Qual O Estado Que Faz Mais Calor No Brasil? Qual Cidade?

Qual O Estado Mais Quente Do Brasil?

O Brasil é conhecido mundialmente por ser um país tropical, por ser um país de temperaturas altas, de gente animada, de climas agradáveis e de verão quase o ano inteiro, no entanto, o nosso país é muito grande e seria impossível que o país inteiro tivesse o mesmo padrão climático, por isso algumas regiões são mais quentes, enquanto outras são mais frias.

As regiões, cidades e estados que estão mais próximos à linha do Equador, já possuem naturalmente uma tendência maior a serem mais quentes, isso porque essa linha em questão é o local onde há maior incidência solar pela maior parte do ano.

Linha do Equador

Linha do Equador

No Brasil a linha do Equador corta os seguintes estados da região Norte, o estado do Amazonas, o estado de Roraima, o estado do Amapá e o estado do Macapá. Em tese esses seriam os pontos mais quentes do país, mas existem outros fatores que podem interferir nos padrões de temperatura de um lugar.

Esses outros fatores podem ser a localização, a proximidade com o mar ou com áreas de mata fechada, o padrão de ventos do local, o padrão de chuvas de determinada região, a quantidade de dias de sol por ano, a quantidade de horas de sol, entre muitos outros. O fato é que esses pontos combinados, podem fazer com que uma cidade seja mais quente ou mais fria, dependendo da combinação realizada.

Um exemplo disso, é que não são somente os estados por onde passa a famosa linha do Equador que são quentes, mas quase todo o Brasil enfrenta temperaturas altíssimas o ano todo, inclusive porque quase o país inteiro está dentro da zona tropical, que fica entre a linha do Equador e a linha do trópico de Capricórnio, que por sua vez corta a região Sudeste e Sul brasileiras.

Os estados mais conhecidos pelo seu calor são os estados do Norte e do Nordeste, no entanto, o centro oeste do Brasil e o Sudeste não ficam nem um pouco atrás, sendo que normalmente as cidades dessas duas últimas regiões registram também temperaturas maiores do que 40 graus Celsius.

Exemplos disso nas cidades grandes, são Cuiabá que é a capital do Mato Grosso e a cidade do Rio de Janeiro, que são conhecidas por seu calor intenso o ano todo e invernos que dificilmente contam com temperaturas baixas. O Rio de Janeiro inclusive recebe muito bem os seus turistas durante o inverno, como se fosse perfeitamente um verão, a vantagem ainda é pegar uns graus a menos do que se pegaria em um Rio de Janeiro no alto verão, o que pode atingir sensações térmicas de mais de 45 graus Celsius.

Apesar de tudo isso, não se pode dizer que as regiões mais acima no mapa não façam calor, fazem sim, quase que o ano todo e ainda bem, principalmente para as pessoas que viajam em busca de sol nos paraísos nordestinos e nortenses do país. O que se diz na língua do povo é que em alguns lugares do Nordeste nem se tem inverno, apenas uma estação de mais vento e mormaço, porque mesmo com as chuvas as temperaturas ainda são bem altas.

Um exemplo de tudo isso que foi mencionado acima, é que para muitos estudiosos e pesquisadores, o estado considerado mais quente no país é o estado do Piauí, que está dentro dos limites do Nordeste. Esses estudos vêm sendo conduzidos em universidades do próprio estado e pelo Instituto brasileiro de meteorologia, o INMET.

Outros estados considerados muito quentes, podem tem um pouco de alívio nas temperaturas, pela proximidade com matas densas, com rios ou ter ventos mais refrescantes. Normalmente cidades e lugares onde tem muita árvore a temperatura em geral é bem menor do que em lugares secos ou desérticos.

Critérios de Análise

Para chegar à essa conclusão eles trabalham algumas diferentes variáveis, tais como a temperatura de superfície do mar nos lugares próximos, os níveis de radiação registrados, as temperaturas marcadas em graus Celsius, entre outros. Eles juntam tudo isso e verificam o padrão de ocorrência desses fenômenos de calor, se é algo isolado, ou uma característica que se intensifica a cada ano que passa.

No caso do Piauí, entre as 20 cidades do Brasil, que nos últimos anos apresentaram as maiores temperaturas, são ao todo cerca de 7 delas pertencentes a esse estado, é muita coisa, uma vez que o nosso país tem 26 estados e mais um distrito federal. Outro ponto considerado foi a frequência que tem se repetido e também se intensificado nos últimos anos.

Algo que contribui muito para o aumento da temperatura é que o padrão de chuvas na região tem diminuído muito dentro do território do estado, isso os pesquisadores atribuem principalmente ao que eles chamam de anomalias que acontecem no mar, uma vez que correntes que vem do litoral influenciam muito o continente.

Esse comportamento pode estar ligado ao aquecimento global, pois com o aumento do derretimento das geleiras, a temperatura nos oceanos pode baixar, mesmo que seja em menos de um grau, isso já faz muita diferença para diversos animais e também influenciam em processos naturais que são dependentes da temperatura, consequentemente acarretando em um desequilíbrio geral, uma vez que tudo, todos os processos naturais no nosso planeta funcionam em uma reação em cadeia.

Isso poderia estar desencadeando uma menor evaporação da água dos oceanos e diminuindo a formação de nuvens que chegam até o continente, mas ao mesmo tempo resumir tudo isso a apenas esse ponto, é simplificar demais a situação, que só pode ser analisada realmente considerando todos os fatores e variáveis que são interligadas ao padrão final em que estamos avaliando.

Qual a Cidade Mais Quente Do Brasil?

Para chegar a algumas respostas para essa pergunta, devem ser avaliados alguns padrões de ocorrência e, acima de tudo, deve ser escolhido um fator de classificação, para que ele sirva de embasamento para a resposta. Tendo dito isso, podemos dizer foi considerado principalmente as temperaturas médias anuais das cidades e isso ao longo de toda uma série histórica, ou seja, considerando muitos anos anteriores, porque alguns anos são mais quentes, outros mais frios e isso é normal, mas os valores médios darão uma boa noção sobre as cidades.

Se formos considerar as capitais brasileiras, sem levar em consideração as cidades de interior, teríamos que a cidade mais quente do Brasil é Boa vista que é a capital do estado de Roraima, isso é natural já que ela está muito próxima à linha do Equador e até um pouco acima. Em seguida já no segundo lugar da lista, vem a cidade de Teresina como já esperado, já que é a capital do estado do Piauí, o estado mais quente do país. A média de temperatura encontrada para Teresina ficou por volta dos 27 graus, quase a mesma coisa do primeiro colocado que também teve médias por volta desse valor, mudando apenas fatores decimais.

A maior temperatura oficial já registrada por termômetros calibrados no nosso país, foi na cidade de Bom Jesus, que fica aonde? Isso mesmo no Piauí. Devemos dizer que por lá o termômetro chegou a atingir os 44,7 graus Celsius, o que aconteceu no ano de 2005. Esse é o maior valor que chegou no nosso país, apesar de as vezes os termômetros de rua nos enganarem e mostrarem outros números.

Nesses casos o que acontece é que esses termômetros de rua não são tão precisos e não tem materiais de tanta qualidade quanto os termômetros das estações meteorológicas, além disso eles levam também em consideração a sensação térmica do meio, o que não é a temperatura do local, mas a sensação de calor que as pessoas têm, seja por causa de ventos, por causa de tumultos, por causa de aglomerações de pessoas juntas, etc.

Cidade de Bom Jesus

Cidade de Bom Jesus

Por exemplo, quando estamos andando em um lugar que tenha muita gente, isso dá uma sensação de muito calor, mas as vezes quando nos afastamos sentimos o calor de forma mais suave, isso por causa do vento e por causa de ter mais espaço, isso é o que acontece com a sensação térmica, ela pode ser maior ou menor do que a temperatura real.

A sensação térmica ainda é chamada de temperatura aparente e ela está ligada à como nosso corpo sente o clima ao redor. Nos períodos de maior calor, a maior influenciadora da sensação térmica é a umidade do ar, que age fazendo com que o suor possa ou não ser evaporado mais rápido e uma vez que o suor existe para esfriar nossa temperatura corporal, alterar o seu padrão altera também as nossas sensações. Se o suor não evapora o nosso corpo não se resfria como deveria e a sensação de calor é maior.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *