O Que é Uma Rede Turística? Para Que Serve?

Uma rede turística pode ter grande impacto de desenvolvimento na região em que o conceito é aplicado com assertividade, pois prevê uma coordenação de esforços de diferentes atores sociais para criar uma experiência de turismo mais rica e relevante para o turista com o retorno financeiro para o local turístico.

Basicamente trata-se de uma ação em conjunto levando em conta os pontos de turismo e o seu entorno. Cidades inteiras nascem e se desenvolvem no entorno de locais com potencial turístico. Trata-se de uma forma mais dinâmica de pensar e trabalhar o turismo e torná-lo mais rentável. Continue lendo para entender mais sobre o conceito de rede turística e o seu objetivo.

O Que é Rede Turística?

A rede turística consiste na integração do trabalho de diversos envolvidos no processo de experiência de turismo. Podem fazer parte dessa rede integrada atores públicos e privados. O desenvolvimento de centros urbanos em torno de pontos de interesse turístico é uma forma de tornar o espaço mais atrativo para quem desejar eventualmente visitar tais espaços.

O poder público pode contribuir para o fomento turístico através de obras de melhoria da cidade e as empresas privadas por sua vez podem buscar por formas de contribuir para um impacto ainda mais positivo para a experiência turística. Redes de turismo são essenciais para o desenvolvimento local e para aumentar a competitividade das organizações que se envolvem no processo.

Exemplos de Redes Turísticas

Esse ainda é um tema que demanda mais estudos e pesquisas aprofundadas para determinar quais são as formas mais eficazes de aplicar o conceito na prática. Dentre os exemplos que já foram analisados sob alguma perspectiva acadêmica podemos mencionar o desenvolvimento do turismo na Dinamarca. No país foi adotada uma metodologia em que as partes dependem umas das outras havendo tomada de decisão consensual.

Em outros lugares como Bavária, Áustria e sul do Tirol (região dos Alpes) há uma outra forma de trabalhar que foca no dinamismo e inovação sem tanta dependência entre as partes. A melhor forma de constituir uma rede turística varia de lugar para lugar, pois deve levar em consideração inúmeros fatores e os principais objetivos.

Questões Relevantes Para a Formação de Uma Rede Turística

Estabelecer um sistema de cooperação mútua entre instituições com papéis sociais distintos pode ser um tanto complexo observando o sistema como um todo. Destacam-se como questões relevantes para o sucesso tópicos como presença flexível, capacidade de aprendizado, boa reputação de todas as partes e confiança.

Quando não se tem uma relação em que as partes cedem igualmente e estão dispostas a adaptar sua forma de trabalho para chegar a um resultado mais efetivo fica bem difícil estabelecer uma relação de confiança. Somente uma atuação em conjunto em que todos colaborem permite criar sustentabilidade no campo do turismo.

Deve existir envolvimento de todos os atores para que seja possível reduzir os impactos negativos das atividades turísticas no destino escolhido. Com o passar do tempo os ganhos de uma ação coordenada se tornam mais palpáveis na medida em que o turismo local passa a contar com uma estrutura mais robusta.

Aumento da Competitividade Turística do Local

A criação de uma rede turística num local com potencial para essa atividade é uma forma de torná-lo mais competitivo em comparação com destinos semelhantes. Os turistas tendem a dar preferência para destinos em que saibam que contarão com um sistema eficiente e barato de transporte, por exemplo. Além disso, é necessário ter uma boa infraestrutura com a existência de bons hotéis e pousadas para atender a demanda dos visitantes. Outro ponto de grande importância que deve ser considerado é o da segurança.

Turismo na Praia

Turismo na Praia

Redes Turísticas Entre Agências de Turismo

Nos últimos anos vem se observando um movimento bem interessante no mercado turístico no tocante ao alinhamento de agências focadas nessa atividade para oferecer serviços de mais qualidade e com mais competitividade para os turistas. Um dos principais benefícios de uma ação coordenada com objetivo de melhoria da qualidade está no fato de conseguir criar uma imagem mais sólida e confiante das agências para os turistas.

Parcerias

A base do conceito de rede turística está em estabelecer parcerias assertivas com outros atores relevantes para o funcionamento da estrutura turística. O incentivo do governo para a criação de laços com outros países como os vizinhos do Mercosul, por exemplo, é bastante relevante e poderia ser maior, no entanto, ainda assim existe o estabelecimento de ações conjuntas por conta própria.

Formando a Rede Turística

Em muitas cidades de grande potencial turístico do Brasil ainda existe certa dificuldade para o estabelecimento de redes turísticas pela falta de engajamento entre os atores do setor. O que se percebe é quase sempre ações tímidas no sentido de criar uma interação mais profícua em médio e longo prazo. As parcerias ainda estão num âmbito muito básico precisando de mais incentivo para que estabeleça um tipo de trabalho bem coordenado.

Instituições da Área de Turismo

Uma das formas de ajudar a fomentar a criação de redes turísticas nas cidades com essa vocação no Brasil é através da criação de mais instituições na área de turismo. Em muitos lugares é possível perceber a existência de instituições nomeadamente focadas em turismo, mas que não possuem no escopo de suas atividades relacionadas prioritariamente a essa área.

As instituições públicas de turismo tem um papel fundamental para acelerar o turismo em suas regiões. Além de incentivar as empresas locais criam mecanismos que fortificam a escolha de determinados lugares pelos turistas como seus destinos de férias, por exemplo. Trata-se de uma forma de trazer mais capacidade competitiva para esses lugares potencializando a sua vocação para o turismo.

É um trabalho construído aos poucos e em conjunto para garantir melhores resultados no balanço final do sucesso da atividade turística. Os atores envolvidos na área do turismo devem se esforçar no sentido de aumentar a participação das instituições públicas como fomentadoras da atividade. Somente com um esforço de várias partes se tem um resultado mais consistente no futuro.

Gostou de saber mais sobre rede turística? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *