O Que Faz Um Gerente de Hospedagem?

Você deseja trabalhar no segmento de hotelaria, mas ainda não definiu em que cargo? Pode ser bastante interessante conhecer com mais detalhes as funções atribuídas ao gerente de hospedagem, um profissional de grande impacto pelo sucesso da estadia do hóspede. Trata-se de uma função estratégica para o bom funcionamento do hotel e um elemento decisivo no desejo de uma nova hospedagem por parte do indivíduo.

Hotel: Estrutura Movida Por Diferentes Engrenagens

Os processos de hospedagem incluem todos os procedimentos rotineiros necessários para que os hóspedes sejam acomodados com sucesso e se sintam satisfeitos com o tratamento recebido. Um hotel pode ser definido como uma estrutura que funciona devido a um conjunto de engrenagens, quando uma delas não está bem todo o restante passa a ser comprometido.

Algo interessante de mencionar a respeito desses processos de hospedagem diz respeito ao fato de que são poucos os setores que tem contato direto com os hóspedes cotidianamente, mas todos trabalham com o único objetivo de tornar a estadia do cliente a mais satisfatória quanto possível. Um hotel em que o setor de reservas perde as solicitações dos clientes ou o departamento de governança não organiza a escala de arrumações e limpezas dos quartos não tem como funcionar com assertividade.

Quantidade de Funcionários e Exigência dos Serviços

O nível de exigência em relação a qualidade dos serviços prestados pelo hotel é proporcional a classificação obtida por ele na EMBRATUR. Os hotéis que apostam num preço mais em conta de hospedagem como diferencial têm custos reduzidos de maneira que possuem um quadro mais enxuto de funcionários e departamentos.

Um hotel com classificação 5 estrelas tende a manter uma média de um funcionário por apartamento. Independente do tamanho do hotel a sua estrutura pode ser dividida em duas categorias: Operacional (que tem contato direto com o hóspede sendo responsável pelos primeiros contatos com o mesmo) e o Administrativo (responsável por realizar os procedimentos gerenciais e resolver questões burocráticas).

Principais Cargos Num Hotel

A seguir vamos apresentar com um pouco mais de detalhes as funções atribuídas a diferentes cargos num hotel incluindo o gerente de hospedagem. Esse profissional é bastante relevante para a manutenção do funcionamento do hotel.

Gerente Geral

Gestão dos funcionários, da satisfação dos clientes e dos interesses dos proprietários do hotel. Cabe ao gerente traçar estratégias que corroborem para o crescimento do número de reservas e retornos.

Gerente Geral

Gerente Geral

Gerente de Alimentos e Bebidas

Deve oferecer aos hóspedes serviços de qualidade no âmbito do fornecimento de bebidas e alimentos observando os cálculos de proporção do investimento em insumos e retorno financeiro. Esse profissional é responsável pelo gerenciamento dos bares, restaurantes e cozinha central.

Gerente de Alimentos e Bebidas

Gerente de Alimentos e Bebidas

Coordenação Lazer e Eventos

É responsável por traçar estratégias de sucesso para alcançar as metas de venda das salas de eventos e dos serviços de alimentação e bebidas. Também atua coordenando as atividades da área de ginástica e lazer alcançando o máximo de satisfação dos clientes. Gerencia a área de lazer e eventos do hotel.

Gerente de Hospedagem

Gerente de Hospedagem

Gerente de Hospedagem

É responsável pela coordenação e orientação dos serviços da recepção seguindo os padrões de qualidade impostos pelo hotel. Também deve se ocupar da oferta de um serviço cortês voltado aos hóspedes potencializando o rendimento advindo do hotel. O profissional dessa área gerencia a recepção, boutique e governança.

Gerente Administrativo

Gerente Administrativo

Gerente Administrativo

Responsável pela coordenação das atividades operacionais da administração do hotel conforme o padrão de qualidade determinado pelo hotel. Gerencia os departamentos de compras, almoxarifado, informática, segurança, controle e recursos humanos.

Gerente de Manutenção

Responsável pela realização de manutenções permanentes do hotel através do estabelecimento e gerenciamento de programas preventivos. Tem como função principal garantir o correto funcionamento de todo o maquinário do hotel tendo a qualidade do mesmo em primeiro lugar.

Gostou de saber mais sobre o que faz um gerente de hospedagem e outros profissionais que compõem o quadro de colaboradores de um hotel? Deixe seus comentários!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *