Mendoza Tem Neve? Em Qual Época Do Ano? O Que Fazer?

A cidade de Mendoza é conhecida por ser a maior produtora de vinho do país, responsável por cerca de 70% da produção total no país, sendo essa uma das maiores atrações turística da cidade, feita principalmente pelos amantes de vinho, mas esse não é o único turismo que pode ser feito na cidade, ela conta com outros passeios bem interessantes, aos pés da Cordilheira dos Andes, conta com paisagens magníficas e até mesmo neve em um período do ano, proporcionando passeios bem diferentes, como montanhismo, esqui, cavalgadas, rafting e outros esportes.

A cidade está localizada na província de Mendoza, sendo a capital da mesma. A cidade conta com 115041 habitantes, e a população da região metropolitana é de 1055679. A cidade é semi desértica, possuindo água somente nos oásis onde os rios descem dos cumes dos Andes a partir do derretimento da neve, por isso, dentro das cidades há irrigadores artificiais. A cidade se desenvolveu após o terremoto que atingiu o país no ano de 1861.

Antes de conhecer mais sobre as atrações turísticas dessa cidade, vamos responder:

Qual a Melhor Época Para Visitar Mendoza?

As estações do ano da Argentina são correspondentes as do Brasil, portanto, quando é inverno aqui é inverno lá e assim em todas as quatro estações. A cidade de Mendoza pode ser visitada em qualquer estação do ano, mas cada uma delas tem suas peculiaridades.

Durante o verão o calor na cidade é muito extremo, no inverno alguns pontos da cidade recebem até neve. Ou seja, é necessário saber qual época você quer conhecer a cidade. Vamos conferir como é cada estação na cidade:

  • Primavera: A primavera na Argentina vai do dia 21 do mês de setembro até o dia 20 do mês de dezembro. A temperatura nessa época é quente, porém, entre os meses de setembro e outubro elas são mais amenas, e a possibilidade de chuvas é menor. No mês de novembro o calor já é mais intenso.
  • Verão: O verão na cidade vai do dia 21 do mês de dezembro até o dia 20 do mês de março. Essa estação é toda bem quente, com temperaturas que ultrapassam os 30 graus, podendo chegar aos 40 graus. Com o calor os passeios podem ficar cansativos, por isso, não é uma época boa para escolher visitar a cidade. Como é período de férias as passagens ficam bem mais caras.
  • Outono: O outono vai do dia 21 do mês de março até o dia 20 do mês de junho. Essa época é perfeita para visitar a cidade, as temperaturas são bem agradáveis, e as visitas nas vinícolas são bem interessantes.
  • Inverno: Os meses mais frios são junho e julho, com a temperatura média de 14 graus, mas durante as madrugadas a temperatura pode cair para até zero graus. Essa época é perfeita para visitar a cidade, já que durante o dia o frio não é extremo. Além disso, no inverno é possível diversificar bem os passeios na cidade. Para os brasileiros que nunca viram a neve e querem ter o primeiro contato com ela, o ideal é visitar a cidade entre os meses de julho e agosto.

Quando Neva em Mendoza?

Neve em Mendoza

Neve em Mendoza

É importante destacar que na cidade mesmo a neve é bem incomum, ocorrendo no máximo uma vez no inverno (por sorte), isso normalmente nos primeiros dias de Agosto.

Mas se aproximando mais da Cordilheira dos Andes a neve cai de maneira mais constante. No estado está localizada a estação de esqui mais importante do país, Las Leñas, que fica a 6 horas de viagem de carro do Aeroporto Internacional.

O Que Fazer Em Mendoza Quando Neva?

Há vários passeios legais para se fazer em Mendoza ou nas redondezas para curtir a neve. Vamos acompanhar alguns:

  • Parque de Neve Familiar Los Puquios (Puente Del Inca)

    Parque de Neve Familiar Los Puquios

    Parque de Neve Familiar Los Puquios

Fica bem próximo da cidade, na rota 7, em Puente del inca. É uma opção familiar, mas onde é possível desfrutar de todas as atividades de neve, como esqui, descida de trenó, snowboard, esqui-bunda e diversos outros. É perfeito para iniciantes e que querem conhecer os esportes de inverno.

Para quem for realizar o tour de Altas Montanãs pode combinar o passeio com a visita ao parque, a estação de esqui Penitentes e o Aconcágua (conhecido como teto das Américas por ser a montanha mais alta do mundo fora da Ásia).

  • Estação de Esqui de Los Penitentes

    Estação de Esqui de Los Penitentes

    Estação de Esqui de Los Penitentes

A estação é um dos locais preferidos dos brasileiros de se visitar em Mendoza. Possui uma paisagem belíssima, com montanhas, cânions e formações rochosas. O preço da estação de esqui é bem justo, possuindo diversas atividades na neve e passeio de teleférico.

  • Enoturismo

    Enoturismo

    Enoturismo

A principal atração da cidade fica ainda mais interessante no inverno, que é visitar as várias vinícolas espalhadas pela cidade. Dentre as mais visitadas podemos destacar: Ruca Malen, Família Zuccardi, a Moët & Chandon e Casarena. Nesses passeios é possível degustar vinhos, azeites, cavalgar, fazer piqueniques e pedalar.

  • Parque General San Martin

    Parque General San Martin

    Parque General San Martin

O parque possui 400 hectares com diferentes atrações, como lagos, praças, chafarizes, parques infantis, espaços para piquenique e locais arborizados. Conta ainda com o Museu de Ciências Naturais e Antropológicas, Universidade Nacional de Cuyo, um anfiteatro, o Estádio Provincial Malvinas Argentina e um campo de golfe. Além disso, tem uma belíssima vista da cordilheira dos Andes cheia de neve, sendo ideal para passar uma tarde tranquila.

E Atrações Sem Neve?

Muita gente acha que Mendoza só tem passeio relacionado às vinícolas, mas isso não é verdade, como já mostramos acima.

O centro da cidade é bem arborizado e pode proporcionar um passeio bem interessante e calmo, possuindo várias praças bonitas, como a España, Independencia, San Martín e Chile.

Vamos conhecer alguns pontos turísticos da cidade:

  • Cerro de La Gloria

    Cerro de La Gloria

    Cerro de La Gloria

Esse monumento fica quase na divida de Mendoza com o Chile, foi construído em homenagem ao General San Martín pela travessia da Cordilheira dos Andes do seu exército, possuindo uma estátua do mesmo sobre um cavalo.

  • Mercado Central

    Mercado Central

    Mercado Central

O Mercado Central de Mendoza é o local ideal para quem quer conhecer mais da cultura local, além de provar diversas iguarias argentinas e ter contato com a população local.

  • Museu del Area Fundacional e Ruínas Jesuíticas de São Francisco

    Museu del Area Fundacional

    Museu del Area Fundacional

A cidade que foi fundada no ano de 1561 sofreu um terremoto 300 anos após a sua fundação. Após ser reconstruída, foi conservado um pouco da história de antes da tragédia no Museo e também é possível ver escavações da antiga civilização.

  • Museo del Pasado Cuyano

    Museo del Pasado Cuyano

    Museo del Pasado Cuyano

Localizada na casa onde viveu o ex-governador Don Francisco Civit, é um Monumento Histórico Nacional, perfeito para quem quer conhecer mais sobre a história dos povos das províncias de Mendoza, La Rioja e San Juan.

  • Museu Histórico General San Martín

    Museu Histórico General San Martín

    Museu Histórico General San Martín

Esse é um dos nomes que você mais vai ver na cidade de Mendoza, foi o grande libertador do país. A cidade possui vários locais de homenagem a ele, sendo o Museu um deles, local perfeito para conhecer a trajetória até a independência do país.

  • Parque Provincial Aconcágua

    Parque Provincial Aconcágua

    Parque Provincial Aconcágua

Está localizado na Cordilheira dos Andes, com 6962 metros de altitude. É o ponto mais alto das Américas e atrai os apaixonados por natureza do mundo todo.

  • Paseo Peatonal Sarmiento

    Paseo Peatonal Sarmiento

    Paseo Peatonal Sarmiento

São três quadras que ligam a Plaza Independencia a Avenida San Martín, sendo um local onde só passam pedestres, possui gazebos, áreas arborizadas e é um trajeto muito bonito para uma caminhada.

  • Puente Piceuta

    Puente Piceuta

    Puente Piceuta

O lugar foi usado no ano de 1817 pelo General San Martín para atravessar o Rio Picheuta em busca da independência da Argentina. Não é mais um local para a travessia até a Cordilheira dos Andes, mas se tornou um Lugar Histórico Nacional.

  • Tour de Alta Montanha – Rota Nacional 7

    Tour de Alta Montanha – Rota Nacional 7

    Tour de Alta Montanha – Rota Nacional 7

Você pode até achar uma estrada não pode ser um lugar turístico, mas isso é só até conhecer a Rota Nacional 7, um dos mais belos passeios, que liga a Argentina ao Chile, possui paisagens sensacionais com vários mirantes onde é possível parar e tirar belas fotografias.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *