Reserva Natural Quebrada das Conchas em Salta Argentina

Argentina

A Argentina é um país vizinho ao Brasil, muito menor quando se considera a sua extensão territorial, mas por muito tempo apresentou índices de desenvolvimento humano e qualidade de vida mais elevados. A língua oficial no país é o espanhol, assim como é na maioria dos países da América do Sul, devido a maciça colonização espanhola.

O país atualmente está em crise em consequência de uma série de más decisões tomadas ao longo do tempo e principalmente em decorrência de seu último governo. Agora a população vê uma pontinha de esperança na eleição da ex presidente Cristina Kirchner.

No entanto, o povo argentino é muito batalhador e não costuma colocar todas as esperanças do futuro nas mãos de apenas uma pessoa, a grande maioria dos argentinos acredita no conceito de trabalho duro e não faz corpo mole em frente às dificuldades. O povo vem batalhando muito para movimentar a economia e recuperar o país.

A Argentina é um país de muitas memórias, de Norte a Sul, sendo que suas culturas, tradições e história regional são muito variados, nos diferentes cantos argentinos, mas o que se deve considerar é que seja aonde for, a história é muito maior do que contam os europeus e muito mais antiga do que a época da colonização europeia, assim como a maioria dos países sul americanos, o seu território já era habitado há milhares de anos, civilizações e povos muito organizados viviam por ali, muito antes da violência europeia chegar no país Hermano.

A Argentina originalmente é um território de povos indígenas e também dos extintos povos incas, que há muitos e muitos anos atrás viviam tranquilamente e em harmonia na região. Quando os espanhóis chegaram, eles destruíram muita coisa e mataram muita gente, as populações foram dizimadas, tal como suas culturas, pouco restou da memória antiga e primitiva da Argentina, infelizmente.

Mesmo com toda a violência que sofreram as antigas comunidades, algumas delas conseguiram manter alguns aspectos de sua cultura original e isso se vê até os dias atuais, em que os rituais e modo de vida ainda são praticados. Nos dias atuais, ao contrário do que se via antigamente, a valorização da cultura antiga existe e os próprios governos tentam sempre fazer ações para sempre manter viva e preservada as antigas memorias e celebrações.

A Argentina tem um perfil muito diferente de região para região do país, enquanto o norte frio, inclusive muito frio, tem suas tradições principalmente nas raízes europeias, dos espanhóis, mas em grande parte dos imigrantes italianos, eles que chegaram ao país no século XX, fizeram a sua marca em muitos costumes que perduram até hoje.

Já o Norte argentino é um universo a parte de tudo que estamos condicionados a associar à Argentina. Os povos do Norte são em sua maioria descendentes dos povos andinos, assim como os chilenos e também os bolivianos. Isso influencia na sua cultura, na sua arquitetura, nas suas paisagens, nos seus monumentos, em tudo que se vê.

O Norte tem tradições muito fortes, algumas celebrações indígenas ou dos povos do deserto ainda são realizadas até os dias de hoje, sua realização acontece com frequência e são levadas muito a sério. Eles são no geral, um povo simples, receptivo, um povo que valoriza muito a natureza e a sua terra. É uma Argentina como você nunca viu, completamente fora dos estereótipos que conhecemos.

Norte da Argentina

Norte da Argentina

O Norte tem raízes andinas, é um povo que está acostumado a viver em meio aos desertos, um povo simples que ainda hoje habita em maior parte os pequenos vilarejos, é um povo com uma cultura única e própria, é um povo que leva muito a sério seus rituais, é um povo que foi intimidado pelos espanhóis, que viu grande parte da sua cultura ser destruída, que viu suas cidades serem reconstruídas e que hoje por fim tem liberdade para realizar suas expressões culturais, mais do que isso, hoje tem a oportunidade de dividir com os muitos turistas que visitam a região quem realmente eles são, qual é sua história.

Aos poucos eles vêm recuperando todo o tempo perdido de colonização e vem atraindo cada vez mais turistas para sua bela região que por muito tempo esteve esquecida. Hoje que inclusive parte de seus monumentos e belezas naturais já são inclusive patrimônio mundial da UNESCO, eles conseguem ver mais visitantes chegando à sua terra e mais pessoas indo e voltando maravilhadas com sua rica cultura.

Salta

Salta é um estado Argentino (ou província que é como eles chamam seus estados) cuja capital tem o mesmo nome, Salta. Essa província é uma das que estão mais ao Norte do país e faz fronteira com o Chile e com a Bolívia. Salta hoje é muito famosa por seus atrativos naturais, montanhas, formações geológicas, etc e também é famosa pelo trem dos Andes ou trem das nuvens, como preferir.

Esse famoso trem te leva para atravessar a Cordilheira dos Andes e atinge enormes altitudes, são por volta de 5000 metros acima do nível do mar, sendo que na maioria dos dias você anda inclusive em lugares mais altos do que as próprias nuvens do céu e por isso ele recebe esse nome popular de trem das nuvens, esse interessante trem chega até quase a fronteira com a vizinha Bolívia.

As principais entre as cidades da região são Salta que é a sua capital, Cachi e Cafayate. Salta que é a principal do estado, inclusive por sua localização central que se faz de maneira estratégica, assim facilitando relações com os dois países de fronteira, Chile e Bolívia, é uma cidade consideravelmente grande e atualmente tem uma população de cerca de 500 mil habitantes.

A cidade foi fundada no século XVI pelos espanhóis e por muito tempo permaneceu como uma cidade completamente dominada pelos europeus, após a independência da Argentina que aconteceu no século XIX, os espanhóis foram embora, levando tudo e deixando a cidade às traças, por esse motivo a população que ali vivia de repente ficou sem empregos, não havia circulação de mercadorias e sua população foi definhando em pobreza.

Salta

Salta

No fim do século XIX e início do século XX o governo começou um plano de incentivo para atrair imigrantes de diversas partes do mundo, principalmente europeus para que pudessem viver em terras antes vazias e assim produzir e aumentar a circulação de produtos e de dinheiro dentro do país, assim vieram muitos imigrantes para o país Hermano.

As pessoas que chegavam eram em sua maioria vindas da Itália, mas existiam alguns que vinham de Portugal, Espanha, Alemanha e até da França. Por isso muitas regiões hoje têm um número enorme de descentes dessas culturas. Essas pessoas colocaram a mão na massa e ajudaram os nativos a reconstruir o país que agora também era seu.

Com a chegada dos novos moradores e ocupação das terras férteis que antes eram vazias, a Argentina prosperou, muitas cidades surgiram e outras voltaram a crescer, se desenvolver e florescer como é o caso de Salta.

A cidade tem uma arquitetura da sua época de colônia muito preservada, muito mais do que outras localidades conhecidas do país e isso hoje também atrai turistas. Quanto aos padrões climáticos são como o esperado para uma cidade que está próxima e é influenciada pela Cordilheira dos Andes.

Cordilheira dos Andes

Cordilheira dos Andes

Sua média de temperatura ao longo do ano é de cerca de 17 graus Celsius sendo que no verão é um pouco maior e no inverno um pouco menor e a maior concentração de chuvas acontece nos meses de verão, dezembro, janeiro e fevereiro.

A cidade hoje tem problemas urbanos, por falta de um crescimento planejado, assim como muitas cidades da América do Sul que também sofre com esse problema. Com esse crescimento sem planejamento vem outras questões urbanas como o transito que alguns dias pode ser caótico.

Por fim, o passeio a Salta é muito interessante, não só pela cidade, mas também e principalmente pelas atrações que existem na região e nos entornos. Além disso, a cidade pode ser seu ponto de parada para ir em algumas atrações. Em Salta há um aeroporto que liga a região com outros importantes pontos do país. O nome do aeroporto é General Martin Miguel de Guemes e ele fica em uma região um pouquinho mais isolada da capital.

Reserva Natural Quebrada de Las Conchas

Quebrada de Las Conchas

Quebrada de Las Conchas

Essa belíssima reserva fica entre as importantes cidades de Salta e Cafayate, ambas fazem parte da província homônima de Salta. Para chegar até lá o acesso é pela estrada chamada de Rota Nacional 68, na Argentina quase 100% das estradas tem o nome de Rota acompanhado de um número representativo.

A Reserva por algumas pessoas inclusive é chamada popularmente de Quebrada de Cafayate, devido a sua proximidade com essa importante cidade. Um outro nome que lhe é conferido é Paraíso Vermelho. Dentro dos limites dessa reserva é possível encontrar paisagens variadas, todas muito lindas e peculiares, em alguns lugares inclusive parece que são paisagens de outros planetas.

A grande maioria das formações da região é composta principalmente de rochas do tipo sedimentar nas cores e tonalidades vermelhas, no entanto, existem também as Dunas, que são compostas majoritariamente por areias consideradas finas e que foram levadas ao local por vias eólicas, ou seja, pelos ventos e sua origem são em grande parte rochas calcárias.

Vale lembrar também que os argentinos dão o nome de quebrada à locais que são uma espécie de acidentes geológicos que acontecem devido aos movimentos das placas tectônicas terrestres. O caminho até a reserva já é uma tração a parte já que a Rota 68 está em meio a lindas paisagens, com incríveis formações naturais. A distância estre Cafayate e Salta é de cerca de 2 horas e meia, mas o trajeto já é uma atração a parte.

Se você for de carro, próprio ou alugado, fique atento aos locais que tem postos de gás ou gasolina, pois eles não são frequentes como nas estradas do Brasil e você não quer correr o risco de parar na estrada sem combustível, não é mesmo? Tome cuidado nas estradas na temporada de chuva, elas podem ser perigosas quando molhadas.

Afinal o que se vê quando você vai até à quebrada? Você irá presenciar muitas formações rochosas peculiares, em grande maioria nos tons avermelhados, são rochas em formatos geométricos, muito esculpidas ao longo do tempo pelos ventos, pelos rios da região, entre outros fatores.

O interessante é que até mesmo as texturas que são vistas por ali são únicas e muito belas. Há verdadeiras linhas nos mais diversos formatos, em linha reta, na vertical, fazendo círculos, tudo isso é visto na região, há rochas em formatos de triangulo, há variedades para todos os gostos, é para botar qualquer Gran Canyon no chinelo.

Quando você está ali, em meio as montanhas e a tanta beleza natural, provavelmente o primeiro pensamento que passa na sua cabeça é: Nossa que lugar é esse, mas lhe garanto uma coisa, na região do Castillo, que é uma região mais próxima a cidade de Cafayate, o seu segundo pensamento será: Que vento mais gelado, pois sim os ventos da região são extremamente intensos, cortantes e gelados, então sempre que for até lá leve casacos, luvas e até cachecol. Uma observação é sempre preferir os casacos do tipo corta vento.

Cafayate

Cafayate

Há alguns pontos principais de paradas no meio das quebradas, são os locais mais conhecidos, mais turísticos e para muitos os mais interessantes ou com uma história curiosa. Entre eles alguns são:

Garganta del diablo: É um local onde as rochas são dispostas em sobreposição, como se fossem várias camadas sobrepostas uma sobre as outras. Possui uma coloração avermelhada e tem esse nome por parecer o interior de uma cavidade como a garganta humana.

Anfiteatro: Este local é assim chamado principalmente devido à sua impecável acústica. No entanto, uma das coisas mais intrigantes sobre a localidade é que as pessoas veem formatos de muitas coisas em suas paredes, um dos mais comuns é o navio e o sapo. Seus paredões dão a impressão de formar figuras conhecidas já que são todos esculpidos pelo tempo, há muitas linhas nas suas paredes, principalmente pelo formato de encaixe das suas rochas, que se assemelham muito com camadas sobrepostas.

O local é realmente exótico e é possível avistar paisagens surreais por lá, quanto às figuras, deixe sua imaginação voar e visualize as mais diversas formas nos paredões da região, se perca pelos seus lindos labirintos, observe a paisagens pelos pontos baixos e pontos altos de relevo, ande pelas rodovias apreciando as maravilhosas vistas e curta muito a ragião e tudo que ela tem a oferecer.

Como ir

Você pode sair de Salta ou você pode sair de Cafayate, isso vai depender do seu roteiro e do seu ponto de chegada no estado. Entre essas duas cidades há uma distância de aproximadamente 180 quilômetros, que são percorridos, como já mencionado pela Rota 68 ou ainda Ruta 68. Essa estrada pelo que dizem muitos relatos de pessoas que passaram por lá, é uma estrada muito bem pavimentada, em boas condições, muito boas e em toda a sua extensão é possível observar muito belas paisagens.

Lembre-se que é importantíssimo andar sempre com o tanque do carro cheio, sempre que ver um posto de combustível pare e abasteça, afinal eles podem ser muito escassos na estrada e após andar por um longo trecho você não quer ter a surpresa de ficar com zero litros de gasolina.

Para ir a partir do Brasil, não há aviões diretos para essa região no Brasil, algumas vezes e apenas em determinadas capitais têm voos para Salta, que é a capital da província. No entanto, na maioria das vezes vocês deverão pegar um voo para Buenos Aires e de lá para a cidade de sua preferência. Muitas pessoas alugam carro para viajar pela Argentina, mas saiba que a distância da capital do país até Cafayate, por exemplo, é de mais ou menos 1300 quilômetros ou cerca de 17 horas.

Ao mesmo tempo, algumas cidades do próprio Brasil não são tão longe da região Argentina, São Paulo está a cerca de 2500 quilômetros ou 31 horas de viagem de carro. A partir de Porto Alegre a distância é de mais ou menos 1900 quilômetros ou por volta de 23 horas indo de carro. A partir de Campo Grande a distância é quase a mesma do que de Porto Alegre, só um pouquinho a mais, são cerca de 2000 quilômetros e mais ou menos 24 horas de viagem nas estradas.

Preços-Moeda

Moeda Argentina

Moeda Argentina

A moeda argentina está atualmente bem desvalorizada no mercado mundial, sendo que ela equivale a menos de um real brasileiro, portanto, para nós que vamos viajar para lá, utilizando nossa moeda como base de cambio, talvez possamos pegar atrações e hospedagem mais baratas do que o normal, devido às diferenças nos valores das moedas dos dois países.

Os preços de algumas atrações pela região, que além da Reserva Natural e toda sua beleza única natural, incluem alguns outros atrativos turísticos como visitas às vinícolas ou bodegas como eles chamam por lá, que são frequentes principalmente nos entornos de Cafayate, são geralmente bem altos para os argentinos, mas por sorte o câmbio da moeda tem barateado para nós.

Quando ir

No verão pode fazer muito calor durante o dia, no entanto, é um calor ainda menor do que o que vivemos na maioria das regiões brasileiras. Ao mesmo tempo que no inverno as temperaturas podem ser bem frias, mas muitas vezes não chega à valores extremos. A ponto do verão é que as variações de temperatura em um só dia podem ser imensas.

O outono e a primavera são estações intermediarias e que apresentam temperaturas mais equilibradas e menos variadas. Por fim, todas as estações são boas para visitar a região, algumas podem ter algumas peculiaridades, como um maior nível de chuvas e isso pode atrapalhar um pouco, a maior quantidade de precipitação no caso acontece nos meses de verão (janeiro, fevereiro e dezembro). Fora isso, qualquer um dos meses não apresentam grandes diferenças.

É possível fazer o passeio de maneira particular ou ainda com as agências de turismo da região, são muitas as empresas que fazem o trajeto e oferecem inúmeras opções de chegadas e partidas. Muitas pessoas dizem que um dos momentos mais bonitos para observar a Quebrada é o momento do fim de tarde, isso porque o jogo de luzes torna-se ainda mais excêntrico e confere ainda mais beleza ao local, mas o fato é que em qualquer hora do dia o espetáculo está garantido.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *