Qual É O País Mais Seguro Da América do Sul?

Pensando em conhecer um pouco mais do continente sul-americano e não sabe exatamente qual país visitar? Tem preocupação com a segurança dos nossos países vizinhos e não sabe se eles são seguros para turistas? Se você tem essas dúvidas talvez tenha interesse em saber:

Qual é o País Mais Seguro da América do Sul?

É possível analisar vários indicadores para se saber qual é o país mais seguro do continente, um deles é o Índice Global da Paz (GPI) que é feito todos os anos pelo Instituto para a Economia e Paz. É um estudo feito para saber quais são os países mais seguros do mundo, medindo o nível da paz do local. No ano de 2019 foram analisados 163.

Dos 163 países de todos os continentes, nenhum país da América do Sul encontra-se no top 20 de países mais pacíficos do mundo, mas isso não quer dizer que os países aqui são perigosos, alguns deles, com destaque para dois, apresentaram bons resultados.

Para chegar ao resultado os pesquisadores usam três critérios: (i) conflitos internos e externos que se encontram atualmente; (ii) níveis de segurança e proteção dos seus habitantes e turistas; (iii) grau da militarização dentro do território do país.

Países da América do Sul

Países da América do Sul

Esses índices recebem pontuações, e quanto maiores forem os números, menor é a segurança no país. O Brasil foi o 116º colocado nesse ranking, considerado que possui uma paz média.

No ano de 2019 foi notado pelo relatório que todas as três Américas pioraram em termos de segurança, no decorrer dos anos que vem se passando, onde se cresceu a violência e o tráfico de drogas, e a política tem se tornado mais polarizada. O ranking dos 10 países sul-americanos mais seguros é o seguinte:

  1. Chile ocupa a 27ª posição;
  2. Uruguai ocupa a 34ª posição;
  3. Equador ocupa a 71ª posição;
  4. Argentina ocupa a 75ª posição;
  5. Peru ocupa a 80ª posição;
  6. Bolívia ocupa a 85ª posição;
  7. Paraguai ocupa a 88ª posição;
  8. Guiana ocupa a 92ª posição;
  9. Brasil ocupa a 116ª posição;
  10. Colômbia ocupa a 143ª posição.

A capital do Chile, Santiago, é a capital mais segura do continente para se viver e visitar.

A partir desse índice podemos notar que o Chile é considerado o país mais seguro da América do Sul, por isso, vamos conhecer um pouco mais sobre esse país.

Conhecendo o Chile

O Chile é um país incrível, tanto pela população super agradável com pelas suas belas paisagens, com uma geografia de extremos, possuindo cenários paradisíacos com praias belíssimas, e ao mesmo tempo neve e cenários deslumbrantes próximos a Cordilheira dos Andes.

No norte encontram-se as terras áridas do famoso deserto do Atacama, e ao sul há pequenas cidades onde é bem frio. No centro do país encontra-se a capital, Santiago, rodeada por belas montanhas. O país conta com regiões agrícolas, e uma região de vinícolas bem famosas, além de outros extremos, como a Ilha de Páscoa, um dos seus cenários de maior impacto.

A maioria dos voos internacionais que chegam ao Chile vai direto para Santiago, que possui o maior aeroporto do país. Existem voos que partem direto de São Paulo por várias companhias aéreas. Punta Arenas, na Patagônia também possui um aeroporto internacional que recebe voos diretos. Também é possível ir de ônibus, cruzando as fronteiras, claro, uma viagem bem mais demorada.

Principais Pontos Turísticos Do Chile:

O Chile está repleto de pontos super interessantes, e que merecem atenção para serem visitados, mas nem sempre é possível conhecer todos os pontos de um país, principalmente se a viagem não for tão longa. Vamos mostrar abaixo alguns locais que precisam estar no seu roteiro de viagem (pelo menos alguns deles), mas lembrando sempre que o país possui muitos outros locais impressionantes.

Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa

Fica a 3200 km da costa do Chile, e para chegar nela só partem aviões de Santiago e de Tahiti. É um dos locais mais famosos do mundo, com suas gigantes esculturas em pedras (possuem mais de 10 metros) originárias da civilização maoi. A ilha conta com uma paisagem linda, trilhas, passeios na praia e visita nas ilhas mais próximas para curtir a natureza.

Arica

Arica

Arica

Uma cidade litorânea pequena e simples, mas que possui um charme que encanta todos que a visitam. É uma cidade que fica no caminho da passagem para quem deseja visitar o Peru, mas mesmo se não for seu caso, deve levar em consideração passar uns dias no local. Conta com passeios interessantes, como mergulhos e belos restaurantes a beira mar. Além disso, o Morro de Arica tem uma vista incrível para a cidade toda.

San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama

San Pedro de Atacama

É a cidade que os turistas que querem conhecer o deserto do Atacama se estabelecem, ela em si é bem pequeno, árida e cheia de turistas, mas não é uma cidade desinteressante, conta com ótimos restaurantes para conhecer a gastronomia local, além de dar acesso aos passeios naturais mais incríveis do país: visita ao Valle de la Luna e Valle de la Muerte, Gêiseres del Tatio, desertos de sal e piscinas termais naturais.

Cajón del Maipo

Cajón del Maipo

Cajón del Maipo

Fica somente a 100 km de Santiago, bem ao lado da Cordilheira dos Andes. Próxima do Rio Maipo é rodeada por diversas montanhas, rios e vales. Possui piscinas naturais de água termal, que são o seu ponto mais visitado. Além disso, conta com outras atrações, como as Termas del Plomo, Embalse El Yeso, Parque Río Olivares e Monumento Natural El Morado. Perfeito para quem gosta de atividades ao ar livre, aquele tipo de turista mais aventureiro.

Puerto Varas

Puerto Varas

Puerto Varas

É uma cidade cheia de atividades, perfeito para quem gosta de se divertir bastante em suas viagens. Algumas das atividades são: pescar, passeio de barco, conhecer os Saltos de Petrohué, conhecer o lago Llanquinhue, Peulla, fazer rafting, subir o vulcão Osorno, visitar Puerto Montt e Frutillar, dentre diversas outras.

Torres del Paine

Esse é um dos parques mais famosos do Chile, e encontra-se na região da Patagônia. É uma grande montanha que é “dividida” em duas partes, havendo de um lado torres de granito, perfeito para escaladores experientes e do outro uma bela montanha, chamada de “Los Cuernos”. Conta com belos lagos, como o Pehoé, Sarmiento del Toro, Grey e Nordenskjod, e a cascata de Salto Grande.

Torres del Paine

Torres del Paine

Valparaíso

Cidade litorânea, conta com vários morros ao seu redor que tornam a sua paisagem indescritível, conta com um mirante onde é possível ver toda a cidade. A Casa La Sebastiana fica no topo de um mirante, onde viveu o poeta Pablo Neruda. Conta com um centro histórico extremamente preservado, que é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO.

Valparaíso

Valparaíso

Santiago

Diferente das cidades que já foram citadas, Santiago é uma metrópole agitada, repleta de atrações para agradar todos os tipos de turistas. Apesar de ser um grande centro urbano, possui uma paisagem de tirar o fôlego, já que se encontra bem próxima da Cordilheira dos Andes. A cidade conta com as atrações culturais mais procuradas do país, museus, igrejas, teatros, além de bares, restaurantes, parques e uma vida noturna agitada.

Santiago

Santiago

Valle Nevado

Perfeito para quem visita o Chile procurando atrações de inverno, a cidade conta com mais de 39 pistas de esqui, teleféricos e estações para se curtir a neve. Preparada para receber muitos turistas no inverno, possui ótimas hospedagens, muitas festas, várias locais para alugar equipamentos para a neve, piscinas aquecidas e spas.

Valle Nevado

Valle Nevado

Viña del Mar

Fica próxima a Valparaíso, e é famosa por ser um dos maiores balneários do Chile.

Viña del Mar

Viña del Mar

Apesar de possuir lindas praias o mar é muito frio para mergulhos, mas a paisagem impressiona, principalmente por combinar com a natureza do local e belas construções, como alguns castelos e palácios do século passado.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *