É um dos grandes pontos da economia argentina, por esse motivo a qualidade de vida é bem alta por lá. 

Argentina 

A moeda atualmente em circulação na nossa querida vizinha é o Peso Argentino, e cada 1 Peso Argentino equivale a aproximadamente 0,087 reais brasileiros. A Argentina faz fronteira com o Brasil e com mais outros 4 países do continente americano, são eles o Uruguai, o Chile, a Bolívia e o Paraguai. 

O país ocupa a segunda posição quanto ao tamanho de área territorial no continente sul americano, perdendo apenas para o nosso Brasil. A estimativa para 2019 é de que sua população seja de 44 milhões de pessoas, ficando assim na terceira posição da América do Sul, enquanto a Colômbia possui cerca de 45 milhões de habitantes e o primeiro lugar é do Brasil com aproximadamente 210 milhões de habitantes. 

Clima 

O clima na argentina é bem variado dependendo da região, pois o país é muito grande verticalmente e cada região possui uma variação climática diferente. Dentre essas variações é possível observar alguns extremos, tal como Norte desértico com grande influência do deserto do Atacama, ou ainda no Norte em regiões que não são influenciadas pelo Atacama observamos um clima temperado, com verões quentes e úmidos e invernos com frios amenos. 

O sul do país tem verões bem leves e invernos rigorosos, com montanhas de acumulação de gelo durante todo o ano e inclusive geleiras como é o caso do Glaciar Moreno. Certas regiões sulinas estão sujeitas à grandes nevascas e em algumas localidades o clima é sub polar. 

Clima- Vale do Uco 

No caso específico do Vale do Uco, a média de temperatura é de 15° C, tendo meses de muito frios e verões frescos, com calor moderado, isso porque está em elevada altitude, que bate a casa dos 1200 mil metros e até mais nas proximidades com a Cordilheira dos Andes. Sempre consulte as condições de clima às vésperas de sua viagem para ter certeza que colocou os itens certos em sua bagagem e para saber se tem algum tipo de frente fria ou quente sobre a região.  

Vale do Uco- Idioma 

A linguagem na região do Vale do Uco é bem próxima em termos de sotaque da linguagem falada na capital do país, no entanto seu sotaque é mais neutro, por isso o espanhol da região é um pouco mais parecido aos dos outros países falantes da língua. 

A pronuncia na região geralmente é uma das mais corretas do país, por esse e outros motivos atualmente há muitos programas de intercâmbio que promovem estadias nas cidades da região, isso para que seus alunos adquiram uma maior fluência na língua espanhola. 

Mendoza

Essa cidade é a principal da região, é a capital que dá nome à província, mas sua importância vai além disso, possui ótima estrutura para receber os turistas que chegam ao local. É uma cidade de porte médio, sua população não passa dos 140 mil habitantes, no entanto, sua área metropolitana é muito grande. 

A Região de Mendoza

A região de Mendoza sozinha é responsável por mais de 70% da produção do vinho na Argentina, esse é um dos grandes destaques do turismo regional. Além disso, a região possui um dos mais altos picos do mundo, o Aconcágua.

Um ponto interessante e fundamental, é pelo conjunto das características regionais, os vinhos da região geralmente dispensam o uso de inseticidas, pesticidas e agrotóxicos, esses tóxicos não são quase nunca necessários e por isso há muito mais facilidade aqui de se produzir vinhos orgânicos, saudáveis e com qualidade ainda maior. 

Mendoza Vista de Cima

Mendoza Vista de Cima

Vale do Uco

O Vale do Uco atualmente possui uma capacidade econômica e comercial muito grande. Além desses dois fatores, o turismo é um dos grandes pilares de seu desenvolvimento econômico. A proximidade com a Cordilheira dos Andes e as inúmeras propriedades vinícolas, além e outras atrações trazem turistas de todo o mundo para a região. 

Pontos Turísticos 

A região é muito rica em beleza, para todos os gostos, com muita neve e também dias muito ensolarados, além de ser riquíssima em cultura, também atrai os turistas pelo estômago, pela sua gastronomia e pelos seus vinhos, mas não só de vinho vive um turista e a região oferece também outros atrativos. 

Ecoturismo

O ecoturismo na região da província de Mendonza é muito forte, há inúmeros atrativos naturais que você pode aproveitar e eles são para todos os gostos, desde os locais cobertos com a neve o ano todo, até mesmo as piscinas termais, assim como encontradas no Chile seu vizinho. 

Aconcágua

Aconcágua

Aconcágua

Aconcágua é o segundo maior conjunto de montanhas do mundo, o ponto mais alto de todo o mundo ocidental. O pico faz parte da Cordilheira dos Andes e está na região de Mendoza. Essa montanha faz parte do circuito dos sete cumes, esse circuito é assim conhecido pelos aventureiros ao redor do mundo por ser o circuito em que se escala algumas das montanhas que estão entre as 7 maiores do planeta. 

Parque Provincial Aconcágua

Apesar de levar o nome da montanha Aconcágua, as atrações do parque vão muito além destas montanhas. Existem outras atrações tão lindas quanto interessantes, a escolha do seu roteiro vai depender da sua disposição, de qual o tipo de aventura que você procura e da época do ano que você vai viajar.  

Estação de Esqui Penitentes

Estação de Esqui Penitentes

Estação de Esqui Penitentes

Na região de Mendoza, também existe uma estação de esqui que se chama Penitentes. São mais de 25 pistas distribuídos em uma área territorial de mais de 300 hectares. As opções englobam todos os níveis, tais como iniciantes, intermediários e avançados. 

A principal característica da estação de esqui de Penitentes é a qualidade de sua neve em casa uma das pistas que formam o roteiro. Uma neve em pó, seca em compacta contrasta com uma sensação térmica ideal, que no inverno tem dias secos e ensolarados, com temperaturas variando em um range de -4º a 7ºC. 

Com uma escola para esquiadores, a região conta também com a opção de ensino para crianças, opção não inclusa em todas as estações de esqui regionais, que utilizam pistas locais com até 714 metros de inclinação possibilitando atividades como Snowboard freeride, freestyle e esportes extremos. Várias competições de esqui são praticadas ali devido a homologação pelas autoridades competentes da Federação Argentina de Ski e Adinismo (FASA) e a Federação Internacional de Ski (FIS).

A estrutura hoteleira é outro ponto muito pertinente quando se leva em conta a escolha de Penitentes como destino. Os hotéis localizados ao longo da base do cerro, chegam a ter 4 estrelas.

O fato de ser menos badalada que Bariloche faz de Penitentes uma opção mais acessível financeiramente na linda região de Mendoza, e possibilita àqueles que queiram apenas brincar na neve, uma opção muito agradável.

Valores: Os valores costumam variar de 180 a 250 pesos argentinos para se esquiar nesta estação, o que é muito menos do que se gastaria em outras pistas, principalmente na região de Bariloche, o site oficial não fornece tabelas de preços, mas eles fazem cotações quando você coloca os dias que pretende ficar por lá e o que deseja fazer. O site oficial é: http://www.lospenitentes.com/pt/tarifas.html

Puente del Inca 

Puente del Inca 

Puente del Inca

Este local é único, com lindas montanhas combinadas com ruinas da civilização inca.  Possui uma formação rochosa de grande exuberância e colorações inusitadas, que possui tons laranja, amarelo, ocre, entre outros. Essa ruína é uma ponte em um local onde há uma fenda, onde provavelmente um dia passou um rio. A ponte está próxima a entrada principal do parque Aconcágua, por volta de 2700 metros de altitude. Tem 48 metros de comprimento e está suspensa a 27 metros do rio. No local existe um pequeno povoado que não possui nem mil habitantes, muito charmoso. 

Las Leñas

Las Lenãs é uma cidade argentina muito famosa pelas pistas onde se pratica tanto o esqui quanto o snowbord. O seu centro de esqui está no interior das montanhas da Cordilheira dos Andes. Funciona em geral do começo de junho até o final do mês de setembro. 

As pistas e circuitos são divididos em verdes, azuis e vermelhas. Nas quais as verdes são de nível iniciantes, azuis são de nível médio e as vermelhas de nível avançado. O local ainda possui pistas pretas que somente os atletas e especialistas podem acessar devido ao alot grau de dificuldade. 

As opções de hospedagem em Las Leñas se adequam às mais diferentes situações financeiras, e os apartamentos tem um diferencial quanto às suas localizações, tendo as pistas de esqui como seus quintais. A necessidade de táxis ou afins não existe devido a proximidade. 

Las Lenãs foi criado com a intenção de ser o maior complexo de esportes de inverno da América Latina em 1983. A complexidade e detalhes da região atrai turistas do mundo inteiro, fazendo com que em temporada os hotéis tenham sua capacidade quase que integralmente utilizada, inclusive por artistas conhecidos.

Las Leñas

Las Leñas

O diferencial da região são as pistas noturnas de Eros e Minerva, totalizando 1,3 Km. Para subir ao cume são disponibilizados imparáveis 14 meios de elevação, fazendo assim com que Las Leñas se diferencie pelo fato de que mesmo sendo uma estação cheia de pessoas em temporada, não tenha filas para acessar as mais de 30 pistas situadas na região.

A neve é artificial formada por canhões com imensos reservatórios, que transformam os milhares de metros cúbicos armazenados em minúsculas partículas de agua, que quando pulverizadas, entram em contato com o ar e se transformam em flocos de neve. O clima é seco na estação de esqui variando entre -2º e 11ºC, fazendo-se necessário a utilização de hidratantes devido ao frio intenso.

Valores: Geralmente os valores das atrações são descritos em dólar. A seguir descreveremos alguns valores: 

Para alugar o equipamento completo para que não precise levar nada, eles fornecem pranchas, botas e bastões, os valores para adultos (Os maiores de 12 anos são considerados adultos) variam assim como todas as atrações entre baixa e alta temporada. 

Os preços saem mais em conta por dia, quanto mais dias você alugar e na baixa temporada variam de 23 dólares por dia até 150 dólares para 8 dias. Na alta temporada esses valores são de 31 a 200 dólares. 

Os valores de passe diário para o local variam de 53 dólares na baixa temporada a 78 na alta temporada para adultos. A diária dos menores varia de 43 a 63, respectivamente nas altas e baixas temporadas. Há ainda combo quando se deseja ficar vários dias, para consultar esses valores de combo e maiores informações favor consultar o site oficial do local que inclusive fornece informações também quanto a sua hospedagem. 

Site: https://www.laslenas.com/pt/pases

Inverno

O inverno é perfeito para quem procura as patinações nas grandes pistas de esqui e outros esportes de neve, além disso é ótimo para relaxar e curtir o clima bem frio que pode fazer, principalmente nos lugares mais próximos aos andes, onde as altitudes são altíssimas, cerca de 3 mil metros acima do nível do mar. Essa época é extremamente romântica, no entanto se prepare para o frio e até para a neve que pode ser implacável. 

Como Chegar 

Você pode chegar de avião por Buenos Aires, de lá pode-se pegar ônibus ou alugar carro. Há a partir do Brasil, voos diretos para Mendoza oferecidos por 2 companhias aéreas, a Latam e a Gol. O aeroporto de Mendoza fica a 20 minutos da cidade. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *