É Preciso Ter Passaporte Para Viagens Nacionais?

É Preciso Ter Passaporte Para Fazer Viagens Nacionais?

Para realizar viagens nacionais, ou seja, viagens dentro do território brasileiro não é preciso ter passaporte, basta estar com um documento com foto em bom estado, ele pode ser o seu RG (Registro Geral) ou Carteira de identidade, pode ser também a carteira de habilitação ou passaporte se você tiver, nesse caso o uso do passaporte é uma opção e não uma obrigação.

O passaporte é um tipo de documentação que tem como uma de suas funções a identificação internacional de pessoas, pois é um documento padronizado em todo o mundo, no qual há informações suficientes para identificar da onde vem os cidadãos em questão e como ele segue um padrão adotado por todos os países a sua identificação é muito mais facilitada, dessa forma se identifica de maneia rápida todas as informações que se precise relacionadas a uma pessoa.

É preciso de um passaporte original e válido para se poder entrar em quase todas as nações do mundo, com exceção de algumas nações da América do Sul, onde especificamente para brasileiros não há essa necessidade, por causa de acordos firmados entre os países, principalmente por causa do acordo do Mercosul, que pela parceria entre as nações nos setores sociais, políticos e econômicos, dispensou as formalidades da exigência do passaporte. A seguir vamos fazer uma lista de quais são os países, os quais os brasileiros podem entrar sem precisar de passaporte.

  • A Argentina que é nossa vizinha sul americana não tem a exigência de passaporte para os brasileiros que vão ao país como turistas.
  • A Bolívia, um dos países mais ricos culturalmente de toda a América.
  • O Chile, apesar de esse país não fazer fronteira direta com o Brasil, uma das nacionalidades com maior número de visitantes anualmente por lá é a brasileira, a maioria das pessoas vão em viagens de avião, mas algumas outras se aventuram indo até o Chile de carro, normalmente passando pela Argentina.
  • A Colômbia, um dos países mais bonitos do mundo, de povo alegre e receptivo, assim como o Brasil.
  • O Equador um país riquíssimo culturalmente e muito influenciado pela sua ancestralidade inca.
  • O Peru, mais um país sul americano que conta com atrações excepcionais, inclusive entre ela está uma das 7 maravilhas do mundo moderno, que é uma antiga cidade de civilizações pré colombianas com um alto nível de conservação.
  • O Paraguai, que também é muito visitado por brasileiros, principalmente na região da tríplice fronteira (Fronteira entre Brasil, Paraguai e Argentina).
  • O Uruguai, que é um refúgio tranquilo que tem fronteira com a região Sul do Brasil, mais especificamente com o estado do Rio Grande do Sul.
  • A Venezuela, onde teoricamente os brasileiros não precisam de passaporte, mas devido a questões políticas recentes, é melhor verificar como andam essas questões legais e questões de documentação.

Questões Legais X Passaporte X Visto

Apesar de brasileiros terem sua passagem liberada em todas essas nações, isso não quer dizer que possam fazer o que quiserem por lá, a permissão de entrada no país sem precisar de passaporte, é apenas em regime turístico, não se aplicando aos casos de intercambio ou de residência nesses países. Se caso você deseja morar em algumas dessas nações, será preciso sim ter o passaporte e inclusive é necessário também que se tenha em mãos um visto de moradia válido.

Muitas pessoas ainda confundem passaporte com o visto, vamos aqui explicar brevemente o que é um e o que é o outro, o passaporte é um documento produzido no Brasil, pelo governo brasileiro, mais especificamente pela Polícia Federal, que é quem avalia os pedidos de novos passaportes e quem terá a permissão de tirar ou não, teoricamente qualquer brasileiro pode tirar, desde que não tenha problemas com a justiça ou outras questões legais pendentes.

O visto por outro lado é um documento emitido pelos países destino, ou seja, ele é emitido pelo governo do local onde você deseja ir, no caso, como estamos no Brasil, o visto é emitido pelas embaixadas das respectivas nações, que estão presentes dentro do território brasileiro. Há no mundo muitas embaixadas de muitos países, as embaixadas por mais que estejam presentes em outro território, são tidas como territórios soberanos que são pertencentes à nação que elas representam.

Passaporte

Passaporte

O visto por fim é um documento emitido por essas nações, dizendo que você está apto a entrar em seu território e ele pode ser de diferentes jurisdições, há os vistos de estudante, vistos de trabalho, vistos de moradia e etc. Há também o visto de turista, pois em alguns países como na maioria da Europa, os brasileiros não precisam de visto para viagens de turismo que durem menos que 3 meses, mas em outros lugares é preciso de visto para poder sequer entrar lá, como é o caso dos Estados Unidos da América, que exige visto para a entrada de brasileiros, caso contrário o cidadão é deportado.

Passaporte E Território Brasileiro

Atualmente para tirar um passaporte há uma taxa de aproximadamente 260 reais a ser paga para a Polícia Federal e por mais que parece uma taxa justa, já que a validade atual do passaporte é de 10 anos, muitas pessoas não tem condições financeiras de pagar esse valor, principalmente em situações de crise, como no caso da crise econômica, financeira e política que o Brasil enfrenta no ano de 2020, por isso uma excelente alternativa para quando tudo começar a se normalizar é viajar dentro do nosso próprio Brasil, que não exige o passaporte.

As viagens pelo Brasil, além de saírem mais em conta do que uma viagem internacional, pelo menos na grande maioria das vezes, também ajuda a economia do nosso próprio país, pois incentiva o turismo interno, o turismo nacional, assim também movimentando outras áreas e outros setores sociais, incentivando a produção de alimentos, gerando empregos para as pessoas, de maneira direta nos setores de serviço e de maneira indireta em outros setores de trabalho e de produção.

É importante para o país que após essa crise que vem assolando não só o Brasil, como todo o mundo em 2020, nós possamos incentivar o consumo interno, o serviço dos próprios brasileiros, os nossos próprios pontos turísticos e os nossos próprios produtos, pois dessa forma, cada um faz a sua parte para a retomada do país, cada um faz a sua parte para o consumo interno crescer e assim mais dinheiro girar dentro da nossa nação, a ajudando a se fortalecer apesar de tudo que vem acontecendo, afinal quando o governo é ineficiente e acaba agravando e as crises e criando outras ao invés de resolve-las, muitas vezes a única alternativa para não afundarmos ainda mais é o estimulo que vem do próprio povo para se ajudar, ao invés de esperar por um governo que dia após dia acaba afundando mais o nosso país amado.

O turismo é capaz que alavancar uma região ou outra, existem alguns lugares por aqui no Brasil que são completamente ligados e até dependentes do turismo, acaba que a atividade turística não apenas gera dinheiro para os governos locais, mas ela também gera muitos empregos e traz mais desenvolvimento para uma região, atraindo investimentos para melhorias de infra estrutura, como melhorias de estradas, de serviços públicos, como serviços de saúde e de transporte, tudo isso pode ser melhorado com o desenvolvimento da atividade turística nacional.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *