A América do Sul é um continente com distintas culturais, possuindo em sua extensão 12 países e 7 territórios. Cada um desses países possui características diferenciadas, tanto geográficas como sociais e econômicas.
Quando se conhece o continente pode surgir a seguinte dúvida: Qual é o país mais rico da América do Sul?
O país mais rico da América do Sul em termos de PIB per capita é o Chile. Vamos conhecer um pouco mais sobre ele abaixo:
Conhecendo o Chile
O país possui um formato incomum, se estendendo por uma faixa de território longa e estreita, que tem em uma de suas laterais o oceano Pacífico e na outra a Cordilheira dos Andes que se estende pelos países Argentina, Bolívia e Peru. Possui alguns territórios ultramarinos, sendo um dos mais conhecidos a Ilha de Páscoa, assim como as Ilhas Desventuradas e o Arquipélago Juan Fernández.
A economia do Chile é classificada como uma economia de alta renda pelo Banco Mundial. Sendo conhecido por ser também o país mais competitivo do mundo, possuindo vários setores econômicos que contribuem para sua econômica, sendo os maiores: mineração, atacado, negócios e serviços pessoais, manufatura, comércio varejista, e setor agrícola.
Pela formação territorial diferenciada do país, que conta com cerca de 4300 quilômetros de comprimento, mas, em média somente 175 quilômetros de largura, várias das suas características variam muito olhando de ponta a ponta. O seu clima vai do deserto mais seco do mundo no norte, até um clima alpino com neve no sul.
Além da economia o país é um dos melhores do continente em qualidade de vida, desenvolvimento humano, competitividade, globalização, estabilidade política, percepção de corrupção, liberdade econômica, desenvolvimento democrático, liberdade de imprensa e relações internacionais.
História do País
Há evidências de seres humanos no território atual do Chile a cerca de 18.500 anos atrás. Há cerca de 10.000 anos atrás ocorre a instalação de nativos-americanos nos vales pertencentes ao Chile atual, principalmente me Monte Verde. Os incas tentaram invadir o território e acoplar ao seu Império, porém, os mapuches, que eram os habitantes da região, resistiram e venceram os incas em batalhas.
No ano de 1520 os europeus chegam ao território chileno, liderados por Fernão Magalhães que estava buscando alcançar o Oceano Pacífico, mas foram impedidos pelos habitantes da região central do país a avançarem até o sul, e então retornaram ao Peru. Em 1540 é fundada a cidade de Santiago pela expedição liderada por Pedro de Valdivia, e a partir de então, o país se torna uma colônia do reino espanhol.
No ano de 1817 começa o movimento de independência do Chile, que liberta o país da dominação espanhola, que traz a proclamação da república no dia 18 do mês de setembro do ano de 1818. Apesar da conquista da independência, o país se torna uma oligarquia conservadora controlada em parte pela Igreja Católica, tendo sua economia baseada na pecuária e agronomia.
O país entra em uma corrente de governos radicais, as disputas ocorrendo entre comunistas e ditadores. O Partido Radical se manteve no poder durante os anos de 1938 a 1952, período que o Chile cresce expressivamente em sua economia.
Após o período radical a presidência é assumida por um ditador e depois pelo líder do Partido Democrata Cristão, que trouxe para o país diversas reformas sociais. No ano de 1970 finalmente é eleito um candidato com visões socialistas, Salvador Allende, mas após três anos do seu governo ele sofre um golpe de estado liderado por Augusto Pinochet, que instala uma ditadura no país que teve duração de 17 anos.
Augusto Pinochet foi um ditador duro, durante seu governo há vários relatos de repressão politica e violações dos direitos humanos. Mas, muitos apontam que a economia do país teve um avanço importante durante o seu governo.
Após os anos de ditadura ocorrem eleições presidenciais no ano de 1994 e o país volta a seguir a democracia. No ano de 2006 é eleita a primeira presidente do sexo feminino no país, Michelle Bachelet Jeria. Após 20 anos de governos socialistas é eleito um presidente de direita, Sebastián Piñera, que governa até 2014 e é substituído por Michelle Bachelet. Em 2018 Sebastián Piñera foi novamente eleito e é o presidente do exercício atual.
Como É a Geografia Do Chile?
Por possuir um formato incomum, o país acaba tendo uma grande diversidade de paisagens.
No norte o destaque vai para o Deserto do Atacama, que é destaque tanto pelas suas paisagens impressionantes como pela sua riqueza mineral. No Vale Central encontra-se a capital do país, Santiago, sendo uma área mais urbanizada, o destaque econômico fica para a agricultura. O sul do país é repleto de vulcões, florestas, lagos e pastagens, sendo destaque pelas belezas naturais. A Cordilheira dos Andes cobre grande parte da fronteira oriental do país.
O país também controla diversas ilhas, como: Ilha de Páscoa, Ilha Robinson Crusoé, Ilha Sala y Gómez, Arquipélago Juan Fernández, e diversas ilhas do leste da Polinésia.
Assim como as paisagens o clima do país é variado, havendo dentro das suas fronteiras sete tipos climáticos, sendo eles: mediterrânico (no centro), oceânico (no sul), de deserto (no norte), tundra alpina e geleira (leste e sudeste), e subtropical úmido (Ilha de Páscoa). As quatro estações são bem demarcadas no país.
Como É a População Do Chile?
Segundo o censo chileno do ano de 2017 a população do país é de 18,05 milhões de pessoas. Acredita-se que até o ano de 2050 a população do país irá crescer, porém, nesse ano ela irá estagnar e depois começar a diminuir, já que a taxa de crescimento demográfico e a taxa de natalidade vem diminuindo no país desde o ano de 1990.
O país, assim como a maioria dos países sul-americanos, possui uma população multiétnica. A maior parte da população possui ascendência europeia e de ameríndios. No país não há censos raciais para estimar as origens da população, mas a maioria dos habitantes se declara brancos ou mestiços, havendo também uma grande porcentagem de indígenas (principalmente os mapuches, aimarás e os Rapa Nui).
Vale a Pena Visitar O País Mais Rico Da América Do Sul?
Uma boa forma de saber se vale a pena conhecer ou não um país é lendo um pouco sobre os seus principais pontos turísticos, por isso, acompanhe abaixo 17 lugares imperdíveis para visitar no Chile:
Vale de la Luna e Vale de la Muerte
Ambos localizados no deserto do Atacama consistem em formações rochosas com formatos diferenciados, que chamam atenção e despertam a curiosidade dos visitantes. Durante todos os dias saem diversas excursões da cidade de San Pedro do Atacama para visitar o deserto, a maioria delas ocorrem durante a tarde e é possível curtir um pôr do sol impressionante.
Cajon del Maipo
Quem conhece Cajon del Maipo com certeza perderá o fôlego, pois a paisagem é indescritível e até parece que foi criada diretamente de um Photoshop. Próximo de Cajon está também a represa Embalse El Yeso, igualmente bela. No local é possível apreciar um lago extremamente azul com os Andes ao fundo.
Há passeios saindo de Santiago para Cajon todos os dias, que normalmente ocorrem durante um dia inteiro. Na cidade é possível, além de curtir a bela paisagem, praticar esportes como canoying, escalada, bungee jumping, cavalgada e visitas a sítios paleontológicos.
Torres del Paine
A Patagônia Chilena reserva paisagens incríveis, sendo uma das mais procuradas o Parque Nacional Torres del Paine. Possui picos de granito que fazem fundo para lagos azuis, geleiras imensas, rios onde é possível avistar icebergs e pampas desertas.
É uma reserva ambiental com mais de 100 espécies endêmicas, sendo um dos redutos preservados mais impressionantes do país e do mundo.
Ilha de Páscoa
A Ilha de Páscoa guarda uma das criações humanas mais interessantes, as estátuas Moai, mais de 887 estruturas de pedra. Mas para, além disso, a ilha guarda diversas outras atrações, como vulcões e praias desertas.
Para chegar à ilha é necessário pegar um voo com duração de 6 horas, partindo de Santiago.
Castro
A cidade de Castro foi construída em cima de palafitas e passarelas de madeira suspensas acima de rios. É um passeio diferente do que os turistas estão acostumados, possuindo ainda várias lojinhas de artesanatos, restaurantes marinhos e festivais bem interessantes.
Gêiseres del Tatio
Localizados no Atacama os Gêiseres del Tatio possuem jatos d’água que saltam a 4.200 metros de altura. O espetáculo ocorre normalmente 6h e 7h da manhã, por isso, é preciso sair de casa bem cedo.
Corralco
Corralco é perfeito para quem deseja visitar a neve e praticar esportes radicais, como snowboard e esqui. A temporada de neve se dá entre os meses de maio a outubro, com temperaturas entre – 8° C e 4° C. A cidade possui diversas pousadas e hotéis muito aconchegantes. Para chegar a cidade é possível viajar de carro ou de avião.
Salar de Tara
A Reserva Nacional Los Flamencos possui diversos atrativos, dentre deles há alguns vulcões, sendo um dos mais interessantes o Salar de Tara, que possui 4.300 metros de altitude e 48 km². No local é possível avistar rios, lagoas, veigas e animais como gaivotas, flamingos e raposas. Se deseja visitar o local reserve um dia inteiro de viagem, chegue bem cedo para poder desfrutar das paisagens.
Reserva de Huilo Huilo
Essa reserva conta com uma paisagem tropical, repleta de cachoeiras impressionantes, praias virgens, lagoas, bosques com fauna e flora bem diferenciada. No local é possível praticar diversos esportes, como cavalgada, pesca esportiva, trekking e esportes náuticos, no inverno a neve dá um charme a mais e aumenta as atividades. A reserva guarda uma das experiências mais incríveis da Patagônia.
Ilha Negra
A Isla Negra guarda um dos tesouros do Chile, a casa do grande poeta Pablo Neruda. A Ilha conta com a sua casa, que foi transformada em um museu e expõe diversos objetos pessoais do artista. O local possui com muitas construções hippies dos anos 60, e muitos artesões locais vendendo sua arte.
Baía Inglesa
Água azul turquesa e areia branquinha te agradam? Então Baía Inglesa é o local perfeito para se visitar, contando com mais de 30 praias que fornecem ao turista uma paisagem perfeita e belíssima infraestrutura. Apesar de o local ser lindo, as temperaturas não são assim tão altas.
Sewell
Chamada de “cidade das escadas” encontra-se nas ladeiras do Monte Negro, bem ao pé da Cordilheira dos Andes. Possui arquitetura histórica belíssima, sendo inclusive tombada com Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. A cidade é considerada uma cidade fantasma, pois seus moradores começaram a deixar por volta dos anos 70, sendo hoje muito pouco habitada.
Deserto Florido
Pode parecer algo sem sentido, mas no Chile, durante os meses de julho e novembro é possível ver o deserto literalmente florir, mais precisamente, o deserto do Atacama. Isso ocorre devido ao fenômeno natural El Niño, que aquece as águas do oceano, o que fez com que brotassem cerca de 1800 espécies de plantas. A visão que se tem se assemelha a um campo florido, ou ainda um “mar de flores”.
Iquique
Capital de Tarapaca é uma cidade perfeita para quem gosta de aventuras, pois ali se encontra a maior duna do Chile, capaz de fazer com que os paragliders consigam voar mais de 1.000 metros de altura. É uma das cidades mais importantes do país, reunindo uma forte cultura maia.
Vale do Elqui
É um dos vales mais importantes do país, onde se produz o Pisco, a bebida típica do país. É um local perfeito para quem gosta de viagens mais tranquilas, com enoturismo que envolve visitas a vinhedos e produções de bebidas. Possui também o primeiro Santuário Internacional de Céus Escuros do Mundo, ideal para observar as estrelas.
Termas Geométricas
Consiste em uma estância hidrotermal, com piscinas naturais rodeadas por vegetação, as águas possuem temperaturas entre 35° C a 45° C. O nome de “termas geométricas” se deve pelo formato das termas, que se encontra no meio de onde corre a água de duas cachoeiras.
Valparaíso
É a segunda cidade mais visitada do Chile, possuindo atividades que agradam diversos turistas, como praias, passeios artísticos, edifícios e construções coloniais, morros e atividades culturais.