Como Funciona o Turismo? O que é o Curso de Turismo?

Turismo

Viajar, com fins de entretenimento ou outros fins, como emprego, saúde, educação, isso é o turismo. O turismo, antigamente, era uma coisa extremamente restrita. Apenas uma pequena parcela da população mundial tinha poder aquisitivo para fazer viagens turísticas. Hoje em dia o turismo se expandiu para uma porção muito maior da população. A todo momento as pessoas estão viajando à trabalho, à lazer, pela educação.

Muitos países têm políticas destinadas especificamente para o turismo. Hoje o turismo é uma maneira de enriquecer culturalmente e economicamente uma nação, uma sociedade. Mas como é que o turismo se mantém? Quem são os profissionais responsáveis por este mercado? Veremos neste artigo como é a carreira do turismo.

Turismólogo

O profissional de turismo é aquele que planeja, organiza, divulga e promove viagens com diversos fins para indivíduos, casais, famílias ou outros grupos de pessoas. Mas mais do que isso, o turismólogo atua em diversas áreas desse mundo tão amado das pessoas.

Pode criar e elaborar roteiros, acompanhar turistas, organizar feiras e eventos, congressos, exposições culturais e educacionais. Trabalhar em agências de viagens e também em hotéis. Além de empresas de eventos, prefeituras e outros órgãos públicos, etc. O turismólogo não pode trabalhar como guia sem um curso específico para este fim. As áreas em que o turismólogo pode atuar são: alimentos e bebidas, ecoturismo, eventos, marketing planejamento, órgãos públicos transporte, turismo de negócios.

Turismólogo

Turismólogo

A Carreira de Turismo

A profissão é reconhecida por lei desde o ano de 2012, então é um curso bem recente. Mas ao contrário do que muitos pensam é uma carreira promissora. Com a globalização, o turismo vem crescendo cada vez mais no mundo.

Além do diploma de graduação, assim como qualquer outra graduação, cada qualidade e competência que você adquire além disso conta como um “a mais” para que o sucesso seja garantido. No caso da carreira de turismo, dominar outras línguas, ter uma especialização ou formação em uma faculdade conceituada, ampliação de cultura e conhecimento de mundo são grandes pontos a se ter em um currículo.

O curso de turismo é de bacharel. Tem duração de 4 anos. O curso permite que o profissional saia com uma visão geral das áreas do turismo, como marketing, estatística, geografia, economia, administração. Ele é capaz de atuar na prática da hospedagem, de roteiros turísticos, patrimônio cultural e histórico, turismo cultural, ecoturismo, turismo esportivo, etc.

Existe também a opção de se graduar à distância. A grade é muito semelhante e a duração é a mesma. No Brasil, tem duas faculdades que oferecem a graduação à distância em turismo, a Universidade Católica de Brasília e a Faculdade de Estudos Administrativos de Minas Gerais.

O turismo também exista na modalidade de licenciatura, que forma professores. O curso também tem duração de quatro anos e as matérias são também muito semelhantes. Entretanto existem matérias específicas para a prática de lecionar, como didática e práticas de ensino. No Brasil, as faculdades que oferecem essa modalidade de graduação são a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Além dessas opções, ainda há o curso de tecnólogo em turismo, que é ideal para quem tem pressa de entrar no mercado de trabalho. São cursos que duram em média dois anos e são focados em alguma atividade específica da prática do turismo. O curso é focado em inserir o cidadão no mercado de trabalho, muito prático e objetivo.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *