Culinária De Mendoza, Pratos Típicos E Gastronomia Na Região

Mendoza

Mendoza é uma das regiões mais importantes da nossa vizinha sul americana Argentina, além disso é também o nome da capital da província. É uma região tipicamente conhecida pelos seus vinhos, pela sua proximidade com a Cordilheira dos Andes e também conhecida pelos seus belíssimos atrativos naturais, que combinados aos lindos e extensos vinhedos, faz da região de Mendoza uma das mais bonitas de todo o país.

A província de Mendoza está localizada no centro oeste do país, a província está a centenas de quilômetros da capital Buenos Aires e ainda mais distante da região que costumava ser o único centro badalado do país, a famosa Bariloche e terra do fogo.

A região de Mendoza é uma das que mais movimentam a economia argentina, essa economia que sofreu tanto nos últimos anos e inclusive por esse motivo a moeda atual da nossa vizinha está tão desvalorizada, também em reação ao nosso real brasileiro. Na Argentina a moeda é o peso argentino e ela vale atualmente bem menos do que o real do Brasil.

Por esses motivos econômicos uma das melhores épocas para visitar o nosso vizinho e consumir os seus produtos é agora, tanto como os seus vinhos, quanto a sua gastronomia e culinária que se desenvolveu, cresceu e amadureceu tanto nos últimos anos. É uma constante discussão sobre o quem tem impulsionado mais o outro nos últimos anos, se é o vinho que tem impulsionado a cozinha argentina, principalmente a cozinha de Mendoza ou se a cozinha tem impulsionado cada vez mais a produção de vinhos, acredito que seja um pouco dos dois.

Culinária Argentina

A culinária argentina engloba algumas deliciosas e apetitosas comidas, entre elas está p famoso doce de leite e as deliciosas empanadas, algumas das suas comidas típicas inclusive foram exportadas para o Brasil, tal como o churrasco, que lá na verdade é feito de maneira diferente, normalmente em fogos de chão, mas que é igualmente delicioso.

No entanto, se tratando da região de Mendoza qual é a comida que mais tem raízes na região, quais são os pratos que mais se come por ali, quais são as paradas e pedidas obrigatórias para os visitantes de fato poderem dizer que visitaram a linda região de Mendoza, essas são questões que tentaremos responder a seguir, questões sobre a culinária conhecida popularmente como culinária Mendocina.

Culinária de Mendoza

Choripan: Para quem aprecia uma boa comida de rua, que também é bem barata em seus valores, uma ótima pedida é o famoso sanduíche argentino, chamado e conhecido popularmente como choripan. Se você nunca ouviu falar desse lanche é porque não conheceu muito sobre o nosso vizinho, pois esse é um dos pratos de rua mais tradicionais de toda a Argentina, com destaque nas regiões de Bariloche e também na região de Mendoza.

Choripan

Choripan

O choripan é muito simples, ele consiste em um pão que é recheado com o famoso chorizo argentino, que neste caso é o nome dado para a linguiça do tipo toscana que mais se consome no país, que tem por característica ser muito bem temperada. Esse pão com linguiça pode ter sim e normalmente de fato de tem acompanhamentos, que são incluídos dentro do próprio sanduíche.

Os acompanhamentos mais comuns são os queijos e também os famosos vinagretes, tão conhecidos aqui no Brasil, conhecidos principalmente como comida de churrasco, é normal também encontrar choripans com tomates e alguns tipos de verduras, a verdade é que você pode escolher sem nada disso também se desejar.

Empanadas: Sim as empanadas são tradicionais de toda a Argentina praticamente, mas principalmente são típicas e tem até mesmo um ritual é na região de Mendoza. Isso se dá porque a tradição regional leva as empanadas muito a sério e determina que elas devem ser feitas de maneira correta e caseira, uma vez que a produção em grande escala poderia estragar as suas características únicas e especiais.

Empanadas

Empanadas

Na província de Mendoza será muito difícil achar empanadas industrializadas, em supermercados, em restaurantes ou lanchonetes nas ruas e pedir por empanadas nestes lugares é quase uma grosseria, é rude, pois a verdadeira empanada e a que deve ser apreciada é caseira.

Se você ainda não sabe o que é uma empanada, lhe ligo que se trata de uma massa, que se assemelha algumas vezes com a massa de pastel, ela é feita no forno e e é recheada e muito bem recheada, os sabores mais comuns é carne, carne com azeitonas, queijo, queijos com tomate seco e também as empanadas de frango são populares, a característica que diferencia as empanadas de Mendoza, das empanadas dos outros lugares é a cebola, na província de Mendoza eles utilizam muito mais cebolas na sua produção.

Uma vantagem é que quando você for comer uma empanada, realmente vai desfrutar da delícia que é essa comida feita dentro das tradições, uma curiosidade é que em algumas vinícolas da região, as empanadas caseiras são servidas durante os passeios ou degustações, se se interessar, vale a pena perguntar por isso quando estiver fechado o lugar do passeio.

Parrillada: Esse nome pode parecer bem estranho para nós brasileiros, mas a verdade é que ele é mais comum do que podemos imaginar, isso porque esse é o nome em sua versão argentina do nosso bom e velho churrasco, sim o churrasco na Argentina tem esse nome diferente e não somente o nome como também possui algumas características únicas.

Parrillada

Parrillada

Entre essas características estão o fato de que a maioria dos churrascos por lá é feito com fogo de chão e o tipo do corte das carnes, que na nossa vizinha é um tanto quanto diferente dos cortes das carnes no Brasil. Outro ponto é que por lá um dos acompanhamentos mais comuns para a parrillada são as saladas, uma vez que as carnes já são pesadas por si só.

Alcayota: Essa é uma fruta típica da região de Mendoza que para quem passa por ali pode ser uma fruta muito interessante de se experimentar, ela é uma parente distante da abóbora e a partir dela são feitos muitos doces saborosos.

Alcayota

Alcayota

Carne a la Olla: Essa carne é feita em conjunto com alguns ingredientes essenciais, entre eles estão a batata, a cenoura e o vinho, afinal estamos em Mendoza a terra de alguns dos melhores vinhos de todo o mundo. É muito comum que essa carne acompanhe um molho picante que se chama Chimichurri.

Carne a la Olla

Carne a la Olla

Tomatican: Esse prato conta claro com tomate, mas além dele também e feito com pimentão do tipo vermelho, ovos, bastante orégano, cebola e para finalizar, normalmente ele vem com pão.

Tomatican

Tomatican

Tortitas mendocinas: São feitas de massa de farinha de trigo, normalmente são arredondadas e deliciosas, é muito comum de se comer na hora do café.

Tortitas Mendocinas

Tortitas Mendocinas

Cutriaco: Esse prato é delicioso e deixa qualquer um com água na boca só de olhar, ele se trata de uma carne cortada em pedacinhos e feita com um molho maravilhoso, muito bem temperado, para finalizar com chave de ouro essa carne ainda vem em um prato onde está cercada por deliciosas batatas amarelinhas e crocantes.

Indicação de Lugares

Há muitos lugares com uma deliciosa culinária na região, mas alguns podem ser indicados aqui, não que sejam os únicos é apenas uma sugestão. Inicialmente queria dizer que quem passar pela cidade de Mendoza, a capital, deve fazer uma visita ao seu mercado central, onde é possível comer muitas comidas típicas, extremamente saborosas, lá são vendidas as verdadeiras empanadas mendocinas.

Ainda na cidade de Mendoza uma indicação é o restaurante Retortuño, ele não costuma ter preços tão altos e trabalha com preço fixo, consulte as atualizações desse lugar na sua passagem pela cidade. Fora da cidade uma indicação é o restaurante Los Negritos, que já está mais para o interior, a mais ou menos 1 hora e 20 minutos da capital.

A culinária de Mendoza e a culinária argentina em geral, cresceu muito nos últimos anos, se desenvolveu e criou a sua própria identidade, com ingredientes típicos do país e que demonstram as suas especificidades e seu toque especial, a região de Mendoza principalmente, teve um grande crescimento nesta área, o que se torna a combinação perfeita para os deliciosos vinhos locais mendoncinos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *