Tem Neve O Ano Todo No Chile? Quais Meses?

Chile

O Chile é um país que está localizado na América do Sul em sua região mais a Oeste, ele está de frente para o Oceano Pacífico e é um país surpreendente em belezas naturais. O Chile apesar de não ser um país tão grande, principalmente quando comparado com o Brasil, ele tem uma longa extensão vertical, sendo que o país começa na região central do continente chegando até o seu extremo sul.

O fato de seu território ser tão estendido assim faz com que o país conta com muitos biomas e paisagens diferentes de Norte a Sul, variando em cores, variando em flora e fauna, variando em padrões climáticos, em aspectos culturais, entre outros fatores. O ponto é que essa característica quase única do país, faz ele ser um dos mais bonitos do mundo e um dos mais procurados pelo turismo na atualidade, principalmente quando comparado com seus outros vizinhos sul americanos. Os brasileiros especialmente têm optado por passar cada vez mais as suas férias em terras chilenas.

É válido lembrar que o Chile não faz fronteira direta com o Brasil, e que ele está na parte Leste do continente, tendo saída para o Oceano Atlântico. Com isso a viagem para lá será um pouco mais longa do que seria para ir, por exemplo, para a Argentina, para a Bolívia ou para o Paraguai e Uruguai, etc., que são nossos vizinhos diretos de fronteira. No entanto, apesar de muitas pessoas não abrirem mão do conforto e da rapidez que tem uma viagem de avião, há quem se decida em ir para o Chile dirigindo, é mais comum do que parece na verdade.

Lembrando que dependendo da região do Brasil que você é, a sua viagem pode ser um pouco diferente, já que terá que passar por algum outro país para chegar até lá. A maioria das pessoas opta em ir para o Chile atravessando a Argentina, por ser uma rota mais segura, com estrados de qualidade boa e que também conta com paisagens muito lindas, o que agrada quem está passeando. Para isso, você tem que ir até a região Sul do Brasil e então cruzar a fronteira com a Argentina.

Bandeira do Chile

Bandeira do Chile

Lembrando que para entrar de carro no Chile é preciso estar com os documentos do motorista e do carro tudo em ordem, tudo em dia e o mais importante tudo em mãos, pois o país tem a fama de ter um excelente controle de fronteiras, que checa tudo e só deixa você entrar dentro do território deles após toda a conferencia. Se estiver tudo certo você então ganha um papel que é uma autorização de entrada do veículo que deve ser entregue na saída, lembre-se que é muito importante “NÃO PERCA esse papel, já que sem ele você não consegue tirar o seu carro do país”, você pode sair, mas o seu carro fica retido na fronteira.

Neve no Chile

No Brasil não neva, com exceção de momentos muito raros que acontecem uma vez a cada grande período de tempo, onde se vê neve de verdade na América do Sul é na Argentina e no Chile e esporadicamente na Bolívia em suas partes mais altas. No Chile em específico há dois tipos de ocorrência de neve, a neve que acontece devido as condições climáticas de certa latitude e a neve que acontece devido a grandes altitudes. Não devemos nos esquecer que pelo Chile passa a Cordilheira dos Andes, segunda maior cadeia de montanhas do nosso planeta, que inclusive só fica atrás da mundialmente famosa Cordilheira do Himalaia.

As altitudes que são encontradas no Chile são impressionantes, podendo passar dos 6800 mil metros de altura, para se ter uma noção, as altitudes que consideramos de regiões serranas aqui no Brasil não passam dos 2000 mil metros de altura. A cidade de Campos do Jordão no estado de São Paulo, por exemplo, tem por volta de 1600 mil metros de altitude. Há alguns picos muito altos, mas são picos isolados no alto de montanhas, ainda assim o pico mais alto do Brasil, é o pico da Neblina com quase 3 mil metros de altura e que está localizado no estado do Amazonas.

A neve nos pontos mais altos do país, como o alto das grandes montanhas ocorrem o ano todo praticamente, é muito comum ver o pico das montanhas brancos por causa da neve, no entanto, na parte mais baixa, o comum é que se tenha mais neve nos meses de inverno, que são os mesmos meses de inverno no Brasil, o período propício a neve começa mais ou menos em maio e vai até setembro, no entanto, as condições climáticas são imprevisíveis já que há casos no país de neve nos meses de verão, assim como também já tiveram anos que não nevou no inverno, tudo depende das condições de clima ano a ano.

Pode nevar no verão no Chile? Sim pode nevar no verão, mas essa neve não será em grande quantidade e nem na mesma qualidade. O ponto é que a neve que ocorre no inverno é mais intensa e mais constante, inclusive os meses de inverno são chamados de temporada de neve no país, é quando abrem as estações de esqui e muitos parques fecham, pois, o excesso de neve pode ser perigoso para os turistas. Vale reforçar que o Chile tem pratica na arte de esquiar e por lá são encontradas excelentes estações para a prática desse esporte, pessoas vem do mundo todo para esquiar no país.

A temporada de esqui vai desde o começo do mês de junho a até o meio do mês de setembro, mas é claro esse período pode variar de uma região para outra do país, mais uma vez reforçamos que as condições de clima anuais mudam de um ano para outro, assim como também de uma região para outra. Uma das coisas mais impressionantes da natureza no Chile é que até mesmo no Deserto do Atacama, deserto com grande parte a nível do mar já nevou, não é tão comum e não acontece todos os anos, mas algumas vezes ocorrem condições especificas de clima e neva por lá.

Neve no Chile

Neve no Chile

Um ponto importante é que apesar de a cidade de Santiago, capital do país e por onde chegam praticamente todos os voos do país, ser belíssima e ter uma linda visão da Cordilheira dos Andes coberta por neve, o evento de nevar na cidade não é tao comum assim, as pistas de esqui e as pessoas que procuram neve vão principalmente para outras regiões, tal como a famosa região de Valle Nevado e a procurada região de Cajon del Maipo, mas em viagens a partir de Santiago há estações mais próximas, como a própria estação de Valle Nevado, mas fique atento porque algumas são especializadas em iniciantes enquanto outras tem foco nas modalidades mais avançadas, ou seja, se você for iniciante não poderá esquiar nessas estações.

Uma informação importante para quem vai ver neve no Chile, são as roupas, pois as roupas de frio que usamos aqui não são as roupas de frio que são usadas por lá e no Brasil há pouquíssimas lojas que vendem vestuário adequado para se usar em locais com neve, já que estamos em um país tropical e que não neva. Muitas pessoas optam para comprar suas roupas de neve lá mesmo no Chile, esse ponto é importante porque muita gente não sabe, mas a neve deixa as pessoas e suas roupas molhadas, as vezes vemos o branco da neve e nos esquecemos de que ela também é água e é por isso que as roupas de frio que usamos no Brasil não servem para o uso no frio da neve. Muitas pessoas optam por alugar suas roupas de neve, o que é possível e há muitas lojas de aluguel, se você for apenas uma vez não compensa você comprar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
América

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *