Qual É A Cidade Mais Rica Do Mundo?

Cidade Mais Rica Do Mundo

Esse tema pode ser muito abrangente, uma vez que a riqueza pode ser considerada sobre alguns diferentes aspectos, pode ser ela uma riqueza monetária, pode ser uma riqueza cultural, pode ser uma riqueza em relação à antiguidade ou em relação aos dias atuais, para cada um desses segmentos podemos dar diferentes respostas, por esse motivo, neste texto vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Cidade Mais Rica Do Mundo (financeiramente)

Em relação ao aspecto financeiro e econômico, podemos levar em consideração o seu PIB (Produto Interno Bruto), entre outros parâmetros como o IDH, que mede a qualidades dos serviços básicos e a qualidade de vida geral da sua população, o IDH hoje também está ligado aos fatores econômicos e financeiros de uma cidade, aos investimentos e também aos negócios que acontecem por lá.

Avaliando os valores de PIB’s que foram divulgados nos últimos anos, podemos citar algumas cidades como referência, tal como Tóquio no Japão, Genebra na Suíça, Paris na França, Nova York nos Estados Unidos e Xangai na China. O PIB da cidade de Tóquio permaneceu por muitos anos como o maior do mundo, desta forma essa cidade poderia ser apontada como a cidade mais rica do mundo moderno sob esse aspecto.

Considerando qualidade de vida e o IDH, podemos dizer que há muitas cidades europeias disputando pelo título de mais rica do mundo, assim como também cidades lá de outros continentes, como Melbourne na Austrália (Oceania).

Devemos esclarecer que o IDH indica muito sobre o estado financeiro de um município, porque se a cidade dispõe de recursos ela pode investir mais em sua estrutura urbana e social, assim como auxiliar a ocorrência de negócios e uma maior movimentação de mercado em suas dependências.

Na Europa cidades como Frankfurt na Alemanha e Viena na Áustria despontam como os maiores centros financeiros europeus e com maior retorno econômico, além disso temos também Moscou na Rússia que tem um gigantesco produto interno Bruto.

Por fim, se deve-se eleger uma entre todas as cidades citadas, uma cidade muito forte ao título de mais rica do mundo é Xangai. Essa cidade chinesa merece essa nomeação, pois atualmente é um dos maiores centros comerciais e financeiros do planeta, praticamente todas as grandes empresas do mundo moderno tem um escritório, filial ou até mesmo a sua sede por lá. São bilhões de dólares circulando pela cidade todos os dias e a previsão é de crescer ainda mais nos próximos anos.

Atualmente pode-se dizer que Xangai desbancou Tóquio, que também fica na Ásia, desbancou no time dos grandes asiáticos, uma vez que Xangai andou a passos muito rápidos, enquanto Tóquio teve uma certa desaceleração nos últimos anos. Não que a capital japonesa tenha se tornado menor, mas é que é difícil acompanhar o ritmo frenético de Xangai. A cidade chinesa por sua vez, pode vir a cair algumas posições no ranking quando consideramos o PIB per capita, uma vez que esse índice considera o número de uma população, que no caso de Xangai é muito grande e já quase ultrapassa os impressionantes 25 milhões de habitantes.

Cidade Rica

Cidade Rica

Nessas considerações não poderíamos deixar de lado também os gigantes Qatar e Emirados Árabes Unidos, esses dois países são conhecidos por seu luxo, pela quantidade de riquezas mantidas por lá, por ter muitos milionários vivendo em suas cidades, assim como outros fatores. Sua economia cresceu e se baseia principalmente nos negócios ligados ao petróleo.

As suas capitais e principais cidades são Doha no Qatar e Abu Dhabi e Dubai nos Emirados Árabes Unidos, elas são muito conhecidas por serem cidades com altíssima qualidade de vida e luxo. O Qatar inclusive é o país com maior PIB por nação. Quanto à cidade mais rica, Dubai é tão famosa popularmente como cidade de riquezas e luxo, que essa cidade também poderia ganhar essa colocação oficial.

Cidade Mais Rica Do Mundo Antigo (Culturalmente)

Em um planeta que já passou por tanta história ao longo dos seus bilhões de anos de existência, há muita cultura e muitos pontos que merecem destaque ao longo do globo terrestre, afinal é um planeta bem grande. Esse título cultural, é passível de muita discussão, pois cada pessoa pode considerar um diferente aspecto, portanto neste tópico vamos dar o título a mais de uma cidade.

Considerando a influência cultural antiga, no mundo daquela época, podemos citar a cidade de Alexandria no Egito. Esse lugar foi palco e casa de importantes figuras da história do planeta, foi também local de decisões que mudaram o rumo do mundo. A cidade Inca de Machu Pichu também pode ser citada como rica culturalmente, uma vez que ali está a herança de um dos mais importantes, interessantes e valorizados povos do mundo antigo, a civilização Inca.

Machu Pichu

Machu Pichu

Ainda falando sobre o mundo antigo e sua influencias culturais, é preciso citar a cidade de Roma, como formadora de uma sociedade, formadora de opinião e costumes. No aspecto cultural artístico e ainda na Itália também merece destaque a importante Florença. A cidade grega de Atenas também faz parte da história mundial, foi palco de atuação de grandes nomes da matemática, da física e até dos campos da política, entre outros.

Há também algumas cidades antigas que não podem ser ignoradas, são elas Jerusalém e Belém, esta última é a cidade onde nasceu Jesus. A importância cultural de ambas é incrivelmente grande, pois foi a partir deste local que surgiram pessoas, crenças, histórias e hábitos que revolucionaram para sempre o mundo e com certeza o mundo em que vivemos seria muito diferente se não fossem os acontecimentos da vida do profeta Jesus.

Independente de religião que você tenha, ou mesmo que você seja ateu, devemos reconhecer que Jesus foi uma pessoa com uma potencial e poder inigualável, ele continua sendo uma das figuras mais importantes da história mundial, afinal mudou e alterou toda a sociedade existente e balançou literalmente todo o mundo Ocidental, além disso a sua influência atingiu também grande parte do Oriente, até mesmo o calendário que usamos hoje é por causa de Jesus, assim como tantos aspectos da sociedade foram influenciados por ele.

Cidade Mais Rica Do Mundo Hoje (Culturalmente)

No mundo atual há outros fatores que influenciam a riqueza cultural de um lugar, fatores esses que são bem diferentes dos que eram considerados no passado, na antiguidade. Hoje uma cidade é considerada rica culturalmente se ela oferece aos seus habitantes e visitantes opções de lazer e cultura, tal como teatros, museus, parques, exposições, entre outros.

Há ainda um outro seguimento considerado, este segmento é a multiculturalidade de um lugar, que considera as diferentes etnias e nacionalidades que vivem em um território, as relações entre elas, as diferentes expressões culturais criadas e praticadas por cada grupo, assim como a abertura para a diversidade humana.

Considerando sob esse aspecto, podemos citar algumas cidades do mundo moderno, tal como Nova York, Sidney, Los Angeles, Miami, Berlim, Buenos Aires, Amsterdã, Copenhague, entre outras. Todas as cidades citadas são de grande efervescência cultural e principalmente jovem.

Sydney

Sydney

Para citar um dos nomes mais considerados para o topo da nossa lista, acho que uma boa opção seria a cidade australiana de Sydney, afinal essa cidade que conta com muitos eventos culturais ao longo do ano, possui inúmeros museus, parques e programas para todos os públicos, além disso é uma das cidades com maior multiculturalidade do planeta, uma vez que grande parte de sua população vem de outras nações, são imigrantes ou intercambistas, com dezenas e até centenas de nacionalidades diferentes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *