Qual É A Cidade Mais Importante Do Brasil?

Essa é uma pergunta que não é tão fácil de ser respondida, mas ao mesmo tempo ela traz uma resposta bem clara e na ponta da língua, não entendeu? Vamos te explicar melhor. Atualmente a cidade que pode ser considerada a mais importante do Brasil é a grande cidade de São Paulo, que é nada menos do que a maior do país em número de habitantes com atualmente mais de 12 milhões de pessoas vivendo por lá, além disso é também o maior centro urbano e área metropolitana do Brasil. A cidade de São Paulo é conhecida como a cidade que nunca para, ganhou esse apelido carinhoso devido as suas características cosmopolitas.

Cidade de São Paulo

Cidade de São Paulo

São Paulo é atualmente o maior e principal centro na área financeira em toda a América do Sul, isso se deve as inúmeras empresas e filiais de grandes multinacionais que existem tanto na cidade, como nas regiões ao redor. São Paulo é um atrativo tão grande para industrias, empreendimentos e para os negócios, que o seu alcance de influência há muito tempo já extrapolou as suas fronteiras físicas, alavancando o desenvolvimento de outras regiões próximas à capital, tal como a região do Vale do Paraíba, onde estão as cidades de Jacareí, São José dos Campos e Taubaté e a região de Campinas, um dos grandes polos de desenvolvimento e urbanização do estado, que conta com diversas industrias, empresas e atividades financeiras de todo o tipo.

A cidade de São Paulo tem atualmente os seus 466 anos de fundação, sendo a data de aniversário comemorada no dia 25 de janeiro. (Fundada em 1554). Ela cresceu tanto e se expandiu tanto que hoje é classificada como uma das cidades mais globalizadas do mundo. Outro ponto muito interessante sobre a capital paulista, é que por lá há muitas opções culturais, é uma cidade rica em cultura de todos os tipos, para todos os gostos e o mais importante para todos os bolsos. Uma das maiores riquezas da cidade de São Paulo no quesito cultural são os seus inúmeros museus, apesar de o povo brasileiro socialmente, culturalmente e historicamente não ser em sua totalidade tão atento as artes, é imprescindível citar que nessa cidadã estão em exibição obras de grandes artistas do mundo, alguns dos maiores de todos os tempos.

Cada museu tem um pouco do Brasil e tem um pouco do mundo, alguns como o MASP nos dão um gostinho de volta ao mundo, nos levam a nos conectar principalmente às artes modernas, além de que o seu prédio já é uma atração à parte com sua belíssima obra de arquitetura, o que inclusive lhe conferiu o título de ser um dos principais cartões postais da cidade e a avenida Paulista, onde está localizado o MASP ser uma das mais importantes de São Paulo e um dos maiores redutos do lazer paulistano de final de semana, inclusive nos domingos a avenida Paulista fica fechada para carros, sendo assim reservada para o lazer dos seus visitantes.

No entanto, nem tudo na cidade de São Paulo são flores, a cidade que no início do século passado (XX) tinha uma bela organização, era em boa parte planejada, com largas avenidas e bons projetos de arborização, depois do seu boom, da sua explosão de crescimento em ritmo acelerado, caiu muito no quesito planejamento urbano e perdeu uma boa parte do seu charme encantador de outrora, isso ocorreu por uma série de fatores que precisariam serem estudados muito mais afundo para que fossem completamente compreendidos, no entanto, é possível dizer que o tamanho do crescimento em número de pessoas (nascidas ali e vindas de outras regiões como o interior do estado em busca das promessas de mais oportunidades) não acompanhou o crescimento harmonioso da cidade.

Metrô em São Paulo

Metrô em São Paulo

As consequências são visíveis em muitas regiões, são visíveis em bairros mal projetados ou que nem sequer tiveram um projeto, são visíveis nas regiões de favela, são visíveis em problemas urbanos e ambientais como as construções de prédios e ruas ao redor de grandes rios, o que é um dos maiores erros das cidades, afinal todo rio tem a sua área de várzea, ou seja, a área de cheia, já que quando o rio está em seu nível mais alto ele aumenta de tamanho em direção aos terrenos laterais, todos os grandes rios do mundo tem essa área de várzea que equivale ao tamanho do rio nas cheias, os egípcios a milhares de anos atrás já entendiam isso e respeitavam a área do Rio Nilo, não construindo em suas margens, pois sabiam que isso acarretaria problemas, por fim há os problemas dos desabrigados e da violência, entre outros, tudo isso fez também com que São Paulo já fosse eleita a cidade mais feia do Brasil por alguns sites internacionais.

Outras Cidades De Grande Importância No Brasil

São Paulo é sim incontestavelmente hoje a cidade mais importante do nosso país, mas nem sempre foi assim, há outras cidades que tem um destaque muito grande na história do Brasil, nos mais diversos períodos da nossa história, tal como a cidade de Salvador capital da Bahia, a cidade de Manaus capital do Amazonas, Ouro Preto no interior de Minas Gerais e não podia faltar também a cidade do Rio Janeiro, conhecida nacionalmente e internacionalmente como a cidade maravilhosa, afinal ela possui uma beleza natural totalmente incrível. O Rio de Janeiro é como uma obra de arte esculpida da natureza, essa é uma das definições mais verdadeiras que poderíamos dar à capital carioca, mas assim como na cidade de São Paulo nem tudo são flores.

Rio Janeiro

Rio Janeiro

O Rio de Janeiro já foi por um bom tempo a cidade mais importante do Brasil, isso porque ela já foi a própria capital brasileira e sede do poder português, isso porque quando a família real portuguesa veio para o Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte eles alocaram toda a sua corte nessa cidade, nesta época o Rio de Janeiro praticamente foi o núcleo onde tudo acontecia e por onde todas as coisas importantes passavam e aconteciam. Além disso, a cidade maravilhosa é até hoje um dos principais polos turísticos do Brasil, recebendo milhões de pessoas todos os anos, atraídos por suas inúmeras belezas naturais.

Há sim problemas urbanos com o Rio de Janeiro, que cresceu desordenadamente e que não soube lidar bem com todas as camadas sociais da sua população, há muito tempo a cidade e todo o estado deixam de lado os seus cidadãos mais pobres, as consequências disso, são as muitas favelas e os altíssimos índices de criminalidade que existem não somente na capital, mas também em todo o estado. O crime organizado do Rio de Janeiro extrapolou há muito tempo os limites das comunidades mais carentes e hoje está enraizado nas camadas mais altas de poder, principalmente na política, onde os próprios representantes do povo são constantemente investigados e associados com organizações criminosas e de exploração do povo, como por exemplo as milícias cariocas, que são uma espécie de máfia brasileira, já que conta com envolvidos em todos os níveis de governo e de classes sociais.

Apesar de tudo isso, a cidade do Rio de Janeiro continua sendo um centro do turismo no Brasil, atraindo muitas pessoas e fazendo a economia turística brasileira crescer em números e em impacto mundial, a pena é que todo esse dinheiro ganho com turismo não seja aplicado para uma melhoria de fato da cidade e da população, de qualquer forma a cidade não deixa de ser uma das principais do Brasil e um nome conhecido mundialmente, tanto pelo seu lado bom que é a sua natureza espetacular, tanto pelo seu lado ruim que é a sua alta criminalidade. O Rio de Janeiro é um desses nomes que os estrangeiros escutam e já sabem bem do se trata, como diz a música de Fernanda Abreu “Um paraíso da beleza e do caos”.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *