Caverna Rouffignac na França

O Complexo de caverna, denominado Lascaux, situa-se no sudeste da França, é é muito conhecido pelas pinturas rupestres que ele possui. Quando observamos as pinturas de cavalos, cabras selvagens, bovídeos, cervos, felinos, e de outros animais em suas paredes, chegamos a imaginar que se trata de um verdadeiro santuário.  

Lascaux é considerado como uma das atrações culturais mais valiosas historicamente de toda a França. As gu=rutas desse complexo foram descobertas por volta de 1940, e é onde estão os melhores exemplares pré-históricos, de arte, de todo o mundo. É constituído de uma caverna principal com muitas galerias decoradas de forma simplesmente magnífica, com pinturas e desenhos de animais. 

Nesse complexo, encontra-se e caverna conhecida como Rouffignac. E é sobre ela que iremos falar nesse post. 

No Périgord, mais precisamente no vale do Vézère, os visitantes podem conhecer diversas grutas, e que possuem pinturas, sendo Lascaux o mais famoso, e com gravuras da pré-história. Aquelas pessoas que desejam ir além de uma réplica de Lascaux II, e sem grandes restrições nas entradas, podem conhecer Rouffignac, contendo 8 km de galerias, é considerada como uma das maiores cavernas de toda a região.  

Em seu interior, o que mais agrega valor à ela são os desenhos e as gravuras de animais pretos e os sinais de Magdaleniano (Paleolítico Supeior), nos quais incluem-se os mamutes. De todas as espécies, eles são os mais representados. No caminho pela caverna, existem mais de 250 figuras diferentes de animais, e que já possuem mais de 15 mil anos. As pinturas no interior da caverna são autênticas, originais. 

Caverna Rouffignac 

Caverna Rouffignac

Os turistas que visitam a caverna vão de trem elétrico, semelhante àqueles usados em minas. À medida com que o trem vai andando e avançando em suas galerias, ele vai ativando a iluminação interna caverna. O visitante pode pegar o trem quando estiver chegando no painel principal. E lá, o turista tem uma visão de inúmeros desenhos de animais no teto.  

Nesse local, é possível apreciar com bastante calma todos os desenhos. Esse é um momento muito especial para quem visita a caverna. Lembrando que a visita conta a orientação de um guia. No entanto, a visita é guiada em francês. Se o turista quiser, ele pode solicitar, na recepção, que o guia faça uma explicação em inglês quando chegarem ao painel principal.  

Na caverna Rouffignac, além das pinturas, existem também restos preservados fossilizados de faixas, deixados por ursos pré-históricos, que fizeram do local um lugar de hibernação. 

Dias e horários de funcionamento da caverna: 

Abre das 10:00 às 11:30 horas (a partir do dia 21 de julho até agosto) e das 14:00 às 17:00 horas (até o dia 18 de julho e agosto). 

Quanto aos bilhetes de entrada, eles são vendidos conforma os horários. Por exemplo: às 10:00 horas, são vendidos bilhetes apenas para quem vai visitar de manhã. E às 14:00 horas, são vendidos os bilhetes para quem vai visitar à tarde. Não é permitido reservar bilhetes. Por isso, quem quiser conhecer a caverna Rouffignac deve chegar no momento da abertura. E não se esquecer de levar roupas bem quentes, para conseguir suportar a temperatura do local. 

Quem já visitou o local confirma a sua beleza. E indica para quem deseja conhecer. Segundo eles, a experiência é realmente marcante.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *