Qual O Valor Mínimo Em Euros Para Entrar Na Europa?

O continente europeu é um dos destinos mais procurados por pessoas de todo o mundo, isso não fica muito atrás quando estamos falando de Brasil, afinal quem não se encanta com as belezas dos países europeus, é uma beleza natural que se torna ainda mais charmosa devido à sua mistura com os elementos culturais e históricos do velho continente. A verdade é que a Europa e seus mais diversos países, povos e sua grande riqueza cultural, é completamente encantadora, o que faz o país ser uma das principais escolhas para quem vai sair do Brasil.

No entanto, há um ponto a ser considerado, quais são as particularidades que nós brasileiros precisamos saber para viajar para a Europa? Será que você sabe? Se não sabe aqui vamos falar sobre algumas delas. Uma das informações mais relevantes nesse quesito é a questão do visto, pois se você está indo fazer uma viagem a lazer, ou seja, viagens com um tempo de permanência geralmente menor no local, tempo de até 30 meses ou 90 dias, não é preciso ter o visto do país, isso é válido para a maioria dos países europeus, para todos que fazem parte do grupo chamado de Espaço Schengen e alguns outros.

No caso da sua mudança para o continente europeu ter como finalidade estudos, trabalhos, ou qualquer outra atividade que tenha mais de 90 dias de duração, então será preciso solicitar sim um visto que corresponda a atividade que você vai realizar por lá. A partir do ano de 2022, a livre entrada de brasileiros vai ter algumas modificações, isso porque vai entrar em vigor um formulário online chamado de ETIAS, onde o turista brasileiro informa os seus dados e as informações que forem pedidas e então o banco de dados de segurança da plataforma irá analisar as informações e com isso será expedida uma autorização de entrada ou não, se por acaso a sua entrada for negada, será explicado o porquê no e-mail resposta.

Além da questão do visto para a entrada em países da Europa, há também a questão do dinheiro, como bem sabemos a grande maioria dos países europeus usa o euro como a sua moeda oficial, o Euro é usado principalmente pelos membros da União Europeia e ele definitivamente é a moeda mais popular por lá. Com isso, antes da sua viagem uma boa pesquisa a se fazer é sobre a quantidade exata de euros que é preciso levar consigo no momento da sua viagem aérea. Esse valor pode variar de um país para outro, no entanto, é exigido pelo menos uma comprovação de que você tenha disponível a renda pedida, como uma comprovação de limite de cartão de crédito, um cartão financeiro de agências de turismo ou em forma de dinheiro vivo mesmo.

Notas de Euro

Notas de Euro

Se a dúvida é se há essa exigência de um valor mínimo financeiro para entrar nos países, saiba que há sim uma quantia, mas como já foi mencionado, essa quantia muda de uma nação para outra, ela no entanto, não é fixa, mas variável, essa variação vai depender muito do tempo de permanência no país, pois normalmente é calculada por dia de duração da viagem. Essa variação em valores que vemos de um país para outro acontece porque os respectivos custos de vida também variam entre eles, há países que são bem mais caros em geral, considerando hospedagem, alimentação, etc., e outros que apresentam valores mais camaradas, isso obviamente irá afetar no gasto final de um turista e consequentemente também irá afetar o dinheiro que ele deve ter disponível para fazer a viagem em questão.

Generalizando alguns valores, considerando um valor mais ou menos médio entre os países podemos citar o valor de aproximadamente 65 euros por dia, esse é o valor que provavelmente será exigido para você ter a sua entrada permitida na Europa, no entanto, se por acaso a sua passagem por lá é bem curta, você não teria que comprovar a posse de muito dinheiro, certo? Errado, porque ainda que o valor total de dias que você for ficar não some um valor em euros muito alto, normalmente as fiscalizações da União Europeia exigem que se comprove no mínimo um valor de 600 euros por pessoa disponível no momento da entrada.

Mais Detalhes Sobre Essa Quantia Mínima Para Entrada Na Europa

Isso não quer dizer que esse será o seu gasto verdadeiro durante a sua viagem, você não precisa gastar esse valor mínimo de 600 euros, você apenas precisa comprovar que tem disponível, pois a segurança europeia considera que é uma quantia mínima para que você não passe por necessidades e que possa se manter durante a sua viagem. Uma pergunta que pode surgir agora é sobre os meios de comprovação desse dinheiro, então vamos lá falar sobre isso abaixo.

Essa comprovação pode ser feita através de um cartão de crédito, que você mostra se lhe pedirem no momento da entrada no país, juntamente com um documento sinalizando o seu limite do cartão, que seja superior a 600 euros, para fazer a conversão de quanto vale isso em reais na data da sua viagem, você deverá pesquisar e estar sempre se atualizando sobre a cotação do euro no dia, a cotação da moeda europeia em relação ao real, com isso basta apenas converter os valores e você saberá quanto vale isso em reais.

Você também pode usar o dinheiro em espécie, para comprovar que tem esse valor disponível se caso precise, muita gente leva o seu dinheiro disponível junto consigo na viagem, principalmente usando aquelas carteiras invisíveis de dinheiro, a qual guardamos a quantia escondida junto a nós, como uma medida de segurança também, afinal se trata de muito dinheiro para carregar por aí dando bobeira.

Você também pode levar um extrato de saldo da sua conta bancária, mostrando que você possui o valor requerido disponível para uso. Vale ressaltar que não se deve levar qualquer extrato ou conta de cartão de crédito para comprovação, é preciso pegar documentos específicos para o caso das viagens, documentos que podem ser entendidos pelos fiscais da imigração na Europa, afinal estamos indo para outro país. Esses documentos de comprovação devem ser solicitados com antecedência nos bancos, ou seja qual for o meio de comunicação que você tem com a instituição financeira.

Ainda que você tenha um bom limite no cartão de crédito, um saldo bem recheado no banco, é sempre bom levar algum dinheiro vivo junto a você na sua viagem, afinal nunca se sabe quais imprevistos podem acontecer por lá. Outro ponto é que os fiscais da imigração podem exigir ver algum dinheiro vivo em euro, ainda que não seja uma regra oficial, mesmo que você não tenha uma grande quantia para levar em espécie, leve algum valor simbólico, que supriria pelo menos as suas necessidades básicas do primeiro dia e necessidades que podem ser vividas por alguém que acabou de chegar de viagem.

Europa, França

Europa, França

Falando mais sobre os seus cartões, é preciso verificar se o seu cartão de banco no Brasil tem a opção de uso internacional, para isso não basta estar escrito a palavra internacional no cartão, é preciso que você habilite o uso do seu cartão de crédito para ser usado fora do país, você também deve fazer essa solicitação no banco com antecedência, afinal você não quer nenhum problema de última hora, não é mesmo? A título de curiosidade, um dos países que tem a menor exigência diária de euros é Portugal, enquanto um dos que tem a maior exigência diária em euros é a Suíça, sendo que a moeda oficial da Suíça nem é o euro, mas sim o Franco suíço.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *