Dicas De Roteiros Para Salta E Jujuy Na Argentina Com Fotos

No Noroeste da Argentina encontramos as províncias de Salta e Jujuy, famosas por suas atrações exóticas e paisagens surpreendentes. Apesar disso, o local não é tão procurado pelos turistas que vão para a Argentina (que se concentram mais em locais como Buenos Aires), e também perde para os países vizinhos, como Bolívia e Chile, que possuem cidades com paisagens similares aos de Salta e Jujuy.

Apesar do turismo não ser exatamente concorrido, as pessoas que visitam as províncias com certeza não irão se arrepender, pois terão a oportunidade de ver vida selvagem bem diferente, planícies desérticas e salares de se perder de vista, além de conhecer uma cultura rica e tradicional, herdada dos incas e indígenas.

Se você pretende visitar as províncias e não sabe bem programar um roteiro, confira abaixo duas dicas:

Roteiro De 7 Dias: Viagem Em Família Ou Grupos De Amigos

  • Primeiro dia: Comece o primeiro dia em Salta, conhecendo seu principal ponto turístico, a Plaza 9 de Julio e os pontos ao redor, como a Catedral de Salta e o Museo de Arqueologia de Alta Montanã. Use esse dia para passeios tranquilos na cidade, finalizando a tarde no parque San Martín.
  • Segundo dia: Use a Rota Nacional 68 para ir de Salta a Cachí, onde você verá belíssimas paisagens e encontrará pontos bem legais, como o Parque Nacional Los Cardones e a Quebrada de Escoipe. Em Cachí é possível visitar a Plaza 9 de Julio e os pontos turísticos próximos dela. Na Rota Nacional 40, saindo de Cachí, é possível visitat o Camino de los Artesanos, onde existem várias lojas artesanais, mais a frente estão os povoados de Molinos, Seclantás e Angastaco. Você terminará o dia em Cafayate.
  • Terceiro dia: Em Cafayate você pode gastar seu dia visitando vinícolas, pois a cidade é uma ótima produtora do vinho Torróntes, além das vinícolas, há o Museu de la Vid y el Vino, dedicado a origem da produção de vinho na região. A cidade conta com outras atrações como um mercado bem interessante. No final da tarde é possível fazer um passeio a cavalo nos Los Médanos (uma região muito bonita, com montanhas, vinhas e dunas de areia branca).
  • Quarto dia: Retorne para Salta pela Rota Nacional 68 (essa é uma das estradas mais bonitas do mundo), e pare na reserva natural Quebrada de las Conchas, onde há belíssimas formas esculpidas nas rochas coloridas. Como essa é uma viagem longa, você deverá chegar a Salta pelo final da tarde, e pode ir visita algum bar ou restaurante da cidade.
  • Quinto dia: Pegue a Rota Nacional 51 em direção a Puna, você irá passar pelo “Portal dos Andes”, ultima cidade povoada antes da Quebrada del Toro, que conta com cactos gigantes e vistas incríveis das suas colinas coloridas. Você chegará a San Antonio de los Cobres, onde pegará o Tren a las Nubes, esse trem é uma atração turística muito interessante, um de seus pontos é considerado a mais imponente obra de engenharia do século passado. Após esse passeio é hora de ir para as Salinas Grandes (terceira maior salina do mundo), um local de beleza sem igual, principalmente nos dias de chuva. Termine o dia no vilarejo de Purmamarca, em Jujuy, uma cidade com arquitetura incrível, considerada Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.
  • Sexto dia: Acorde cedo em Purmamarca para visitar seus pontos turísticos, como a Iglesia Santa Rosa de Lima (datada do século XVII). A principal atração turística do vilarejo é o Cerro de los Siete Colores (uma montanha composta por sete cores bem definidas), para chegar até esse ponto é preciso pegar o Passeo de los Colorados, de lá, siga para Tilcara, que conta com o Pucará Tilcara, o sítio arqueológico mais importante da Argentina, além disso, a Iglesia Nuestra Señora del Rosario é um ponto muito interessante de ser visitado, uma construção belíssima com um cenário ao redor de tirar o fôlego.
  • Sétimo dia: Siga para a cidade de Humahuaca, que já foi assentamento indígena e que possui a Quebrada de Humahuaca, um antigo caminho comercial do Império Inca. Na cidade visite também Serranía de Hornocal, uma cadeia de montes com quatorze cores diferentes. Siga para San Salvador de Jujuy, a capital da província, que possui atrações turísticas bem diferentes, com destaque para os edifícios público, a Iglesia San Francisco e a Iglesia Catedral.

Roteiro De 9 Dias: Mochilão De Ônibus

  • Primeiro dia: Vá para Salta e passe o primeiro dia na cidade, conhecendo as atrações da região.
  • Segundo dia: Vá de Salta para La Quiaca, em ônibus direto em uma viagem que dura 7 horas. Em La Quiaca você irá curtir a paisagem, e pode visitar alguns locais, como o mercado da cidade.
  • Terceiro dia: Vá de La Quiaca para Humahuaca em uma viagem direto de ônibus que cura 2 horas. Ainda nesse dia pegue um ônibus de Humahuaca para Tilcara, a viagem dura 40 minutos. E por último, finalize com uma viagem de Tilcara para Purmamarca, com uma viagem que dura 30 minutos.
  • Quarto dia: Visite os pontos turísticos de Purmamarca no quarto dia, depois faça uma viagem de ônibus até Salinas Grandes, ela dura cerca de 1 hora. Volte a Purmamarca e vá para Sal Salvador de Jujuy, em uma viagem que dura 1 hora.
  • Quinto dia: Aproveite San Salvador de Jujuy, depois vá para Salta em uma viagem que dura 1 hora e 30 minutos.
  • Sexto dia: Vá de Salta para Cafayate, em uma viagem que dura 3 horas, e aproveite o dia na cidade.
  • Sétimo dia: Vá de Salta para Cachi, em uma viagem de 3 horas de ônibus, ou pegue um tour guiado para parar nos pontos turísticos no caminho.
  • Oitavo dia: Fique em Salta e aproveite para andar no Teleférico San Bernardo.
  • Nono dia: Você pode passar mais um dia em Salta, ou pegar o Tren a Las Nubes (mas é uma atração mais cara).

Agora que você já pegou a dica de dois roteiros bem legais para se seguir e visitar essas províncias, vamos conferir algumas dicas extras para sua viagem ser perfeita:

O Que Comer?

Toda a região é conhecida pela sua culinária, mas, a culinária de Salta é uma das mais apreciadas em toda a Argentina, por isso, tire um dia para experiências gastronômicas, e aproveite pratos como à empanada salteña, carne de lhama, e pratos com truta.

Como Chegar?

Montanhas Coloridas de Jujuy

Montanhas Coloridas de Jujuy

É possível chegar à região tanto por Salta como por Jujuy, saindo em voos diretos do Brasil. Além disso, é possível viajar até Buenos Aires e de lá pegar um voo ou ônibus (mas que tem uma viagem de mais de 20 horas). Uma boa opção é partir de Buenos Aires para Mendoza, dar uma parada e depois ir para Salta, isso se você deseja conhecer outras regiões da Argentina.

Onde Ficar?

A maioria das pessoas se estabelece em Salta e de lá explora as cidades vizinhas. Mas é bem interessante passar noites em outras cidades, como Humahuaca, Tilcara e Purmamarca.

Quando ir?

A região possui temperaturas extremas tanto no verão como no inverno, por isso as estações entre elas são as preferíveis (outono e inverno, de março a novembro). Nessas estações o clima é ameno, quente durante o dia e um friozinho durante a noite.

Quanto tempo Ficar?

Os roteiros acima deram as opções de 7 ou 9 dias, mas claro você pode escolher ficar mais tempo ou menos. Porém, com menos de 6 dias você irá conhecer muito pouco da região, e com mais de 15 dias pode se tornar um passeio meio enjoativo.

Vale a Pena Alugar Um Carro?

Se você busca comodidade para os seus passeios é interessante alugar um carro, mas é necessário tomar cuidado com as estradas. Dirigir em estradas desconhecidas já é algo perigoso e a região tem um plus de estradas bem ruins.

Quanto Irei Gastar?

Isso depende muito do quanto você está disposto a gastar. No geral, a média de 25 dólares por dia (contando hospedagem, restaurantes e passeios) irá te dar uma estadia confortável, mas não luxuosa.

Cuidados especiais: O clima no local é seco, por isso carregue com você água, óculos de sol, creme hidratante, filtro solar, além de roupas leves, frescas e confortáveis. Caso visite o local no tempo de frio esteja preparado para enfrentar temperaturas bruscas. Como as vilas se encontram em pontos de muita altitude, compre folhas de coca para mastigar, elas irão prevenir o mal estar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *