Quais São os Países Mais Frios do Mundo?

Você é do tipo que gosta de viajar para países tropicais com lindas praias paradisíacas para curtir as suas férias? Se a resposta foi não por preferir lugares mais frios vai gostar da lista que elaboramos a seguir com os países mais frios do mundo. Tire seus melhores casacos do guarda-roupa e prepare-se para uma viagem bem gelada a seguir!

Conheça os 10 Países Mais Frios do Mundo

Confira a seguir uma lista com os dez países mais frios do mundo, lugares que vão brilhar aos olhos dos apaixonados por botas e casacos mais pesados. Preparado para se deparar com temperaturas abaixo de zero?

Antártida

A região situada no extremo sul do Globo Terrestre não é exatamente um país, trata-se de um dos lugares mais frios da Terra em que há neve durante todo o ano. Pelo fato de apresentar escassez de água potável, alimento e abrigo é considerado um dos pontos mais inóspitos do planeta para se viver. Os ventos são cortantes, muito fortes e em alta velocidade. Um dos pontos mais belos da Antártida é a geleira Canada Glacier que pode chegar a cerca de 100°C negativos.

Antártida

Antártida

Cazaquistão

Localizado no Círculo Ártico, ao sul da Rússia o Cazaquistão, fazia parte da antiga União Soviética. A superfície do planeta é bastante irregular apresentando grande variação de temperatura, nas altitudes mais elevadas há bastante neve e gelo. No inverno as temperaturas chegam a graus negativos fazendo com que os habitantes desse país precisem desenvolver estratégias de sobrevivência como realizar pesca no gelo, por exemplo.

Rússia

Rússia

Rússia

Situada em dois continentes, a Rússia, tem território na Europa e Ásia e aparece nessa lista de países mais frios do mundo por apresentar temperaturas abaixo de zero inclusive no verão. A média de temperatura do inverno é de -27°C e no verão é de 3°C em alguns pontos do país que tem como uma de suas principais características o vento gelado. A parte setentrional do país apresenta neve permanentemente, essa região foi utilizada como prisão durante o regime da antiga União Soviética.

Groelândia

Até mesmo no verão, a Groelândia, apresenta temperaturas negativas algo que se explica pelo fato de estar situada bem ao norte do planeta. Algo curioso sobre o país é que no decorrer do ano tanto dias quanto noites podem ser demasiadamente longos. No verão é possível que os dias tenham 22 horas de sol enquanto que no inverno essa quantidade cai para apenas 3 horas com a presença solar.

A média de temperatura do país é de -9°C, nos períodos do ano considerados mais amenos a média pode ficar na casa dos 7°C. O país todo possui uma cobertura de lençol de gelo que impede a entrada da luz solar na atmosfera.

Canadá

Situado próximo do extremo norte do planeta, o Canadá, apresenta temperaturas que podem chegar a -40°C no inverno. O país apresenta quantidade considerável de neve. Contudo, não é tão difícil conviver com o frio intenso devido à umidade relativamente alta do ar. Durante todo o ano o país recebe um número considerável de turistas. É importante mencionar que há grande variação de temperatura entre os municípios canadenses sendo que em alguns as temperaturas são mais amenas.

Estados Unidos

Situado próximo da parte sul do Canadá, os Estados Unidos, também é um dos países mais frios do mundo, no entanto, como possui um território extenso apresenta grandes variações climáticas tendo regiões reconhecidas pelo calor extremo. As temperaturas mais baixas, abaixo de zero graus no inverno com neve, estão concentradas na parte norte do país enquanto que na região sul as temperaturas ficam um pouco mais elevadas.

O Alasca com certeza é o estado mais frio dos Estados Unidos podendo registrar temperatura de -62°C, esse é um dos pontos mais gelados do planeta. No ponto mais alto do país, o Monte Mc Kinley – também chamado de Denali – as médias de temperatura ficam em torno de -40°C.

Islândia

Islândia

Islândia

A Islândia é um país que apresenta uma mudança impressionante de paisagem do verão para o inverno. Enquanto nos meses mais quentes do ano conta com lindas paisagens de um verde intenso e vivo, no inverno, fica com as suas paisagens cobertas de neve. Pode chegar a registrar temperaturas de -10°C, a região norte é a que mais sofre com temperaturas negativas.

Finlândia

Situado na Escandinávia, a Finlândia, é um dos países mais frios do mundo por estar na porção norte da Europa próximo ao extremo norte do planeta. No inverno as temperaturas costumam cair consideravelmente podendo ser difícil suportar o clima. No verão as temperaturas ficam um pouco mais amenas, mas nada que possa ser entendido como calor.

Além disso, conforme a estação do ano é possível que a quantidade de luz do sol varie bastante assim como o frio e a neve. Nesse país é possível assistir ao lindo fenômeno da Aurora Boreal que é chamado pelos finlandeses de Northern Lights. A área mais fria do país é a Lapônia onde os ventos são fortes e cortantes.

Estônia

 Um país europeu conhecido por ter neve durante todo o ano e por ser extremamente frio. As temperaturas locais despencam em decorrência dos chamados ventos de monções. Os invernos do país podem se estender por um longo período, contudo, isso não afasta os turistas. O país é conhecido por sua arquitetura medieval e também por oferecer um custo baixo para os turistas, um dos países europeus mais baratos para conhecer.

Mongólia

Mongólia

Mongólia

 Um país situado na Ásia Central e no qual há cordilheiras gigantescas que atuam como verdadeiras barreiras impedindo os ventos do norte de passar. Isso faz com que as montanhas corroborem para a queda de neve.

Esse é um dos países mais frios do mundo, em alguns momentos do ano pode chegar a temperaturas de -20°C. Boa parte dos moradores do país vive nas montanhas tendo desenvolvido formas de conviver com o frio destacado. Pode ser um desafio encarar um dia de inverno na Mongólia.

Gostou de saber quais são os dez países mais frios do mundo? Viajaria para algum desses países da lista durante o inverno?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *