A caverna Optymistychna, na Ucrânia, atrai a atenção de inúmeros curiosos por ser uma caverna de gesso. Situada próxima a aldeia de Korolivka, Borschiv Raion, Oblast Ternopil, tem cerca de 230 km de passagens já documentadas e ainda há muito o que se descobrir e estudar a respeito dessa caverna de gesso.
Essa é a caverna mais longa da Eurasia (e a mais longa caverna de gesso do planeta) e aparece em quinto lugar no ranking de maiores cavernas do mundo. Perde para a Caverna de Mamute, Sistema Sac Actun, Jewel Cave e Sistema Ox Bel Há. Que tal saber mais sobre a caverna cujo nome significa ‘otimista’?
Conheça a História da Caverna Optymistychna
No ano de 1966 a caverna foi descoberta por um grupo espeleológico de Lviv denominado “Cyclope”. Até aquele momento não havia nenhum resquício de registro da existência dessa gigantesca caverna de gesso. Desde a sua descoberta já foram realizadas mais de 50 expedições, contudo, ao longo dos anos a exploração foi sendo reduzida e com isso o número de pesquisas também.
Como a caverna Optymistychna está situada bem perto da Caverna Ozerna (11° maior caverna do mundo) há a possibilidade de que elas estejam interligadas de maneira que comporiam uma caverna muito maior. Contudo, ainda não foram realizados estudos para verificar se essa ligação realmente existe ou se são duas cavernas separadas. No ano de 2008 a caverna Optymistychna foi reconhecida como sendo uma das maravilhas naturais da Ucrânia.
Conhecendo a Geologia da Caverna Optymistychna
Essa caverna está completamente situada sob uma área que possui uma camada de gipsita que data do período Neogeno com pelo menos 30 metros de espessura. Internamente as passagens são pequeninas não tendo mais do que três metros de largura e 1,5 metros de altura. Alguns cruzamentos podem chegar a ter até 10 metros de altura, no entanto, estão constantemente sufocados pela lama. Como a caverna é composta por uma rede densa com diferentes níveis é reconhecida como um tipo de caverna labirinto.
Dentro da caverna há espeleotemas de calcita que são resultados da camada de calcário que se infiltrou na caverna por meio de processos de erosão. Em alguns pontos o gesso deu origem a cristais que foram tingidos com cores diferentes pelos sais minerais. Há rosetas de gesso que se formaram em áreas grandes ganhando uma tonalidade diferenciada de preto pelo óxido de manganês.
Outras Cavernas na Ucrânia
A seguir você poderá conhecer melhor outras cavernas na Ucrânia!
Priest’s Grotto (Gruta do Sacerdote ou Caverna Ozerna)
Essa caverna está situada próxima a aldeia Strilkivtsi dentro do distrito de Borshchiv Raion do Oblast de Ternopil. Compõe um extenso conjunto de cavernas de gesso sendo uma das cavernas mais longas do planeta com 124 km explorados. Fica localizada a cerca de 450 km de Kiev.
Odessa Catacombs (Catacumbas de Odessa)
Essas catacumbas consistem numa rede de túneis que possuem três níveis que se estendem sob a cidade e a região que circunda a cidade ucraniana de Odessa. A maior parte das catacumbas resulta da mineração de pedra e possuem uma profundidade de 60 metros abaixo do nível do mar. No entorno as casas que datam do século 19 foram construídas usando arenito extraído da área das catacumbas.
Atualmente, se configurou numa atração turística, no entanto, não são passeios oficiais haja vista que há uma grande variedade de riscos envolvidos já que boa parte das catacumbas não foi mapeada ainda.
Near Caves (Cavernas de Santo Antônio)
Essas cavernas históricas possuem uma rede de túneis que levam para um mosteiro medieval de Kiev Pechersk Lavra em Kiev. O comprimento dessas cavernas é de 383 metros com cerca de 5 a 20 metros de profundidade.
Gostou de conhecer melhor a caverna Optymistychna na Ucrânia?