Como E Quando Surgiu O Turismo?

Turismo

O turismo é um dos mercados que mais move o mundo atual, onde quer que haja vida, beleza, animais, civilizações existe o turismo. Ao contrário do que muita gente pensa o turismo não precisa ser necessariamente algo bonito, algo bom, algo leve ou agradável, existem outros tipos de turismo, assim como o turismo humanitário, que consiste em pessoas que vão para locais onde há guerras, onde há fome, onde existem epidemias, exatamente para ajudar quem vive nessas localidades.

Hoje inclusive existem diversas agencias que promovem esse turismo, como por exemplo a AIESEC, uma organização sem fins lucrativos que existe no mundo todo. Esse tipo turismo surgiu como uma forma de ajudar quem precisa, as pessoas que tem uma boa qualidade de vida e que nasceram em locais mais privilegiados, lugares sem guerra, que nasceram em uma família com condições de alimentá-los, etc. Essas pessoas muitas vezes sentem um chamado para isso, para contribuir para fazer uma vida melhor.

Ao mesmo tempo existem também os outros modos de se fazer turismos, que são os mais tradicionais, como o turismo gastronômico, o turismo cultural, o turismo de férias, etc. Turismo na teoria, considerando o seu conceito consiste em se deslocar de um lugar à outro, para um lugar que não é o seu lugar de viver habitual, com a finalidade de realizar alguma atividade diversa ou com motivo de entretenimento, por um certo período pré determinado, normalmente um período curto, mas que pode ser considerado até a data de 1 ano da viagem.

As Origens Do Turismo

Esse é um tema um tanto quanto abstrato para ser abordado, uma vez que considerando o fator deslocamento de um lugar para o outro, desde antes de nós nos entendermos por humanidade, desde a época pré histórica, há registro de deslocamentos dos nossos ancestrais humanos, isso é algo natural, várias espécies animais também realizam essas mudanças de lugar esporadicamente, de acordo com o clima, com a disponibilidade de alimentos, etc.

No entanto, os grandes deslocamentos mundiais começaram a ocorrer de fato, principalmente nos últimos milênios, com destaque para o último milênio principalmente. Desde de antes de cristo as antigas civilizações já tinham a pratica de viajar, fosse para desbravar novas terras ou por motivos de aprendizado, assim como também de descanso. Os gregos eram povos que viagem também por causa da consulta dos oráculos, por motivos de fé. Apesar de tudo isso o que se diz é que o turismo começou a tomar a sua cara e a se desenvolver principalmente na época do Império Romano.

Inicialmente a região italiana foi um reino, depois passou a ser tomada por ideais de democracia e republica até que se tornou o absolutista Império romano que depois se tornou um império esgotado e com o tempo foi se dividindo em várias partes, entre elas estão vários dos países europeus da atualidade. Os romanos foram os que na Europa começaram os rituais de viajar por lazer, viajar para aproveitar as regiões litorâneas, viajar para aproveitar os torneios, entre outros eventos.

O que muitas pessoas não falam é que em alguns outros países, reinos ou territórios também já existia isso muito tempo antes. Um grande exemplo disso é o Egito antigo, onde vivia uma sociedade moderna, acredite ou não o Egito antes de ser destruído e tomado pelos romanos era uma sociedade muito desenvolvida, com amplo conhecimento de matemática, física, química, medicina.

Os egípcios tinham também uma das maiores bibliotecas do mundo, a biblioteca de Alexandria, ela era grande inclusive quando se considera os padrões da atualidade, eles tinham coisas tecnológicas como uma espécie de escada rolante antiga e muito mais, quase tudo foi destruído pelos romanos, infelizmente coisas inestimáveis foram perdidas pela ignorância de alguns.

Egípcios

Egípcios

O ponto que quero chegar é que a sociedade civilizada egípcia já possuía o conceito de viajar para descansar e para lazer, é claro que não era toda a população que possui condições para fazê-lo, mas nos livros de história fica claro que as pessoas com condições viajavam no verão para se banhar nos mares ou nos rios do país, viajavam também para outros territórios, a fim de fazer visitas, buscar temperos,etc.

Não devemos nos esquecer de que isso acontecia muito antes de Cristo, muito anos dos próprios romanos adquirirem esses hábitos, no entanto, a história mundial tende a sempre se focar na história europeia, deixando de lado outras grandes civilizações bem mais desenvolvidas.

Podemos, portanto, dizer, com base em registros históricos, em biografias de grandes figuras da humanidade e do mundo antigo, que quem inaugurou a era do turismo, mesmo que sem ainda ter esse nome foram provavelmente os egípcios, tendo sido seguidos pelos gregos e os povos mediterrâneos em geral, em seguida os povos romanos passaram a adquirir esse hábito, até que cresceu em maiores dimensões. Na idade média europeia, os reis tinham casas de veraneio, com propósitos de viajar e descansar, com propósitos de conhecer novas regiões, eles também constantemente viajam a outros países, por motivos de entretenimento ou religiosos.

Origens Do Turismo- Após Cristo

Não podemos nos esquecer que a religião após o nascimento de Cristo, movimentou grande parte dos acontecimentos do mundo Ocidental, além de causar os deslocamentos de peregrinos e romeiros (cuja palavra se originou para descrever os religiosos que saiam de longe para conhecer a cidade de Roma), acabou resultando em cruzadas e guerras, apesar da falta de sentido de as pessoas fazerem guerra em nome de um Deus e um Cristo (Jesus) que sempre pregou a paz, isso fez com que as pessoas saíssem de suas regiões e conhecessem terras antes isoladas.

Ilustração das Cruzadas

Ilustração das Cruzadas

Com as cruzadas ao longo da Europa e do Oriente Médio passaram a existir pessoas que prestavam serviços semelhantes as agências de turismo, oferecendo uma intermediação entre serviços de alimentação e hospedagem, assim se estruturava também o outro lado do turismo, não o lado de quem vai apenas, mas também a visão de quem recebe as pessoas.

Na Idade média houve também a época das grandes navegações com objetivos de desbravamento e de adquirir novos produtos e riquezas, com isso vieram as colônias e a grande e cruel exploração do novo mundo, mas com o tempo toda essa situação levou também a novas formas de turismo.

Nos tempos mais recentes, nos últimos séculos principalmente do século XVII para os dias atuais, o turismo tornou-se cada vez mais e mais comum, desde a época medieval as pessoas começaram a viajar não somente para lazer, mas com propósitos de cura e também por causa dos estudos, isso fez com que esse mercado aos poucos e de maneira muito natural fosse se expandindo até chegar nos níveis que temos hoje no mundo moderno.

Turismo no Século 17

Turismo no Século 17

Portanto, as perguntas, como e quando o turismo surgiu são perguntas que cabem muitas e ao mesmo tempo nenhuma resposta, é muito difícil definir uma data ou até mesmo uma época exata, primeiramente porque a pratica do turismo existe a muito tempo, ainda que a palavra em si seja mais nova, isso também nos impossibilita de ter registros exatos desse momento, já que muitas escrituras antigas já foram perdidas ou destruídas.

O que sobra para nós nos dias atuais é atribuir cada passo do mercado turístico que temos hoje à uma época, até porque foi uma evolução que ocorreu de maneira gradual e lenta, começando há milhares de anos com os povos egípcios, que podem ou não ter transmitido esses costumes aos gregos, em seguida tendo os romanos por volta da época da época do Império Romano e até mesmo um pouco antes, adquirido esses costumes de praticar as viagens turísticas, até que se difundiu na Europa.

Podemos afirmar que no último século, principalmente no mundo globalizado que vivemos isso cresceu de uma maneira exponencial, tendo atingido parâmetros imensuráveis e hoje o turismo movimenta bilhões, trilhões todos os anos ao redor no mundo.

Por fim, se é possível atribuir o turismo como entretenimento, como deslocamento em busca de diversão ou tranquilidade à algum povo, podemos começar pelo povo do Egito antigo, com a finalidade exatamente de sair da sua vida cotidiana, de escapar do estresse. Na era mais moderna o turismo passou a ser praticado no Império Romano, mais tarde com as cruzadas e as grandes navegações isso foi se expandindo, não de uma forma muito agradável, mas foi. Até que com o fim da Idade das trevas e inicio do romantismo e outros períodos europeus o turismo voltou a acontecer, agora diferente e mais difundido, começou a ganhar uma característica mais próxima do que temos nos dias de hoje.

Turismo Contemporâneo

Em termos da sociedade moderna o turismo como palavra tem origens que datam do século XIX, acredita-se que surgiu através das palavras francesas tourisme, tour, tourner ou tornare, que tem mais ou menos o significado de dar a volta, de ir e retornar. Esse termo na época designava as pessoas que viajavam à outros lugares com o objetivo principal de terminar os seus estudos, ou ainda fazer estudos complementares.

A grande expansão recente do turismo mundial ocorreu após o fim das guerras mundiais do século passado, foi a partir da década de 50 e de 60 que foi criado o turismo moderno. Isso aconteceu por causa de uma pacificação que aconteceu no mundo por volta desse tempo, um período de maior tranquilidade e calmaria, somado à uma recente e ainda em andamento, estabilização econômica mundial, o que proporcionou condições para que uma parcela da população pudesse viajar.

O fato é que a cada ano que se passou o turismo se tornou mais democráticos, principalmente em termos de ficar mais barato e permitir que muitas pessoas que antes não podiam, agora possam viajar. É claro que a situação mundial ainda não é ideal e está longe de ser, muitas pessoas mal possuem condições de ter algumas condições básicas de vida, mas quando fazemos um paralelo com as realidades de alguns séculos atrás vemos que já caminhamos um bom caminho até aqui, mas muito chão ainda existe pela frente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *