Qual a Cidade Que Mais Faz Frio no Brasil?

Dependendo da região em que você mora no Brasil dificilmente vai sentir frio, pois nosso país tem clima tropical. Dessa forma invernos rigorosos com temperaturas abaixo de zero estão restritas a regiões bem específicas do território. No entanto, mesmo este sendo o país das praias e lindos dias de sol há também cidades em que é crucial ter um bom casaco disponível.

Ficou curioso para saber quais são os destinos brasileiros em que o frio é um dos protagonistas do clima? Continue lendo e confira a lista das dez cidades mais frias do Brasil, tem várias opções para quem gosta de um pouco de gelo e quem sabe até de neve. Vista seu casaco e cachecol para embarcar com a gente nessa excursão pelas médias mais baixas de temperatura do Brasil!

Top 10 Cidades Mais Frias do Brasil

Confira abaixo uma lista com as dez cidades mais frias do Brasil, ideal para quem está querendo trocar um pouco o calor por um ventinho gelado.

Urupema, Santa Catarina

A cidade mais fria do Brasil é Urupema, em Santa Catarina, cuja média de temperatura é de 8°C. No mês mais quente do ano, fevereiro, a média é de apenas 18°C – temperatura considerada baixa no Rio de Janeiro. Em Urupema é possível presenciar a queda de neve e geadas, isso se deve a sua altitude de 1.425 metros.

Uma cidade bastante famosa em termos turísticos por ser um cantinho de natureza preservada e ter um clima considerado refrescante para quem está acostumado com sol a pino. Situada na região serrana de Santa Catarina a cidade recebe turistas o ano todo, não somente no seu inverno com potencial neve. Urupema tem somente 2,5 mil habitantes.

Bom Jardim da Serra, Santa Catarina

Uma cidade situada na Serra do Rio do Rastro, em Santa Catarina, Bom Jardim da Serra é um destino reconhecido por seu potencial de ecoturismo. Possui em seu entorno mais de 30 cachoeiras e lindos cânions.

Serra do Rio do Rastro

Serra do Rio do Rastro

Os turistas ainda podem se aventurar em atividades como trilhas, caminhadas e cavalgadas. Não podemos deixar de mencionar o grande potencial para baixas temperaturas dessa localidade, para se ter uma ideia o clima chegou a -7,4°C em 2017. Nesse ano a serra ficou lindamente coberta de neve.

São José dos Ausentes, Rio Grande do Sul

Também com temperatura média de 18°C, São José dos Ausentes, é uma das cidades mais frias do Brasil. Com apenas 500 habitantes abriga o ponto mais alto do estado do Rio Grande do Sul, o Monte Negro. Nessa localidade as geadas são constantes e tem neve quase todos os anos. Quem gosta de frio – mas, frio de verdade – deve visitar a cidade nos meses de maio, junho e julho, nesse período é comum a temperatura ficar na casa de -4°C.

São Joaquim, Santa Catarina

Todos os anos quando o inverno chega ao Brasil é comum ver matérias em jornais a respeito da neve em São Joaquim, a “Capital Nacional da Maçã”. No ano de 2018 a temperatura ficou em -2,7°C. Essa é uma das cidades mais procuradas da lista por turistas que desejam ver neve de pertinho. Vale dizer que São Joaquim tem ainda outras atrações além de suas baixas temperaturas, lindas vinícolas, plantações exuberantes de cerejas e maçãs além de belos parques. A cidade conta com 26 mil habitantes.

Urubici, Santa Catarina

Uma cidade situada no Vale do Rio Canoas com muitas belezas naturais como cânions, cachoeiras, cavernas e montanhas. Conhecida como “Terra das Hortaliças”, Urubici, tem cerca de 11 mil habitantes e está situada num dos pontos mais altos do estado de Santa Catarina. A atração local mais famosa é o Morro da Igreja que é considerado o lugar mais frio do Brasil. No inverno Urubici apresenta temperatura média de 6°C.

São Gabriel, Rio Grande do Sul

A média de temperatura da cidade de São Gabriel no inverno é de 8°C e não é difícil que registre temperaturas negativas nesse período. A cidade é conhecida em todo o Brasil como sendo o último reduto dos carreteiros no país, o meio de locomoção mais antigo criado pelo homem.

A localidade com cerca de 62 mil habitantes tem mais do que o frio para atrair os turistas, possui arquitetura fabulosa com muitos museus para visitar. Os centros de preservação da cultura gaúcha também merecem uma visita.

Inácio Martins, Paraná

O município de Inácio Martins está situada a 1.198 metros de altitude em plena Serra da Esperança, a cidade mais alta do estado. Possui em torno de 11 mil habitantes e apresenta temperatura média de 10°C durante o inverno, em 2013 foi registrada temperatura negativa, -4,5°C. Tendo se formado a partir de colonização europeia essa cidade conta com atrativos turísticos arquitetônicos como lindas igrejas antigas. No seu entorno também é possível aproveitar a beleza de cachoeiras como Madeirit e Santinni.

Monte Verde, Minas Gerais

A cidade que apresenta as menores temperaturas do estado de Minas Gerais, Monte Verde, possui em torno de 4 mil habitantes e está situada a uma altitude de 1.555 metros. As temperaturas mais baixas registradas nesse município giram em torno de 2°C, sua paisagem é lindamente fabulosa repleta de belezas naturais que casam muito bem com as temperaturas baixas do inverno. A vida mais incrível da cidade pode ser conferida na Pedra Redonda, cartão-postal local.

Campos do Jordão, São Paulo

Um dos destinos mais procurados do país por aqueles que desejam descansar um pouco do calor, Campos do Jordão, é chamada carinhosamente de “Suíça Brasileira” e tem clima de montanhas. Essa é a cidade mais fria do estado de São Paulo, mas oferece muito mais do que as temperaturas de congelar, possui arquitetura ao estilo europeu. A média de temperatura entre os meses de junho e agosto é de 11°C podendo chegar a até 2°C durante a madrugada.

Campos do Jordão

Campos do Jordão

São Bento do Sul, Santa Catarina

A cidade catarinense colonizada por europeus preserva as tradições dos antepassados em sua gastronomia e arquitetura. Um excelente destino de viagem por contar com vários parques e belezas naturais muito bem preservadas. Os turistas visitam São Bento do Sul o ano todo, porém, é durante o inverno que o interesse aumenta sendo que as temperaturas ficam em torno de 12°C. As temperaturas podem ficar negativas durante a madrugada levando a geadas.

Gostou de saber quais são as cidades mais frias do Brasil? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *