O Que é e Qual a Importância do Ecoturismo?

O Ecoturismo que também pode ser chamado de turismo sustentável pode ser entendido como um conjunto de práticas de viagem relacionadas com o contato com a natureza e respeito ao meio ambiente evitando a sua degradação. O ecoturista opta por métodos de viagem que não agridem o ambiente e não proporcionam a sua degradação.

Dentre os objetivos do ecoturismo estão atender as demandas dos viajantes e ajudar as comunidades locais a sofrer o mínimo de impacto possível através de atividades turísticas. Além disso, corrobora para que seja possível viver a história de outras cidades de maneira a preservá-las enquanto pontos relevantes históricos.

Em linhas gerais ecoturismo é uma forma de viajar com responsabilidade a áreas naturais conservando o meio ambiente visando o bem-estar das pessoas locais. Continue lendo para saber mais sobre o ecoturismo.

Qual a Importância do Ecoturismo?

O ecoturismo abre um amplo leque de possibilidades para quem deseja empreender uma viagem de maior contato com a natureza. Uma experiência que contribui para que os envolvidos mergulhem em novas culturas e conheçam de perto outros estilos de vida. O ecoturista com certeza vive uma experiência que vai muito além de simplesmente tirar fotos.

Uma viagem de ecoturismo apresenta uma série de vantagens dentre as quais estão oferecer um passeio com mais responsabilidade pelos mais variados lugares aprendendo como respeitar os diferentes ambientes e ainda permitindo um contato mais direto com as comunidades locais. Além disso, regiões pouco exploradas podem ser acessadas com um comportamento alinhado as necessidades locais.

Essa forma de turismo sustentável contribui para uma experiência de viagem com mais aprendizado para todas as partes. Os guias turísticos e os anfitriões são educados num nível mais profundo a respeito de como levar os interessados para um passeio mais completo. O turismo é uma atividade com finalidade econômica, mas também é uma dinâmica de troca de experiências e de valorização do que há de mais valioso no mundo, a natureza esplendorosa.

Importância do Ecoturismo

Importância do Ecoturismo

Ecoturismo Valoriza a Experiência e o Local

Uma viagem de ecoturismo oferece ao turista uma nova perspectiva a respeito do local que ele está visitando observando o seu valor histórico assim como somando um aprendizado especial a respeito de terras desconhecidas. Esse contato baseado numa curiosidade mais profunda permite conquistar a simpatia dos moradores locais e ir de encontro a respostas mais amplas.

As medidas tomadas pelo ecoturismo corroboram para criar uma relação mais amistosa entre os turistas e os moradores locais. Muitas vezes os turistas são vistos como ‘invasores’ pelos moradores de regiões protegidas sendo relevante fazer um contato mais assertivo e promover o diálogo entre as partes. Os turistas precisam se adequar a realidade dos locais que pretendem visitar para não levar a problemas de relacionamento.

O guia de ecoturismo tem uma grande responsabilidade tanto no que diz respeito a manter os locais visitados preservados quanto ajudar a difundir a ideia de turismo como algo positivo nas comunidades locais. Trata-se de uma forma de trabalhar com turismo com responsabilidade pelo local e pelas pessoas que mora nele.

Ecoturismo Contribui Para a Estabilidade Econômica

Ecoturismo na Cachoeira

Ecoturismo na Cachoeira

Muitas comunidades de regiões afastadas têm no ecoturismo uma fonte de renda relevante para a manutenção da preservação e da vida dos seus moradores. É importante mencionar que há alguns tipos de turismo sendo que aquele que se baseia em ter um ponto turístico comercial num determinado local não necessariamente trará retorno para comunidade.

Quando o turismo acontece com base nesse viés mais comercial de grandes corporações pode acabar modificando drasticamente a vida das comunidades que vivem em seu entorno. O ecoturismo por sua vez tende a ser mais rentável para as comunidades que moram no entorno. Basear as atividades turísticas em contato e manutenção da natureza não só ajuda a manter o estilo de vida das comunidades locais como o próprio meio ambiente.

Uma Nova Forma de Viajar

O ecoturismo sugere para o turista novas formas de conhecer e visitar lugares únicos. Ao invés de fazer passeios com alta emissão de gases do efeito estufa a bordo de carros é possível estar perto da natureza fazendo caminhadas por trilhas, interagindo com moradores locais e conhecendo pontos de turismo ricos em história.

Geralmente as atrações turísticas que são geridas por empresas de pequeno porte têm focos direcionados para a preservação do ambiente e garantem um contato mais amplo com a natureza. O ecoturismo constrói um ciclo em que a preservação de espécies vegetais e animais é um dos objetivos para a manutenção do trabalho. A experiência proporcionada numa viagem de ecoturismo nem se compara uma experiência convencional de turismo.

Popularização do Ecoturismo

O ecoturismo está se tornando uma vertente mais popular dentro do setor de turismo. Viajar de maneira sustentável está ficando mais em conta e confortável tornando-se uma opção para mais pessoas. Passeios repletos de belos cenários e momentos únicos sem impacto negativo ao meio ambiente podem fazer parte das férias de pessoas com perfis distintos.

Havia uma ideia de que o ecoturismo era uma alternativa apenas para quem tinha muitos recursos para investir em suas viagens, hoje em dia fica mais evidente que viajar com sustentabilidade é algo pertinente à realidade de mais pessoas. Aprender a viajar sem deixar resíduos e lixo para trás assim como respeitar as exigências das comunidades locais contribui para que o turismo possa se manter como uma atividade recorrente.

Viajar estabelecendo um contato mais profundo com a natureza faz dessa experiência muito mais memorável e poderosa. Preservar o meio ambiente em primeiro lugar é primordial para estabelecer uma relação de mais respeito com as comunidades locais. O ecoturismo realiza um trabalho pertinente de investigação e planejamento para tornar a experiência de viagem mais completa.

Benefícios Para as Duas Partes

Um dos princípios básicos do ecoturismo diz respeito a oferecer benefícios para as duas partes envolvidas, ou seja, para os moradores locais que estão abrindo sua comunidade para receber pessoas de fora e para os turistas. Trata-se de um tipo de viagem em que ocorre uma relação de troca entre quem está vindo de fora e quem está na comunidade. É maneira muito mais instigante de viver a experiência de viagem.

Gostou de saber mais sobre ecoturismo? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *