Como se Comportar nos Países do Oriente Médio?

Viagem por países conservadores não é tarefa fácil. Existem inúmeras histórias de horror: Assédio sexual, golpes turísticos, cruzamentos traiçoeiros. De modo infeliz, muitos mochileiros ocidentais têm sido dissuadidos por experiências más. A verdade da questão é que uma viagem agradável significa saber como se comportar no Oriente Médio ou em qualquer país conservador. Divirta-se com respeito.

Como se Comportar nos Países do Oriente Médio?

Como se Comportar nos Países do Oriente Médio?

Cuidado com o Vestuário

O primeiro ponto para mostrar respeito é seguir o código de vestuário local. Claro, ninguém vai impedir de usar shorts e regata, mas não se pode reclamar da atenção indesejada. Dito isto, porém, o maior equívoco é que se tem que usar o que os moradores estão vestindo. Isso não é verdade! Possível usar roupas ocidentais simples ao mesmo tempo respeitar os costumes conservadores. Regras de ouro são sempre cobrir os ombros, tórax, joelhos e não usar vestes apertadas.

Dica Extra: Cachecóis são ótimos acessórios! Eles permitem que você mantenha seu guarda-roupa regular.

Ignorar Solicitações Indesejadas

Assim que receber qualquer solicitação indesejada, não responda. Possível dizer “não, obrigado” na língua local, mas mesmo isso não será eficaz. Por esta razão, a coisa certa a se fazer nesse tipo de situação é continuar andando, olhando para um objeto fixo no horizonte. Não olhe para o lado, não diga nada para o vendedor, simplesmente. Procure fingir que não existem! Eles irão receber a mensagem e passar para os outros estrangeiros.

Dica Extra: Use óculos escuros quando andar em mercado lotado. Desta forma, será mais fácil se livrar dos vendedores.

Ignorar Solicitações Indesejadas

Ignorar Solicitações Indesejadas

Ruas Traiçoeiras

Parte importante do comportamento correto no Oriente Médio envolve habilidades de sobrevivência: Necessário saber como atravessar ruas traiçoeiras. Esse conselho pode vir como uma surpresa para alguns, mas não para o viajante experiente. Atravessar as ruas nos países em desenvolvimento requer estratégia e habilidade. Por exemplo:

  • 1. A distância mínima de 5 metros.
  • 2. Nunca hesitar. Uma vez que começar a atravessar a rua procure parar apenas do outro lado da rua.
  • 3. No meio da rua não olhe para os lados. Neste ponto, a visão periférica é tudo que se precisa.
  • 4. Procure atravessar a rua no mesmo ritmo de pessoas que parecem seguras. Use o grupo como escudo humano.

Regras de Etiqueta do Oriente Médio

Alguns costumes e frases básicas no idioma local ajudam no caminho. Isso demostra aos locais que se está fazendo um esforço para mergulhar na cultura, ato que por sua vez fará com que te tratem com pelo menos maior respeito. Naturalmente, os moradores serão mais gentis para um estrangeiro que está tentando aprender, fazendo com que sua experiência fique fácil. Você nunca sabe o que pode sair de um simples ato de bondade! Nesses países, a maioria dos itens nos mercados não tem um preço fixo. A arte da negociação é saber que o preço local consiste na oferta mais baixa. Desta forma, será fácil encontrar o vendedor no meio e pagar preço justo. Pesquisa antes de sair. Além disso, mantenha em mente que os preços, além de costumes de negociação, podem variar de um país para outro dentro da mesma região.

Regras de Etiqueta do Oriente Médio

Regras de Etiqueta do Oriente Médio

Como as Mulheres Turistas Devem se Portar no Oriente Médio?

Mulheres são suscetíveis de receberem séries de convites para diversos fins: Cuidado com o que você aceita, e tome as precauções óbvias! Tenha em mente de que o “comportamento amigável normal” no Ocidente pode ser interpretado no Oriente como “procura” de sexo. No conjunto, os jordanianos são os mais tranquilos sobre isso, se pode sentar e conversar com eles por longo tempo e com felicidade, enquanto nas mesmas circunstâncias a relação com os sírios será diferente. Em circunstância alguma aceite um convite para lugar escuro e solitário com alguém que acabou de conhecer!  Porém, seria uma pena se hospedar no quarto de hotel à noite sem sair ou falar com ninguém. Parte da experiência de viajar, afinal, é conhecer pessoas de outro país. Apenas tome cuidados necessários e procure agir com a razão ao invés do sentimento. A maioria das vilas / cidades / locais turísticos têm lugares em que as pessoas se reúnem à noite. Quase sempre se pode participar de grupo de moradores sem nenhum problema, desde que “se comporte de maneira inteligente”.  Não permita que ninguém lhe ofereça mais do que um copo de chá. Nunca aceite uma oferta de álcool em qualquer pessoa, até mesmo de alguém no hotel em que se hospeda. Se sentir vontade de beber uma cerveja, então pague por ela você mesmo. Vestido correto: Importante cobrir os joelhos (uma saia na altura da panturrilha ou calças largas) e os topos de seus braços (camiseta ou algo com mangas).

Não precisa cobrir a cabeça, com exceção do sol. Possível relaxar a regra um pouco para os principais locais turísticos, como Petra, mas não relaxe demais. Cuidado com o modo como as mulheres árabes andam em público. Não se preocupe, o comportamento é o mais importante. Não hesite em denunciar quaisquer familiaridades indevidas. Deixe a preocupação de lado em ferir os sentimentos, ninguém por uma recusa, mas os caras sabem qual o comportamento correto. Você pode gostar de saber que em um ônibus, mulheres árabes se recusam a se sentar ao lado de um homem estranho, mesmo que isso signifique ficar em pé! Veja como funcionam e siga os costumes levando a máxima da necessidade de respeito nas decisões. Existem inúmeras histórias sobre pessoas roubadas, exploradas e até mesmo estupradas por outros viajantes. Não precisa ter cautela máxima com todos, mas nem pensar em entregar a carteira para alguém que acabou de encontrar. Na Jordânia, não hesite em reclamar para a polícia turística. Quase todos os policiais falam o inglês e ouvem de forma educada. Para resumir, se comporte de forma inteligente. Relaxe e divirta. A maioria das pessoas no Oriente Médio é maravilhosa e ajuda aos turistas a ganharem excelente experiência. Não se esqueça de que a dica para mostrar respeito é seguir o código de vestuário local. Claro, ninguém vai impedir de usar um terno, mas não se pode reclamar de chamar a atenção indesejada por causa disso.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *