Qual É A Cidade Mais Feia Do Brasil E Do Mundo?

Essa pergunta é bem difícil de ser respondida, pois apontar uma cidade como a mais feia de um conjunto de municípios definitivamente não é uma tarefa fácil, afinal a beleza de um lugar não está ligada somente aos seus elementos estéticos, mas também aos seus elementos naturais, seus elementos culturais, históricos e o mais importante, está ligada ao seu povo, sua força, sua simpatia, sua bondade, etc.

O Brasil é um país de muitas belezas naturais, sendo essas dos mais diversos tipos e nos mais variados gostos, belezas de climas mais frios e de montanha, belezas de praias tropicais com águas cristalinas, belezas de turismo de aventura, com áreas de florestas, com muitas chapadas, com incontáveis trilhas e circuitos de hiking espalhados pelo país, enfim, há atrativos naturais por aqui capazes de agradar muitos gostos.

Ao mesmo tempo que o Brasil é uma nação extremamente privilegiada pela sua beleza natural, temos aqui também grandes cidades, as famosas selvas urbanas, sendo o seu maior exemplo a cidade de São Paulo, a maior capital do país e a cidade mais importante de toda a nação, economicamente falando. Em São Paulo estão concentradas muitas industrias, a sede de grandes empresas, muitos museus, é a principal cidade onde os negócios acontecem no Brasil.

Assim como ela temos outras capitais altamente urbanas, como Belo Horizonte que é a capital do estado de Minas Gerais, temos Curitiba que é a capital do estado do Paraná, temos também a cidade de Cuiabá que é a capital do estado de Mato Grosso, temos a cidade de Recife que é a capital de Pernambuco, etc. O ponto é que algumas dessas cidades tiveram um crescimento mais ordenado, controlado e planejado, enquanto outros cresceram de maneira desregulada.

O maior exemplo desse crescimento sem que houvesse o planejamento adequado, certamente no Brasil é a cidade de São Paulo, conhecida não pelos seus atrativos verdes, mas pelas imagens com seus inúmeros e incontáveis prédios, quando se olha no horizonte praticamente a única coisa que se vê é concreto, daí vem o seu famoso apelido “Selva de pedra”. Os cartões postais da cidade de São Paulo pouco estão relacionados com belezas naturais, mas muito mais com o seu lado urbano.

Cidade de São Paulo

Cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo é uma das cidades com mais opções culturais em todo o país, por lá há uma grande variedade de museus (muitos que estão entre os melhores do país e até mesmo entre os melhores da América do Sul), há uma grande variedade de teatros e de outros eventos culturais de caráter fixo ou intermitente. Há também o famoso parque do Ibirapuera que conta com uma extensa área de lazer, é um parque excepcionalmente bem cuidado e preservado, onde os paulistanos vão muito para fazer atividades físicas, para passar o tempo, para fazer piqueniques, entre outras atividades ao ar livre.

Apesar de todos os fatos citados e de sua incrível versatilidade, a cidade de São Paulo está em algumas listas internacionais classificada como uma das cidades mais feias do mundo. Isso pode ser uma surpresa para os apaixonados pela capital paulistana, mas a verdade é que a cidade possui muitas áreas que cresceram muito e em pouco tempo, o que contribuiu para a desorganização estética e falta de estrutura das regiões, isso foi somado à um problema de zoneamento que fez com que as ruas e avenidas não fossem expandidas na mesma velocidade do aumento da população, causando um caos de congestionamento e fazendo com que São Paulo tantas vezes virasse noticia pelos seus extensos congestionamentos em um comum.

Classificação Da Cidade De São Paulo

A cidade de São Paulo ficou na posição de número 9 na lista entre as mais feias do mundo. Essa lista foi elaborada pelo site “U city guides”, através da votação de profissionais que entendem sobre cidades, arquitetura e planejamento urbano, como também da interação com os expectadores do site, que contribuíram na formação da lista. A cidade que ficou em primeiro lugar foi a cidade da Guatemala, como a mais feia do mundo, a justificativa é que a cidade parece estar a ponto de cair, os prédios são antigos e mal estruturados, além disso, os criadores da lista levaram em consideração a qualidade de vida e a criminalidade do local.

Sobre a cidade de São Paulo foi dito que a cidade parece ter sido esquecida, em meio a tantas belezas naturais que temos no Brasil, ela não foi abençoada com uma grande parte dessa beleza, além disso, é citado também os seus muitos prédios, a falta de planejamento, a clareza com que se vê a desorganização de uma cidade que cresceu aceleradamente. Eles falam ainda que é uma cidade de concreto, citam o famoso “selva de pedra”.

São Paulo teve um auge arquitetônico que aconteceu nos anos 50 e 60, depois disso, o governo local não foi capaz mais de controlar o grande aumento populacional que aconteceu na cidade. Muitos são os fatores que fizeram a cidade mudar e crescer. São Paulo em meados do século passado, já era referência em cidade grande e zona urbana, muitas empresas já tinham se instalado na cidade e muitas ainda estavam por chegar, isso atraiu pessoas de todos os cantos do país causando um aumento grandioso do número de habitantes.

Outro ponto foi o êxodo rural, hoje nós temos um retorno para as raízes naturais, procurando produtos mais sustentáveis e saudáveis, mas nos anos 60 o que acontecia era que estava na moda começar a consumir produtos industrializados, naquela época a mídia e as grandes empresas vendiam para as pessoas uma imagem de vida moderna em que tudo deveria ser prático, vir em embalagens e que deveria ser o mais fácil possível para melhorar a vida cotidiana, isso causou uma queda na compra de produtos vindos do meio rural, obrigando muitos proprietários rurais a procurarem refúgio nas grandes cidades como São Paulo.

Acontece que a cidade não comportava com a estrutura que tinha na época, todas essas pessoas novas que estavam chegando, isso deu origem a muitos prédios populares, à muitos novos bairros e também as favelas. É claro que a culpa disso não era das pessoas que chegavam a cidade, essa culpa tem que ser estudada muito mais a fundo. A verdade é que essa imagem da cidade grande salvadora foi vendida para as pessoas, por causa dos interesses de grandes empresas, que teriam muito mais lucro monopolizando a produção de produtos básicos, por exemplo, para que comprar leite de um produtor rural, se uma empresa vende o leite em caixinha no supermercado e ainda enriquecido? (Era essa a imagem vendida na época, que faliu muitas famílias e muitos pequenos negócios locais).

Todas essas variáveis fez com que São Paulo chegasse ao ponto que está hoje, é incontestável que ela é a principal cidade brasileira a nível de negócios, mas há um grande número de moradores de rua pela cidade, há um grande número de pessoas na linha da pobreza, ou até abaixo dessa linha, há muitas pessoas morando nas favelas, há pessoas que ainda não tem acesso a serviços básicos de saneamento urbano, entre tantos outros problemas, como a grande criminalidade e a poluição que se observa na capital paulista.

Trânsito de São Paulo

Trânsito de São Paulo

Hoje há tentativas de mudar esse cenário, de revitalizar algumas regiões da cidade, mas para recuperar de fato a capital que já foi uma das mais belas do país, é preciso um trabalho constante e que vai ter uma longa duração, que envolve muitas esferas da sociedade, que trata inclusive dos problemas sociais e financeiros dos cidadãos, e esse tipo de projeto atualmente está bem distante de acontecer. Até que ele aconteça, provavelmente a cidade de São Paulo vai continuar entrando nesse tipo de lista, como a mais feia cidade do Brasil e uma das mais feias do mundo, apesar de todo o conteúdo que ela tem a oferecer além da estética.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *