O turismo tem um papel fundamental para a economia do país. E o Brasil é um destino turístico muito famoso, e um dos mais visitados por turistas do mundo todo.
Existem alguns termos relacionados ao turismo que podem gerar dúvidas em algumas pessoas.
No post de hoje, vamos entender melhor o que é oferta e demanda no turismo, principais características de cada um, e muito mais. Continue lendo…
O Que é Oferta no Turismo e Quais as Suas Principais Características?
Podemos definir como oferta turística o conjunto de bens, sejam eles naturais ou artificiais, de uma determinada destinação turística, compondo todo produto turístico, que atrai pessoas de todas as partes.
Em outras palavras, a oferta em turismo consiste em grupos de fatores patrimoniais, bens, equipamentos e serviços, e têm a capacidade de estimular o deslocamento de visitantes, que garantam a permanência de pessoas, e que tenham a capacidade de satisfazer as necessidades do deslocamento dos turistas.
São características da oferta turística:
- Não é possível armazenar os bens produzidos;
- A produção e o consumo são simultâneos;
- A presença do cliente é o que condiciona o consumo turístico;
- O produto turístico é intangível e
- É composta de recursos naturais e culturais, serviços urbanos de apoio aos visitantes, serviços turísticos e infraestruturas turísticas.
O Que é Demanda no Turismo e Quais as Suas Principais Características?
Enquanto isso, a demanda no turismo compreende o conjunto de pessoas que desejam ou que viajam para os locais distantes do ambiente do seu dia a dia, seja com o objetivo de lazer ou recreativo.
Os fatores que influenciam a demanda turística são: fatores aleatórios, fatores econômicos, fatores relacionados às unidades da demanda, relacionado ao sistema de comercialização et também aos fatores de produção.
A demanda turística se encontra dividida em 3 grupos maiores. A saber: demanda efetiva, demanda não efetiva e também a não demanda.
Além disso, ela também pode ser segmentada levando em conta vários critérios, dentre os quais estão: nível de renda dos turistas, a idade, a área geográfica, as formas de acompanhamento, o meio de transporte, o local que se deu o turismo e o tempo de duração da viagem.
Para a avaliação a demanda no turismo, são usados alguns indicadores. Por exemplo: quantidade total de turistas que chegam ou saem de um país ou de uma região.
Competitividade no Turismo
A competitividade no turismo está relacionada com a capacidade que uma empresa do ramo tem de gerar lucro, de maneira eficaz, e levando em consideração as vantagens competitivas em relação às empresas concorrentes.
Existem vários fatores que podem influenciar a competitividade. Dentre eles, podemos citar:
- A existência ou não de concorrentes;
- Capacidade de comercializar a demanda;
- Capacidade de negociar a oferta;
- Promoção do destino;
- Integração política;
- Qualificação de recursos humanos;
- Qualidade dos serviços;
- Gestão ambiental,
- E a produtividade das empresas.
Turismo no Brasil
O Brasil possui um grande potencial turístico. Principalmente pela sua diversidade cultural. E também pelas grandes riquezas naturais presentes seu território. Porém, esse grande potencial ainda não é totalmente explorado.
A atividade turística no Brasil ocupa somente 1% do total do fluxo mundial. No entanto, de alguns anos para cá, a quantidade de turistas que estão vindo para o Brasil aumentou muito. E tem ainda o turista interno, que também contribui muito para o aumento do volume anual.
Uma outra mudança que tem acontecido também é quanto à quantidade de brasileiros que estão viajando para o exterior.
O turismo tem um elevado potencial social, econômico, ambiental e cultural. É por isso que essa atividade deve ser cada vez mais estimulada.
6 Destinos Para Conhecer no Brasil
O Brasil é repleto de riquezas naturais. Por isso, se está pensando em viajar pelo país, então você precisa conferir abaixo 5 destinos incríveis que selecionamos, dentre os inúmeros outros que o Brasil possui. Acompanhe!
1 – Fortaleza (CE): o nordeste brasileiro, com certeza, merece um destaque especial. Afinal de contas, não é em qualquer lugar que se encontra tanta beleza natural. As belas praias, e o cenário simplesmente paradisíaco encantam pessoas de todas as partes do mundo.
2 – Campos do Jordão (SP): essa cidade tem com um tom mais europeu, devido ao inverno intenso da Serra da Mantiqueira. Além disso, a bela arquitetura local, que nos remete ao Velho Continente, dá um toque ainda mais especial à cidade.
Campos do Jordão recebe muito bem os seus visitantes, e oferece muitas opções de cafés, restaurantes e bares sofisticados. E que são bem requisitados, em especial no mês de julho, que é o período em que as temperaturas estão mais baixas.
3 – Arraial do Cabo (RJ): o clima da cidade é bem quente. E o sol predomina na maior parte do ano. É por esse motivo que esse local já não é mais um destino apenas para as altas temporadas.
Arraial do Cabo, além de ser um local lindo, também é ótimo para a prática de esportes, com mergulho e surf, por exemplo.
4 – Gramado (RN): essa cidade é ideal para quem busca algo diferente das praias. É um destino repleto de atrações tanto para crianças, quanto para adultos. Essa cidade é muito linda, e um dos destinos mais famosos do Brasil também. Vale à pena conhecer!
5 – João Pessoa (PB): apesar de ser um dos destinos mais famosos do Brasil, João Pessoa também é um destino mais em conta também. Na cidade, o turista pode aproveitar para comer muita comida boa, pois a culinária da região é muito famosa.
Além de também aproveitar o sol e as belas praias. E não para por aí! João Pessoa também tem muitos bares, que fazem a alegria dos visitantes.
6 – Florianópolis (SC): duas, muita praia, trilhas e muita agitação nas noites. Essa cidade é uma das melhores opções de passeio para grupos de amigos. São tantas atrações, que o turista pode aproveitar para fazer vários roteiros, para aproveitar a viagem da melhor forma.
Para quem está planejando as férias com a família ou amigos, vale apostar em um desses destinos. Planeje sua viagem com antecedência, para não perder tempo, e aproveitar todos os dias do passeio em grande estilo.