Em Que Ano Surgiu o Ecoturismo? Quando Ele Começou no Brasil?

O Ecoturismo tem se tornado cada vez mais popular entre os turistas que desejam mesclar aos seus passeios de descanso maior contato e interação com a natureza. Contudo, mais do que isso essa é uma modalidade turística que corrobora para a preservação dos cenários mais bonitos e encantadores. Se você têm dúvidas a respeito do conceito de Ecoturismo e quando ele teve início no Brasil e no mundo deve continuar lendo.

O Que é Ecoturismo?

O chamado Ecoturismo ou turismo ecológico é a modalidade de turismo que propõe o uso sustentável do patrimônio cultural e natural incentivando a sua conservação e busca de formação de uma consciência ambiental. O ambiente que serve para a promoção da atividade turística é também o ambiente que oferece as ferramentas de promoção do bem-estar das populações que residem em seu entorno.

Os conceitos apresentados no parágrafo acima servem de base para a definição de Ecoturismo elaborada pelo Ministério do Meio Ambiente em parceria com o EMBRATUR (Instituto Brasileiro de Turismo). Essa conceituação segue as diretrizes da Sociedade Internacional de Ecoturismo (TIES ou The International Ecotourism Society).

Principais Características do Ecoturismo

Esse segmento do turismo tem como principais características o contato com o meio ambiente através de atividades que incentivem a vivência e maior conhecimento a respeito da natureza e sua proteção. O turismo ecológico tem como suas principais bases conceitos de educação, sustentabilidade e conservação.

Em linhas gerais o Ecoturismo pode ser compreendido como atividades turísticas que tomam por base uma relação sustentável com a natureza mantendo forte compromisso com a conservação e educação ambiental. Esse segmento turístico tem grande relevância para a manutenção do turismo como um todo uma vez que promove a existência de uma relação mais positiva no tocante ao bem-estar social, ambiental, econômico e cultural de destinos de viagem com boa demanda.

Manter o que atrai o turismo, isto é, as belezas naturais e a biodiversidade local é essencial para que a atividade turística continue em crescimento. Os motores desse tipo de turismo é manter a conservação e valorização da diversidade biológica e cultural protegendo o patrimônio natural e cultural de diferentes partes do mundo.

Ecoturismo

Ecoturismo

Capacitação das Comunidades Locais

O Ecoturismo possui um pilar bastante sólido no desenvolvimento de projetos de capacitação das comunidades locais em diferentes partes do mundo com o objetivo de ensinar as populações residentes do local a como conservá-lo mantendo assim os atrativos turísticos e especialmente a biodiversidade. Nos últimos anos tem se percebido o quanto essa é uma ferramenta  poderosa para a capacitação de comunidades locais ao redor do planeta com o foco em alcançar o desenvolvimento sustentável.

Modelos de Práticas Sustentáveis

O Ecoturismo tem se consolidado como um setor que oferece excelentes exemplos de como uma atividade econômica pode estar baseada em ações sustentáveis. Outros segmentos tem usado essa expertise divulgada pelo turismo ecológico para repensar sua forma de atuar no mercado.

Para se ter uma ideia o Ecoturismo é o setor do turismo com maior taxa de crescimento atualmente. O turismo convencional apresenta uma taxa de crescimento de cerca de 7,5% ao ano enquanto que o Ecoturismo cresce em média de 15% a 25% ao ano. Conforme dados da Organização Mundial de Turismo (OMT), em torno de 10% dos turistas do mundo todo buscam por opções de Ecoturismo. Em nível mundial o faturamento desse segmento turístico fica próximo a US$ 260 bilhões, sendo que o Brasil tem uma participação de cerca de US$ 70 milhões. Nosso país possui lugares fascinantes para experiências turísticas com foco na preservação.

Entendendo o Universo do Ecoturismo

Dentro do segmento do ecoturismo há uma ampla gama de serviços que podem ser prestados incluindo os tradicionais serviços de transporte, hospedagem, passeios, alimentação, recepção, agenciamento, guiamento entre outros. Nessa área turística são adicionados ainda serviços com foco na integração do turismo com o meio ambiental.

Os profissionais de Ecoturismo podem incluir em suas opções de serviços turísticos observação da flora (acompanhamento das diferentes espécies da flora local com foco no entendimento da biodiversidade); observação da fauna (para observar de perto o comportamento dos animais em seus habitats naturais); visitas guiadas a cavernas (espeleoturismo); observação de formações geológicas, safáris fotográficos, caminhadas, mergulho, observação astronômica (para observar estrelas, quedas de meteoros e eclipses) entre outros.

Em Que Ano Surgiu o Ecoturismo?

No final da década de 1970 o mundo começou a se preocupar mais com a degradação do meio ambiente em especial pelo crescimento da discussão a respeito do aquecimento global. Havia a ideia de impasse entre o crescimento econômico e a preservação do meio ambiente.

O conceito de Ecoturismo formulado no final dos anos 1970 tinha como objetivo demonstrar que não era necessário ver as duas esferas como rivais, isto é, o crescimento econômico e o meio ambiente. Quando iniciativas voltadas para essas duas áreas são pensadas paralelamente todo mundo sai ganhando e permite a manutenção do turismo em pontos com grande potencial econômico.

Foto de um Homem Fazendo Ecoturismo

Foto de um Homem Fazendo Ecoturismo

Quando o Ecoturismo Começou no Brasil?

No Brasil o conceito de Ecoturismo chegou no ano de 1985 através do Projeto Turismo Ecológico implementado pelo EMBRATUR. Passados dois anos foi criada a Comissão Técnica Nacional com o foco na regulamentação do setor, uma forma de reconhecer a sua oficialidade e capacidade de impulsionar o crescimento do setor turístico.

Ainda na década de 1980 foram criados os primeiros cursos para formar guias especializados em turismo ecológico no Brasil. A qualificação de profissionais para um mercado é o passo inicial para que se consolide. A Rio 92 ampliou a visibilidade desse tipo de turismo no Brasil aquecendo o mercado.

No ano de 1994 a partir da publicação das Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo o nome do turismo ecológico em nosso país passou a ser Ecoturismo. Um conceito que vem se tornando cada vez mais difundido em diferentes regiões e que está contribuindo para a manutenção de áreas relevantes de preservação. Incentivar o Ecoturismo no Brasil é uma forma de corroborar para uma conservação mais efetiva das nossas belezas naturais e manter a economia girando sem precisar destruir o meio ambiente.

Gostou de saber mais sobre o Ecoturismo? Curta e compartilhe em suas redes sociais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *