Quais as Maiores Cidades do Brasil

Não há dúvidas que o Brasil está entre os países mais populosos do mundo. De acordo com dados fornecidos pelo IBGE do ano de 2017, são 5570 cidades, com um total de aproximadamente 207.661.000 de habitantes.

Desse total de pessoas, a maioria se concentra nos centros do Brasil. Um percentual de 22% dessa população existente no país está concentrada nas maiores cidades do país.

Mas Você Sabe Quais São Estas Cidades?

Segundo dados do IBGE, para serem consideradas como maiores cidades do Brasil, estas devem ter um número de habitantes maior que um milhão. Nos dias atuais, existem um total de dezessete cidades que atendem a este requisito.

E um detalhe muito importante é que o que é levado em conta não é o tamanho territorial, mas sim o total da população da cidade.

Por isso, confira abaixo quais são as maiores cidades do Brasil:

  • São Paulo: além de ser a maior do Brasil, São Paulo é também a maior cidade do hemisfério Sul, e da América. Além de ser a décima cidade maior do mundo. São Paulo é cidade da América do Sul com o maior centro econômico, A cidade concentra 63% das multinacionais existentes no Brasil, e possui um PIB de 10,7 % de todo país.

    São Paulo

    São Paulo

O tamanho territorial da cidade de são Paulo é de: 1521,1 Km².

A sua população é de: 12. 252.023 habitantes.

  • Rio de Janeiro: cidade maravilhosa, como também é conhecido, o Rio de Janeiro é a principal rota turística internacional do Brasil. Uma boa parte da cidade do Rio de Janeiro é considerado como patrimônio Cultural da Humanidade, pela UNESCO. Culturalmente, o Rio de Janeiro exerce uma influência muito grande no Brasil e no mundo.

    Rio de Janeiro

    Rio de Janeiro

O tamanho territorial da cidade do Rio de Janeiro é: 1.200,177 Km².

Sua população gira em torno de: 6.498.837 habitantes.

  • Brasília: considerada como a maior cidade que foi construída no século passado, no mundo todo, Brasília é a capital do Brasil. O plano urbanístico da cidade foi desenvolvido pelo arquiteto Oscar Niemeyer, e recebeu o nome de “Plano Piloto”.

É na cidade de Brasília que estão sediados os 3 poderes da República (Legislativo, Executivo e Judiciário). E é também na cidade que cento e vinte sete Embaixadas estrangeiras estão sediadas.

Brasília

Brasília

O seu tamanho territorial é de: 5779,997.

A sua população é de 2.977.216 habitantes.

  • Salvador: primeira capital do Brasil no período em que os Portugueses colonizaram o país, a cidade também está entre as 1ª cidades da América. Por causa da influência africana, a cidade é considerada o berço da cultura afro no brasil.

O seu tamanho territorial é de: 692,818 Km².

A sua população gira em torno de: 2.938.092 habitantes.

  • Fortaleza: a cidade é o segundo roteiro mais cobiçado pelos turistas brasileiros, de acordo com dados do MT (Ministério do turismo). A cidade recebeu este nome por causa do Forte Schonenborch, que foi construído no século XV, na época em que a Holanda ocupou a região. Fortaleza é a cidade do Brasil mais próxima do continente Europeu.

O seu tamanho territorial é de: 314,930 Km².

Fortaleza

Fortaleza

A sua população gira em torno de: 2.609.716 habitantes.

  • Belo Horizonte: a cidade de belo Horizonte tem uma geografia formada por planícies e morros. Em seu entorno, está a Serra do Curral. Em se tratando de cultura, economia e política, a cidade de Belo Horizonte é bem influente. Com atenção voltada para informática e a biotecnologia, a cidade tem crescido bastante na área referente a tecnologia de ponta.

O seu tamanho territorial é de: 331 km².

Belo Horizonte

Belo Horizonte

A sua população gira em torno de: 2.513.451 habitantes.

  • Manaus: a cidade fica em uma área onde os rios Negro e Solimões se encontram. Manaus está em decimo lugar no ranque do turismo no Brasil. O nome da cidade é em homenagem à nação indígena chamada Manaós, que ocupava a região. Nos tempos da borracha, ficou conhecida como “coração da Amazona” e é chamada também de “Cidade Floresta”.

O seu tamanho territorial é de: 11401,092 Km².

A sua população é de: 2.094.391 habitantes.

  • Curitiba: a cidade se originou de um pequeno povoado bandeirante, que se tornou um ponto comercial importante com a construção da estrada entre as cidades de Sorocaba (SP) e Viamão (RS). Por esse motivo, a cidade se desenvolveu rapidamente, atraindo inúmeros imigrantes europeus, originários dos países da Polônia, Itália, Alemanha, Ucrânia.

Seu tamanho territorial é de: 435,036 Km².

Curitiba

Curitiba

Sua população gira em torno de: 1.893.997 habitantes.

  • Recife: entre as capitais estaduais, Recife é a mais antiga do país. É onde está sediado o aglomerado Urbano Norte-Nordeste mais rico, e é a cidade também que tem o PIB per capita maior da Região Nordeste.

Por esse motivo, Recife está entre as capitais com maior influência na região. É também na cidade do Recife que consulados estrangeiros possuem mais sedes, com exceção do eixo Rio-São Paulo.

Seu tamanho territorial é de: 218 Km².

Sua população gira em torno de:1.625.583 habitantes.

  • Porto Alegre: a cidade de Porto Alegre é a que tem o índice melhor de Desenvolvimento Humano do Brasil. 37% da população da cidade vive em apartamentos, fato que deu a cidade o título de a 2ª mais verticalizada.

Por causa de sua infraestrutura, uma das melhores do Brasil, e por ser uma das cidades mais alfabetizadas e arborizadas do país. Porto alegre é muito atrativa para pessoas de outras regiões.

Seu tamanho territorial é de: 496,682 Km².

Sua população gira em torno de: 1.481.019 habitantes.

Porto Alegre

Porto Alegre

  • Goiânia: a cidade foi criada no decorrer das ações da “Marcha para o Oeste”, pelo presidente Getúlio Vargas, com o objetivo de se tornar a capital do Estado de Goiás.

Por causa disso, a cidade foi acometida por um intenso crescimento populacional, alcançando no ano de 1996 um número de habitantes próximo de um milhão.

Seu tamanho territorial é de:739 Km².

Sua população gira em torno de:1.448.639 habitantes.

Goiânia

Goiânia

  • Belém: localizada na Baía dos Guajará, a cidade é a mais chuvosa do Brasil, por causa da influência do clima equatorial, e também pela sua localização, próxima da Floresta Amazônica.

No século XIX, no ciclo da borracha, a cidade de Belém desenvolveu-se fortemente e cresceu muito. Até hoje, várias construções que foram feitas naquela época, são vistas nas praças e edifícios da cidade.

Seu tamanho territorial é de:1059,458 Km².

Sua população gira em torno de:1446.042 habitantes.

Essas são, portanto, as maiores cidades do Brasil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *