Qual O País Menos Visitado Do Mundo?

Você acha que dá para se fazer uma medida de qual o país é o menos visitado do mundo? Pois saiba que existem sim métodos de fazer esse cálculo, inclusive existem listas já prontas que apontam para quais são os países que entram nessa lista e se você imagina que são alguns lugares longe de tudo, você vai se surpreender de ver destinos conhecidos entre os menos visitados do planeta, nessa lista entraram também lugares muito bonitos e que com certeza vão te deixar com vontade de conhece-los.

Primeiramente é interessante dizer que os acontecimentos do ano de 2020 influenciou a todos, em todos os setores da economia e o ramo do turismo principalmente, ele foi um dos mais atingidos, afinal, muitas restrições de entradas em países e paralisações em viagens foram feitas, por um período do ano todos os voos chegaram a ser interrompidos, com exceção dos voos de emergência para levar turistas de volta aos seus países, com tudo isso que aconteceu no ano de 2020, provavelmente os índices de turismo serão muito afetados, os dados, números de visitantes, etc., porque quem pode viajar acabou optando por viajar localmente e incentivar o turismo mais regional.

As listas de números de turistas que cada nação recebe anualmente, geralmente são elaboradas por organizações como a ONU, que tem um setor apenas especializado nos números do turismo, mas que funciona a partir dos dados que são divulgados pelos próprios países, quando os dados não são divulgados oficialmente, eles precisam ser estimados com base em números de anos anteriores ou a partir de outros fatores. Entre os países menos visitados do mundo, o motivo por eles estarem nessa lista podem ser vários, desde a falta de estrutura para receber o visitante, como não possuir um aeroporto de grande porte que pode ser usado para voos internacionais a até mesmo problemas sociais do país, como a ocorrência de conflitos armados, etc.

Países

Considerando listas de anos recentes, podemos indicar algumas nações como as menos visitadas do mundo, aqui vamos falar um pouco de cada uma delas e falar sobre os quais os possíveis motivos para que esse país tenha uma procura turística tão pequena.

O país Nauru que está localizado na Oceania é geralmente indicado como o menos visitado anualmente, uma vez que em anos recentes ele teve uma média de 160 visitantes por ano, isso mesmo, é claro que que o tamanho do país não ajuda, porque ele se trata de uma ilha que tem no total 21 km² e uma população estimada em 10 mil habitantes, além disso, não há praticamente nenhuma estrutura para receber turistas por lá.

O segundo país menos visitado do mundo costuma ser a Somália, um país que está localizado no continente africano e que ficou muito conhecido nas últimas décadas pelos piratas da Somália, uma organização que atuava no mar de maneira violenta e agressiva. O país é pouquíssimo procurado pelos turistas, principalmente devido à violência e criminalidade, que por muito tempo aconteceram sem limites por lá, até porque por muito tempo essa nação não teve sequer um governo, além do longo período que passou em guerra e de ainda ter por lá muitos extremistas ligados aos muçulmanos, apesar de tudo isso, nos últimos anos vem ocorrendo um incentivo ao turismo e alguns locais já podem ser considerados seguros para uma visita, pesquise bem se estiver pensando em passear por lá.

Bandeira de Nauru

Bandeira de Nauru

O país de Tuvalu também na Oceania aparece logo em seguida em terceiro lugar, recebendo mais ou menos 1200 turistas por ano. Ele conta com uma população de pouco mais de 11 mil habitantes, que normalmente recebe muito bem o turista, o problema é que existem pouquíssimos voos comerciais que vão para o país, sendo assim mais difícil de agendar as datas de sua viagem. Tuvalu também é um país insular, que é formado da união de 9 ilhas.

Em quarto lugar temos as ilhas Marshall, que também é um país insular e que também pertence ao continente da Oceania, o seu número de visitantes anualmente é de mais ou menos 4600 pessoas. É um país muito rico em belezas naturais e diversidade tanto de fauna, quanto de flora, no entanto, ele está no meio do Oceano Pacifico e é um pouco “longe” dos grandes centros de saída dos aviões, sendo assim o acesso para chegar até ele se faz um pouco mais complicado.

O Sudão do Sul no continente africano também recebe poucos turistas anualmente, considerando a situação do país, ele até que recebe muito mais pessoas do que poderia se imaginar, são cerca de 5500 pessoas que passam por lá todos os anos, no entanto, ainda hoje o país vive uma guerra civil, além de que em boa parte do seu território não há energia elétrica e ainda é proibido tirar fotos por lá, é realmente ilegal e pode causar a prisão dos envolvidos.

A Guiné Equatorial na África também recebe muitos poucos visitantes por ano, são menos de 6000 mil pessoas, afinal se trata de um país em sistema de ditadura onde também é ilegal tirar fotos, normalmente a visita é bem dificultada para quem não é cidadão americano, mas por lá há paisagens bonitas.

A lista de países da África e da Oceania que são os menos visitados do mundo é bem grande, por isso vamos citar alguns deles apenas pelo nome e vamos falar um pouco também dos países menos visitados por turistas em outros continentes. No continente africano outros países menos visitados são em ordem crescente de número de pessoas, a Líbia, a Guiné Bissau, San Tomé e Príncipe, Comores, a Libéria, a Mauritânia, Serra Leoa, Guiné, Djibuti e a República Centro Africana, todos esses recebem menos de 75 mil turistas anualmente.

A lista de países da Oceania que podemos citar aqui começa com a belíssima e ainda desconhecida ilha de Kiribati, passa pelas Ilhas Salomão, pelos Estados Federados da Micronésia e pelo Tonga, sendo que dentre estas ilhas estados citadas, a que recebe mais turistas anualmente é o Tonga com cerca de 45 mil visitantes a cada ano. Agora vamos falar um pouco mais sobre os países da Ásia que estão entre os menos visitados de todo o mundo.

Na Ásia vamos começar falando sobre o Turcomenistão, que é considerado o país menos visitado deste continente, são menos de 9 mil turistas por ano, isso se deve principalmente ao tipo de governo do país que é bem restrito no quesito manter boas relações internacionais, além de ser praticamente uma ditadura, mas o lado positivo é que são oferecidas coisas essenciais gratuitas aos visitantes, como água.

O Afeganistão também está entre os países menos visitados do mundo, já que apesar das belezas naturais do lugar, o país nas últimas décadas tem sido transformado em uma guerra, há muitos ataques terroristas, muitas cidades foram destruídas e grande parte do país já foi afetado. Ainda na Ásia, mas na parte do Sudeste Asiático há o Timor Leste, que recebe por volta de 78 mil turistas anualmente, o ponto positivo é que há uma boa estrutura turística por lá, o ponto negativo é que há poucos voos para o país.

Afeganistão

Afeganistão

Agora falando sobre a América, temos aqui alguns países da América central, como São Vicente e Granadinas que são pouco visitados por ano, são cerca de 70 mil turistas que passam por lá, o local no passado foi uma colônia da Grã Bretanha o outro país americano que tem destaque por receber poucos turistas é a Dominica, que tem paisagens de tirar o folego, mas não conta com tanta estrutura para receber turistas como os seus vizinhos, além disso, os voos para lá também são mais escassos.

Ainda temos também um representante europeu na lista, que é o país de Liechtenstein, ele recebe apenas cerca de 60 mil turistas por ano, apesar de estar praticamente no coração da Europa, no entanto, as nações vizinhas a ele acabam atraindo muito mais visitantes, outro ponto é que por lá não há um aeroporto internacional para receber as pessoas e não há muita estrutura de vida noturna no país, o que acaba tirando muito destaque desse belo e pequeno país.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *