Por Que O Turismo É Importante Para O País?

Turismo

Por definição turismo define uma atividade ou ação de uma pessoa sair do local onde mora e se deslocar até um outro lugar, a fim de obter entretenimento, fazer negócios entre outras opções de atividades. De uma maneira mais clara, o turismo se trata de um descolamento que ocorre em padrão temporário, um deslocamento para fora de locais onde essas pessoas estão habituadas a ir. O turista por sua vez, é considerado turista quando está em período superior igual ou até mesmo superior ao tempo de 24 horas, em um local que fica fora da região de sua residência, trabalho, ou de deslocamento habitual. Quando a pessoa não dorme no local onde está realizando turismo, ela é chamada de excursionista.

Há muitos tipos de turismo, as vezes até mesmo dentro de uma mesma cidade há muitos diferentes circuitos e enfoques de turismo que podem ser realizados. A prática do turismo é muito antiga, por muito tempo não havia sequer uma palavra para descrevê-la e desde aquela época de outrora, o turismo já tinha a sua importância, principalmente sua importância histórica, uma vez que muitos deslocamentos considerados turismos, aconteciam em função das batalhas de guerras, muitas dessas guerras inclusive contribuíram para moldar parte da história ocidental e as tradições em que vivemos até os dias de hoje. Desde a Grécia antiga, desde o tempo do Império Romano já havia também o turismo pelo lazer, visando o descanso, o relaxamento, ou então o divertimento e entretenimento.

Qual a Importância Do Turismo?

O número de pessoas que viajam no mundo em que vivemos, é muito grande, as viagens a lazer e a negócios são infinitamente mais comuns do que eram no século passado e até mesmo no início do século XXI. Isso pode ter acontecido por diversos motivos, entre eles o maior volume de serviços oferecidos, como por exemplo, o maior número de companhia aéreas existentes, o que barateia os custos de uma viagem, barateia o custo de serviços, o que gera um maior incentivo para que as pessoas possam se sentir confortáveis e seguras de viajar.

Turismo no Brasil

Turismo no Brasil

No século passado, o ato de viajar e fazer turismo não era tão popular assim, o grande pensamento que cercava a população, principalmente a população brasileira, era de que viagens eram coisas para pessoas ricas, um mito que foi sendo extinto ao longo do tempo. É claro que dependendo do lugar que você escolher para passar as suas férias, será necessário guardar um dinheiro primeiro, no entanto, há muitas opções de viajar gastando pouco no mundo atual e isso não fez com que o mercado do turismo perdesse dinheiro, isso abriu novas possibilidades, novas oportunidades e novas maneiras de se ganhar um bom dinheiro dentro desse ramo.

O turismo hoje é responsável por boa parte da economia, ele movimenta muito dinheiro, milhões, bilhões de dólares ao redor do mundo todos os anos, em lugares que tem o turismo como a sua principal atividade econômica, grande parte das famílias depende da renda proveniente deste setor para sobreviver, em alguns países mais pobres e subdesenvolvidos, o turismo foi o que deu oportunidade à muitas pessoas para melhorarem as suas condições de vida.

No Brasil, o turismo interno, o turismo doméstico, ou seja, o turismo que acontece dentro do nosso próprio país, vem crescendo muito nos últimos anos, isso se deu principalmente com a ajuda da internet que trouxe mais conectividade entre as pessoas e visibilidade para lugares mais distantes, o que consequentemente aumentou a vontade do brasileiro de viajar mais pelo país, uma vez que ele passou a ver mais as belezas naturais que estariam acessíveis para ele, afinal o Brasil tem de tudo um pouco e principalmente lugares de extrema beleza natural, então não há motivo de viajar para o Caribe, quando se tem vários lugares muito dignos de serem chamados de Caribe brasileiro aqui tão perto de nós.

Família em Férias no Caribe

Família em Férias no Caribe

O turismo tem uma capacidade de reerguer uma economia local que poderia estar na corda bamba por motivos de baixa em outros setores econômicos, dentro do turismo, o setor de serviços é capaz de gerar muitos empregos e movimentar outros setores de maneira indireta, então se fossemos fazer uma avaliação do impacto positivo gerado pelo turismo, esse impacto seria muito maior do que somos capazes de avaliar apenas observando as pessoas que atuam na linha de frente lidando com os visitantes, uma vez que engloba o setor de fornecimento de alimentos, assim também influenciando a agricultura e a indústria, tem também o setor de artes, uma vez que uma das maiores procuras em viagens é por artigos de artesanato local, entre outras áreas da economia.

O setor de transportes por exemplo, é um dos que mais se beneficia do turismo, pois as viagens tem que ser feitas de alguma maneira, algumas são realizadas através do transporte aéreo, algumas através do transporte rodoviário, de ônibus ou de carro, o único setor que não é bem desenvolvido para a viagem de passageiros no Brasil, é o setor ferroviário, o que é uma pena, já que esse tipo de transporte costuma ter um custo muito mais em conta do que os outros meios de transporte, na Europa, por exemplo, é muito comum as viagens de trem, mesmo as viagens de longa distância, já que alguns três possuem assentos super confortáveis e até a opção de camas e quartos individuais.

Outro ponto da importância social e econômica do turismo, é que quando uma localidade começa a atrair mais turistas, é comum que os seus governantes então comecem a fazer melhorias na cidade, ainda que seja pensando em mais geração de dinheiro, por ter uma melhor infraestrutura para receber os visitantes, ainda assim, acaba que todos os moradores da cidade se beneficiam das mudanças e melhoras. As melhoras em geral, ocorrem principalmente nas estradas, na estrutura de transportes coletivos, nas placas da cidade e elas vão gradativamente atingindo outros setores, com isso, o turismo atinge não só um local especifico, aumentando os níveis de produção e a geração de serviços também nas cidades próximas.

Turismo Cultural

Turismo Cultural na China

Turismo Cultural na China

Além de toda a importância do turismo para o setor financeiro e econômico, além de toda extensão de desenvolvimento urbano e social que vem das atividades turísticas, o turismo também contribui muito para a transmissão da cultura de um local, ajudando a levar as suas tradições para lugares onde elas não chegariam sozinhas, levando aos visitantes experiências inovadoras e que darão uma sensação maior de realização em uma viagem. O turismo que leva em conta o aspecto cultural de um lugar vem crescendo muito ganhando até mesmo um termo especial, esse tipo de viagem contribui para manter viva a história de uma região e de um povo, ajuda também a dar à uma população um sentimento de pertencimento e de orgulho.

Por fim, dentro das diversas áreas de turismo que podem ser exploradas, seja ela a do turismo cultural, do turismo de veraneio, do turismo de inverno, do turismo intelectual, do turismo sustentável, que por sua vez é uma das maiores tendências do nosso mundo moderno, pois tem como uma de suas metas principais, a promoção de atividades que não causem danos ao nosso planeta, garantindo assim que os espaços continuem em equilíbrio se mantendo para que as próximas gerações também possam usufruir, há muitos segmentos do turismo e todos eles contribuem para o desenvolvimento de uma sociedade, para a geração de empregos, para a dissipação da cultura ao redor de um país, ou ao redor do mundo, isso faz com que o turismo seja uma das atividades mais importantes que sustentam o nosso modelo de economia atual.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *