O Que Faz Uma Pessoa Formada em Turismo?

Você tem pensado em fazer o curso de Turismo? Se tem o objetivo de embarcar nessa carreira bastante interessante e cheia de possibilidades no mercado de trabalho vai gostar de conferir abaixo algumas indicações para o seu futuro como turismólogo. Saiba mais sobre a carreira!

O Que Faz Uma Pessoa Formada em Turismo?

O bacharel em turismo tem como principais funções planejar, organizar, promover e divulgar viagens, atividades de negócios e lazer além de eventos. Também entra no escopo de atividades desse indivíduo elaborar roteiros, organizar feiras, acompanhar turistas, promover congressos entre outros.

Os profissionais formados em Turismo podem atuar em agências, operadoras e sites direcionados a atividades turísticas com a possibilidade de venda de passagens e realização de reservas em hotéis. O turismólogo pode ainda gerenciar hotéis, empreendimentos dedicados a atividades de lazer e empresas promotoras de eventos.

Outra vertente possível de atuação para alguém formado em turismo é no setor público seja em prefeituras ou outros órgãos. Os turismólogos podem coordenar atividades de exploração turística de uma região promovendo atrações locais. Vale dizer que além dos cursos de bacharelado é possível se formar na área num curso de tecnologia sendo então um tecnólogo.

Formação Específica

Os estudantes que estão pensando em seguir por esse caminho profissional podem optar por cursos desenvolvidos para áreas específicas de turismo como voltado para áreas de entretenimento e lazer. Isso significa que os indivíduos não precisam necessariamente atuar somente em agências de viagem e hotéis. Um amplo leque incluindo parques temáticos se abre para esses profissionais.

Atividades do Turismo

A seguir vamos apresentar com mais detalhes algumas atividades que podem ser desempenhadas por pessoas formadas em Turismo.

– Agência de Viagens

Agência de Viagens

Agência de Viagens

Os profissionais de agências de viagem organizam roteiros turísticos e os apresentam aos seus clientes, dentre as suas funções estão encontrar as melhores hospedagens, opções de transporte entre outros. Dentre as funções podem estar realizar a emissão de passagens, reservas em hotéis, restaurantes e compra de ingressos para espetáculos.

– Restaurantes, Hotéis e Casas Noturnas

Os turismólogos podem atuar coordenando o setor de alimentos e bebidas de empreendimentos como hotéis, casas noturnas e restaurantes.

– Ecoturismo

O profissional dessa área se especializa em desenvolver roteiros ecológicos em ambientes como parques com atividades relacionadas à natureza.

– Eventos

O profissional dessa área pode ainda desenvolver, organizar e apresentar eventos sejam eles de entretenimento ou profissionais.

– Turismo de Negócios

Atua na organização de eventos e viagens para profissionais como convenções, congressos e feiras.

– Hotelaria

O profissional dessa área pode atuar como supervisor e administrador de serviços oferecidos para os hóspedes realizando atividades como negociar com fornecedores. Também pode atuar planejando a montagem e organização de novos empreendimentos hoteleiros.

Hotelaria

Hotelaria

– Planejamento

O trurismólogo estuda e identifica o potencial turístico de um local para elaborar estratégias de exploração do mesmo. Também verifica qual é o impacto do turismo no meio ambiente e cultura encontrando um meio termo para chegar a um desenvolvimento sustentável.

– Receptivo

O profissional passa a ser responsável por desenvolver programas de atividades para a recepção de turistas que chegam a uma determinada região. O turismólogo pode cumprir esse papel em agências de viagem, grupos hoteleiros ou em órgãos públicos.

– Marketing

Marketing

Marketing

Nessa área o profissional desenvolve análises de mercado para o desenvolvimento de estratégias assertivas para atender as demandas do público para atrair mais clientes.

– Transporte

Nesse caso o profissional atua coordenando e supervisionando serviços em companhias marítimas, aéreas, ferroviárias e rodoviárias.

Como é o Mercado de Trabalho?

O setor de turismo passou de certa forma incólume pela crise haja vista que a desvalorização do real tornou as viagens nacionais mais favoráveis e aumentou o interesse de estrangeiros de vir para nosso país. O número de pequenas e médias agências de viagem cresceu significativamente nos últimos anos.

Outros setores de turismo que vem apresentando bons resultados são o de negócios e o de experiências. O último se caracteriza por viagens em que as pessoas querem viver experiências únicas como residir numa tribo indígena na Amazônia ou passar algum tempo numa comunidade do Rio de Janeiro.

O turismólogo ainda encontra vagas em clubes recreativos, empresas que promovem passeios turísticos, hotéis, restaurantes entre outros estabelecimentos. A profissão foi reconhecia em 2012 de maneira que agora há vagas em concursos públicos. O desafio desse mercado parece ser preencher as vagas com profissionais formados na área.

Curso de Turismo

Faça uma verificação completa do currículo do curso que deseja fazer para ter certeza de que ele está alinhado com a área em que você deseja atuar. Observe que as faculdades podem apresentar currículos acadêmicos distintos. Informe-se ainda sobre o prestígio da instituição. O estágio é obrigatório.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *