Qual É O Estado Mais Violento Do Brasil?

A Violência No Brasil

O Brasil infelizmente é um país que muitas vezes é lembrado pela sua violência e criminalidade, é claro que temos muitas belezas naturais e também belezas e patrimônios arquitetônicos, em ambos os casos o número de atrativos é tão grande que é de se perder a conta, no nosso país temos belezas para todos os tipos de gostos e preferências, desde praias paradisíacas com águas cristalinas, temos também altas montanhas e estancias climáticas serranas e até mesmo paisagens mais secas, contrastando com nossas grandes e férteis florestas tropicais.

O Brasil com seus muitos recursos naturais, assim como uma grande abundância em um bem essencial para a humanidade que é água, poderia ser um dos países com maior índice de desenvolvimento e de abundancia do mundo, mas nossa nação foi assolada historicamente com muitos problemas sociais e culturais, já começou errado quando na sua “descoberta” pelos europeus portugueses, grande parte dos índios que são os verdadeiros e primeiros homens brasileiros foram dizimados, exterminados, enganados e quase extintos pelos colonizadores que supostamente deveriam ser mais evoluídos, a realidade é que eles chegaram aqui trazendo a violência de verdadeiros animais selvagens.

O ponto que ao longo do tempo, somado ao cenário de exploração e roubo de riquezas brasileiras, houve também a escravidão que durou muitos séculos, tendo trazidos milhões de cidadãos africanos ao nosso país para serem duramente e desumanamente explorados. A dependência de Portugal acabou, a escravidão acabou, mas as marcas culturais, históricas e principalmente sociais que todos esses contextos trouxeram ao Brasil perduram até os dias de hoje.

Violência No Brasil

Violência No Brasil

Pode ser um pouco difícil para alguém quem nasceu em uma família de classe média, ainda que seja classe média baixa, para quem nasceu em uma família branca sentir que as consequências de todos esses desdobramentos históricos nos atingem até os dias de hoje, quem nunca sentiu na pele muitas vezes acredita que não existe, mas é uma questão de empatia considerar o que muitas pessoas diferentes possam passar, até porque nós nunca conhecemos verdadeiramente a história dos outros, por isso o respeito é tão importante.

A verdade que o nosso país hoje vive supostamente uma democracia, mas quando analisamos os dados, os números, é claro que os resquícios dos tempos de escravidão e violência ainda permanecem enraizados na sociedade brasileira. Enquanto os países mais ricos e desenvolvidos investem em medidas para diminuir e erradicar completamente as grandes desigualdades, a pobreza de sua população, o Brasil nos últimos anos tem tomado medidas para acentuar essa pobreza, uma vez que os governos tantas vezes tomam decisões que favorecem imensamente os mais ricos e empobrecem grande parte da sociedade.

Há muitas medidas paliativas, que tem a intenção de dar um pequeno sustento a quem não tem nada, medidas essas que são extremamente necessárias para que muita gente não morra de fome, mas que a longo prazo não diminuem a desigualdade, enquanto as pessoas privilegiadas muitas vezes estão em grande ascensão. Tudo isso que foi citado, tanto os fatos históricos, como a divisão social brasileira, a marginalização dos mais pobres, a falta de medidas em busca da igualdade, contribuem para o quadro de miséria e violência que vemos hoje no nosso país, para a criminalidade, para a falta de esperança e de futuro de uma grande parcela da população, que engloba todas pessoas de todas as etnias, raça, credo e até mesmo condições sociais, uma vez que a violência não é cometida apenas pelos mais pobres.

Quais São Os Estados Mais Violentos Do Brasil?

Tendo dito tudo que foi explicado acima podemos então começar a dizer quais são os estados brasileiros que nos últimos anos apresentam um maior índice de violência, que sempre em primeiro lugar vem o estado do Rio Grande do Norte, que está localizado na região Nordeste do país. Esse lindo estado, repleto de belezas naturais tem uma grande parcela de sua população desempregada e na linha da miséria, o que contribui para o aumento da criminalidade, já que na falta de uma boa estrutura social e boas condições de vida, muitos jovens parte para uma vida no crime.

Estados Mais Violentos Do Brasil

Estados Mais Violentos Do Brasil

A taxa de criminalidade em todo o Brasil tem sido preocupante, não somente em um ou outro estado, mas em vários deles, uma vez que em pesquisas recentes foi constatado com base em número apresentado pelos governos, prefeituras e órgãos policiais que o número de ocorrências e de homicídios no Brasil tem sido em média 30 vezes maior do que o valor de crimes que acontecem em países mais desenvolvidos no período de um ano, esse número é muito grande, 30 vezes mais é uma quantidade inadmissível de crimes.

Outro estado que normalmente apresenta índices de violência muito altos é o Sergipe, o Ceará que detém uma cidade que por muitas vezes foi considerada a mais violenta do Brasil, que é a cidade de Maracanaú, o estado do Pará também que conta com a cidade de Altamira, que tem um alto índice de criminalidade. No entanto, não somente os estados do Nordeste e do Norte estão na lista dos mais violentos, entre as cidades mais perigosas do Brasil estão algumas cidades do estado do Rio de Janeiro na região Sudeste e algumas cidades do estado do Rio Grande do Sul na região Sul do país.

Violência no Brasil - Rio de Janeiro

Violência no Brasil – Rio de Janeiro

O Brasil em geral tem apresentados índices muito graves de crimes, o estado do Rio de Janeiro nos últimos é um grande exemplo disso, a própria capital que é a cidade do Rio de janeiro passou por verdadeiras guerras nas suas ruas, guerras que envolvem as chamadas de milícias formadas em maioria pelos próprios policiais que está ligada a muitos políticos, que hoje estão até mesmo na esfera federal de poder. As milícias ameaçam, matam e são muitas vezes mais perigosas do que o próprio crime organizado das favelas, já que são formadas em maioria por aqueles que deveriam zelar pela proteção do povo.

Tudo isso foi catastrófico ao Brasil e principalmente ao próprio Rio de janeiro, e afetou grandemente o turismo, e consequentemente também a economia da cidade, do estado e do país. O Brasil tinha de tudo para ser um dos países mais ricos do mundo, um dos países que mais arrecada do seu setor de serviços ligado ao turismo, mas se desviou ao longo do tempo, trazendo uma péssima visão de país criminoso perante o resto do mundo, há muitos estrangeiros hoje que sonham em vir para o Brasil, tem condições de vir para o Brasil, mas no final das contas decidem ir passar suas férias em locais considerados mais seguros, perde assim o país e toda a nação brasileira.

Temos que ressaltar que essa criminalidade não está restrita aos mais pobres ou mais acometidos pelos problemas sociais, tudo começa em grande parte com a criminalidade na política brasileira que começou a se enraizar na época da ditadura militar, quando os governantes da época passaram a montar esquemas de corrupção, nos últimos anos as coisas vem cada vez mais se agravando, o país que deveria andar pautado na democracia, tem andado pautado em interesses individuas dos seus governantes, o que alguns deles inclusive deixam muito claro, quando desdenham até mesmo da morte de seu próprio povo diante de situações extremas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *