A cidade de Mendoza é conhecida por ser a maior produtora de vinho do país, responsável por cerca de 70% da produção total no país, sendo essa uma das maiores atrações turística da cidade, feita principalmente pelos amantes de vinho, mas esse não é o único turismo que pode ser feito na cidade, ela conta com outros passeios bem interessantes, aos pés da Cordilheira dos Andes, conta com paisagens magníficas e até mesmo neve em um período do ano, proporcionando passeios bem diferentes, como montanhismo, esqui, cavalgadas, rafting e outros esportes.
A cidade está localizada na província de Mendoza, sendo a capital da mesma. A cidade conta com 115041 habitantes, e a população da região metropolitana é de 1055679. A cidade é semi desértica, possuindo água somente nos oásis onde os rios descem dos cumes dos Andes a partir do derretimento da neve, por isso, dentro das cidades há irrigadores artificiais. A cidade se desenvolveu após o terremoto que atingiu o país no ano de 1861.
Antes de conhecer mais sobre as atrações turísticas dessa cidade, vamos responder:
Qual a Melhor Época Para Visitar Mendoza?
As estações do ano da Argentina são correspondentes as do Brasil, portanto, quando é inverno aqui é inverno lá e assim em todas as quatro estações. A cidade de Mendoza pode ser visitada em qualquer estação do ano, mas cada uma delas tem suas peculiaridades.
Durante o verão o calor na cidade é muito extremo, no inverno alguns pontos da cidade recebem até neve. Ou seja, é necessário saber qual época você quer conhecer a cidade. Vamos conferir como é cada estação na cidade:
- Primavera: A primavera na Argentina vai do dia 21 do mês de setembro até o dia 20 do mês de dezembro. A temperatura nessa época é quente, porém, entre os meses de setembro e outubro elas são mais amenas, e a possibilidade de chuvas é menor. No mês de novembro o calor já é mais intenso.
- Verão: O verão na cidade vai do dia 21 do mês de dezembro até o dia 20 do mês de março. Essa estação é toda bem quente, com temperaturas que ultrapassam os 30 graus, podendo chegar aos 40 graus. Com o calor os passeios podem ficar cansativos, por isso, não é uma época boa para escolher visitar a cidade. Como é período de férias as passagens ficam bem mais caras.
- Outono: O outono vai do dia 21 do mês de março até o dia 20 do mês de junho. Essa época é perfeita para visitar a cidade, as temperaturas são bem agradáveis, e as visitas nas vinícolas são bem interessantes.
- Inverno: Os meses mais frios são junho e julho, com a temperatura média de 14 graus, mas durante as madrugadas a temperatura pode cair para até zero graus. Essa época é perfeita para visitar a cidade, já que durante o dia o frio não é extremo. Além disso, no inverno é possível diversificar bem os passeios na cidade. Para os brasileiros que nunca viram a neve e querem ter o primeiro contato com ela, o ideal é visitar a cidade entre os meses de julho e agosto.
Quando Neva em Mendoza?
É importante destacar que na cidade mesmo a neve é bem incomum, ocorrendo no máximo uma vez no inverno (por sorte), isso normalmente nos primeiros dias de Agosto.
Mas se aproximando mais da Cordilheira dos Andes a neve cai de maneira mais constante. No estado está localizada a estação de esqui mais importante do país, Las Leñas, que fica a 6 horas de viagem de carro do Aeroporto Internacional.
O Que Fazer Em Mendoza Quando Neva?
Há vários passeios legais para se fazer em Mendoza ou nas redondezas para curtir a neve. Vamos acompanhar alguns:
- Parque de Neve Familiar Los Puquios (Puente Del Inca)
Fica bem próximo da cidade, na rota 7, em Puente del inca. É uma opção familiar, mas onde é possível desfrutar de todas as atividades de neve, como esqui, descida de trenó, snowboard, esqui-bunda e diversos outros. É perfeito para iniciantes e que querem conhecer os esportes de inverno.
Para quem for realizar o tour de Altas Montanãs pode combinar o passeio com a visita ao parque, a estação de esqui Penitentes e o Aconcágua (conhecido como teto das Américas por ser a montanha mais alta do mundo fora da Ásia).
- Estação de Esqui de Los Penitentes
A estação é um dos locais preferidos dos brasileiros de se visitar em Mendoza. Possui uma paisagem belíssima, com montanhas, cânions e formações rochosas. O preço da estação de esqui é bem justo, possuindo diversas atividades na neve e passeio de teleférico.
- Enoturismo
A principal atração da cidade fica ainda mais interessante no inverno, que é visitar as várias vinícolas espalhadas pela cidade. Dentre as mais visitadas podemos destacar: Ruca Malen, Família Zuccardi, a Moët & Chandon e Casarena. Nesses passeios é possível degustar vinhos, azeites, cavalgar, fazer piqueniques e pedalar.
- Parque General San Martin
O parque possui 400 hectares com diferentes atrações, como lagos, praças, chafarizes, parques infantis, espaços para piquenique e locais arborizados. Conta ainda com o Museu de Ciências Naturais e Antropológicas, Universidade Nacional de Cuyo, um anfiteatro, o Estádio Provincial Malvinas Argentina e um campo de golfe. Além disso, tem uma belíssima vista da cordilheira dos Andes cheia de neve, sendo ideal para passar uma tarde tranquila.
E Atrações Sem Neve?
Muita gente acha que Mendoza só tem passeio relacionado às vinícolas, mas isso não é verdade, como já mostramos acima.
O centro da cidade é bem arborizado e pode proporcionar um passeio bem interessante e calmo, possuindo várias praças bonitas, como a España, Independencia, San Martín e Chile.
Vamos conhecer alguns pontos turísticos da cidade:
- Cerro de La Gloria
Esse monumento fica quase na divida de Mendoza com o Chile, foi construído em homenagem ao General San Martín pela travessia da Cordilheira dos Andes do seu exército, possuindo uma estátua do mesmo sobre um cavalo.
- Mercado Central
O Mercado Central de Mendoza é o local ideal para quem quer conhecer mais da cultura local, além de provar diversas iguarias argentinas e ter contato com a população local.
- Museu del Area Fundacional e Ruínas Jesuíticas de São Francisco
A cidade que foi fundada no ano de 1561 sofreu um terremoto 300 anos após a sua fundação. Após ser reconstruída, foi conservado um pouco da história de antes da tragédia no Museo e também é possível ver escavações da antiga civilização.
- Museo del Pasado Cuyano
Localizada na casa onde viveu o ex-governador Don Francisco Civit, é um Monumento Histórico Nacional, perfeito para quem quer conhecer mais sobre a história dos povos das províncias de Mendoza, La Rioja e San Juan.
- Museu Histórico General San Martín
Esse é um dos nomes que você mais vai ver na cidade de Mendoza, foi o grande libertador do país. A cidade possui vários locais de homenagem a ele, sendo o Museu um deles, local perfeito para conhecer a trajetória até a independência do país.
- Parque Provincial Aconcágua
Está localizado na Cordilheira dos Andes, com 6962 metros de altitude. É o ponto mais alto das Américas e atrai os apaixonados por natureza do mundo todo.
- Paseo Peatonal Sarmiento
São três quadras que ligam a Plaza Independencia a Avenida San Martín, sendo um local onde só passam pedestres, possui gazebos, áreas arborizadas e é um trajeto muito bonito para uma caminhada.
- Puente Piceuta
O lugar foi usado no ano de 1817 pelo General San Martín para atravessar o Rio Picheuta em busca da independência da Argentina. Não é mais um local para a travessia até a Cordilheira dos Andes, mas se tornou um Lugar Histórico Nacional.
- Tour de Alta Montanha – Rota Nacional 7
Você pode até achar uma estrada não pode ser um lugar turístico, mas isso é só até conhecer a Rota Nacional 7, um dos mais belos passeios, que liga a Argentina ao Chile, possui paisagens sensacionais com vários mirantes onde é possível parar e tirar belas fotografias.