Como Conseguir Morar No Exterior? O Que Precisa?

Morando Fora Do Brasil, O Que Saber, Como Decidir, Dicas Básicas

Morar fora do Brasil é o sonho de muita gente, para alguns esse é um sonho mais próximo de ser realizado, para outros é um sonho mais distante, independente de qual for o seu caso há algumas informações e procedimentos que você deve saber antes de se decidir, como tirar o seu passaporte, ter um dinheiro guardado, pelo menos um pouco, estudar sobre o seu destino para que você chegue até lá com o maior número de informações possíveis, entre outras informações.

Atualmente há muitas agencias de intercambio que são especializadas nesse tipo de trabalho, intercâmbios de pessoas entre países, algumas são especializadas em intercâmbios para estudos, outras em intercâmbios de trabalho profissional, algumas ainda atuam na área de intercâmbio voluntários, entre outros tipos, cabe a você definir o que procura e depois decidir qual dentre tantas agencias você vai procurar para organizar os procedimentos necessários para a sua partida.

Uma das decisões mais importantes quando você se decide plenamente que quer ir embora do Brasil, é por fim decidir para onde você quer ir, mesmo que você ainda não tenha um destino especifico em mente, você deve saber que tipo de lugar deseja, quais são as experiências que espera viver, entre outras informações fundamentais. Quando já tiver definido o lugar começa a busca por informações culturais e necessárias para viver por lá, muitas vezes essa busca e estudo é auxiliada até mesmo pela própria agencia de intercambio.

Apesar da facilidade de assessoria das agências de intercambio, há muitas pessoas que decidem fazer tudo por conta própria, é claro que dá mais trabalho, mas os valores finais podem sair mais em conta, é uma questão a se decidir, o que pesa mais, o interessante das agencias é que normalmente eles já possuem muitas conexões em outros países, parcerias com escolas, empresas, eles já são experientes nos processos de visto, etc.

Todas essas conexões são muito importantes, pois para morar em outros lugares, na grande maioria das vezes não basta apenas o passaporte, mas é extremamente necessário também um visto, uma escola, uma acomodação e tudo isso deve ter peso na sua decisão final, que deve incluir achar uma agencia de confiança, que é parte fundamental do processo, uma vez que eles estarão lidando com o seu dinheiro e com a sua vivência em um local em que você estará longe de casa.

Como Conseguir Morar No Exterior?

Essa é uma pergunta completamente abrangente e até mesmo um pouco abstrata, uma vez que ela tem muitas respostas cabíveis e diferentes, o que você precisa para se mudar para outro país vai depender muito da localidade, da região, dos costumes, das exigências do país em questão, entre outros fatores. No geral, você precisa de visto e uma quantia em dinheiro mínima, para provar que você consegue pelo menos se sustentar sozinho nos primeiros meses, muitos países exigem comprovação dessa quantia mínima em dinheiro.

Além disso, você deve estar limpa com a lei do seu próprio país, sem dever nada ou ter cometido algum crime, além disso, muitas vezes as embaixadas analisam o que você pretende fazer o no país e se possui raízes no seu país de origem, o que indica que você não vai morar para sempre nessa nova nação, como raízes podemos entender família, estudos, etc. Uma coisa muito necessária também é estar em dia com os seus exames e a sua saúde, e principalmente com as suas vacinas, há países que exigem uma carteira de vacinação completíssima, principalmente de quem está vindo do Brasil.

Há uma coisa que muita gente não conhece, mas se chama Carteira de vacinação Internacional, você pode pedir por essa carteira toda vez que tomar uma vacina, ela é necessária para morar no exterior, pois é mais completa e é a única aceita em muitas localidades, já que a carteira de vacinação comum brasileira, não tem validade na grande maioria dos países.

Se você toma medicamentos que requerem o uso de receitas para a sua compra em farmácias, é preciso também que você peça a seu médico as receitas traduzidas e carimbadas, lembre-se que no exterior o sistema de venda de remédios é muito mais controlado do que aqui no Brasil, portanto, muitos remédios não podem ser comprados com facilidade em farmácias, as vezes até mesmo medicamentos que para nós são básicos, como alguns analgésicos, aqui entra também a parte de pesquisa sobre o país, para saber como funciona isso no local que é seu destino.

Se você pretende dirigir em outros países, você pode aqui mesmo no Brasil, dar entrada a sua carteira de habilitação internacional, na verdade há países que não pedem isso, mas muitos pedem, então é melhor já deixar tudo certo previamente. Esse documento se chama Permissão Internacional para Dirigir e você pode solicitar isso tanto no Poupa tempo, quanto no Detran, não precisa ser pessoalmente, pode ser através da internet, nos respetivos sites dessas instituições, essa carteira tem um custo de mais ou menos uns 250 a 300 reais, isso varia de acordo com o estado em que você mora.

Para sair do Brasil e entrar em outra nação, a sua documentação deve estar em dia e com tudo certo, os principais documentos necessários são o Passaporte, o visto para o país que você deseja ir, as passagens aéreas, você precisa ter também os comprovantes de hospedagem ou de aluguel de uma acomodação no país de destino, outro fator importante é ter próximo a você no momento da viagem extratos bancários, que possam comprovar a sua situação financeira e também o papel que comprova a contratação de um seguro de viagem, o que é imprescindível em quase 100% dos países.

Os documentos gerais que são obrigatórios são o RG, o CPF, a certidão de nascimento, a certidão de casamento se tiver, o título de eleitor (que por sua vez deve estar em dia com as obrigações eleitorais), a carteira de habilitação, a permissão internacional para dirigir, carteira de vacinação e certificação internacional de vacinação.

Documentos para Passaporte

Documentos para Passaporte

Quanto a questões de profissionalizações, normalmente para qualquer função que você viaje é necessário ter com você alguns documentos de comprovação acadêmica, tanto os seus diplomas e históricos que deve ter tradução juramentada, como também certificados de pro eficiência na língua (não é preciso em todos os países, e nem em todas as funções) e muito importante, a carta de aceitação no local onde você vai estudar ou trabalhar. Algumas dicas de lugares que são interessantes e muito procurados pelos brasileiros, são o Chile, a Irlanda, Portugal, a Alemanha, o Canadá e também a Austrália, esses países costumam receber milhares de brasileiros todos os anos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *