Qual a Melhor Época Para Viajar Para o Chile?

Um dos países com opções turísticas mais diversas da América do Sul, o Chile, é um dos destinos preferidos dos brasileiros. É possível deslumbrar o olhar com os mais incríveis cenários naturais, beber alguns dos melhores vinhos do mundo e ir de lugares quase desérticos para cidades cosmopolitas em questão de horas.

Para quem está querendo ver de perto todo o fascínio chileno nas próximas férias vamos apresentar um verdadeiro plano de viagem indicando as melhores épocas para se aventurar em cada região do país. Vamos começar esse passeio pelo Chile?

Chile: País dos Extremos

Com território extenso, o Chile, é um país que nos apresenta lugares extremos como o Deserto do Atacama ao norte e a Patagônia Chilena ao sul. As diferenças entre biomas no país fazem com que algumas estações do ano sejam muito intensas. Considerando esses contrastes apresentaremos dicas de melhores momentos do ano para visitar cada cantinho do Chile.

Qual a Melhor Época Para Viajar Para o Chile?

O clima pode ser um empecilho para vivenciar ao máximo a experiência de conhecer o Chile. Dessa forma a dica é ter um roteiro de lugares que se deseja visitar e analisar qual o melhor período do ano para cada uma das regiões. Em linhas gerais podemos dizer que existe um período ideal para visitar cada lugar turístico do Chile.

Santiago: O Clima e Temperaturas da Capital

Viajar Para o Chile

Viajar Para o Chile

Santiago, a capital chilena, é a porta de entrada do país e mesmo que seu objetivo seja conhecer outra região possivelmente chegará pela cidade ou passará por ela. Algo bastante interessante a respeito do clima de Santiago é o fato de que as estações do ano costumam ser bem definidas, ou seja, os invernos têm dias bem frios e os dias de verão costumam ser bem quentes.

Entre os meses de outubro e abril as médias de temperatura em Santiago costumam ser altas, a sensação térmica fica acima dos 30°C. Os meses mais quentes são dezembro e janeiro. O frio predomina na região de Santiago entre os meses de maio e setembro, as temperaturas não costumam passar dos 15°C entre os meses de junho e setembro. De madrugada as temperaturas podem ficar abaixo de zero. Ressaltamos que geralmente em Santiago não há neve, somente em seus arredores e nos pontos mais altos.

Melhor Época Para ir a Santiago

O melhor período para visitar Santiago depende do que você deseja, para quem quer viver uma experiência na neve indicamos viajar entre junho e setembro. O mês de agosto é o mais interessante para evitar o grande fluxo de visitantes de julho que costumam lotar as estações de esqui.

Quem desejar fazer sua viagem durante os meses mais quentes pode aproveitar mais nos períodos entre março e maio e de setembro a novembro, as temperaturas ficam mais amenas. Não estará nem o frio negativo e nem o calor intenso.

Deserto do Atacama: Condições Climáticas

Deserto do Atacama

Deserto do Atacama

Por estar localizado numa região mais árida do país, o Deserto do Atacama, apresenta temperaturas mais extremas no decorrer do ano. A cidade base para fazer a exploração do deserto é San Pedro do Atacama. Alguns passeios de exploração da região como o das Lagunas Altiplânicas e das Lagunas Andinas levam para lugares de temperaturas extremas.

Como é típico de regiões desérticas, o Atacama, pode apresentar temperaturas muito baixas ao cair da noite. No período entre junho e agosto é comum se deparar com temperaturas de -20°C em alguns passeios realizados pelo deserto, como o dos Geysers El Tatio que se inicia antes do nascer do sol. Entre novembro e fevereiro as temperaturas ficam mais elevadas durante o dia e a noite o clima se torna mais fresco.

Melhor Época Para Ir ao Deserto do Atacama

De maneira geral o Deserto do Atacama propicia uma boa viagem em qualquer época do ano, recomendamos, contudo, evitar o mês de janeiro, pois pode ter ocorrência de chuvas. O tempo chuvoso pode levar ao cancelamento de muitos passeios no deserto. Meses de clima intermediário como entre março e maio e entre agosto e novembro são ótimas opções.

Patagônia Chilena: Conheça Seu Clima

Chegamos ao sul do país, a Patagônia Chilena, uma região de intensa beleza, mas de clima extremo. Para quem deseja conhecer esse cenário indicamos prestar atenção ao clima, pois nesse caso faz toda a diferença. O frio e a neve podem representar um impedimento para realizar alguns passeios.

O ponto mais importante de saber a respeito do clima da Patagônia Chilena é a facilidade com que um dia de sol e céu azul se torna um dia de tormenta com neve e frio. As mudanças de clima acontecem a todo o momento e de repente. O período entre os meses de abril e outubro costuma ser marcado por temperaturas muito baixas que tornam difícil a realização de passeios.

Melhor Época Para ir a Patagônia Chilena

Como uma das melhores partes da viagem para a Patagônia Chilena consiste em fazer caminhadas, trilhas e demais atividades ao ar livre é recomendado dar preferência para uma viagem no verão, à alta temporada, infelizmente nesse caso não tem muito como fugir.

Ainda que sua viagem aconteça no verão você deverá estar preparado para baixas temperaturas e potenciais variações durante todo o dia. Para quem deseja curtir as estações de esqui é interessante viajar no inverno, contudo, prepare-se para encontrar várias trilhas fechadas.

Patagônia Chilena

Patagônia Chilena

Ilha de Páscoa: Conheça o Clima

Um destino fascinante, a Ilha de Páscoa, é um dos lugares habitados mais isolados do planeta. A ilha está situada no Oceano Pacífico a mais de 370 km da costa do continente, para chegar até lá é necessário enfrentar um voo de mais de cinco horas partindo de Santiago.

O clima nessa ilha é muito bom e permite boas experiências de viagem o ano todo. Não há grande variação de temperaturas no decorrer do ano como ocorre em outras regiões chilenas. Os meses de abril e maio costumam ser bem chuvosos na ilha, não significa necessariamente um impedimento para curtir a viagem, mas é bom saber disso.

Ilha de Páscoa

Ilha de Páscoa

Melhor Época Para ir a Ilha de Páscoa

Para uma viagem com menos incidência de chuvas a dica é se programar para visitar a Ilha de Páscoa entre agosto e março, os meses mais secos são outubro e fevereiro.

Gostou dessas dicas a respeito do melhor período para viajar para o Chile? Curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *