Cavernas no Distrito de Maros

Localização e Caraterísticas

O distrito de Maros é um distrito de pequeno porte que está localizado na província de Sulawesi, ao sul da Indonésia, um país asiático. O distrito também está próximo da capital da província, a cidade de Makassar. No país há uma separação política e territorial conhecida como regência e dentro de cada regência há uma quantidade de distritos, o nome da regência onde está Maros também é Maros. Vale ressaltar que dentro de cada província podem existir várias regências.

Períodos Pré-Históricos

Os períodos da pré-história são divididos para maior praticidade dos estudos entre Paleolítico Inferior (500 mil a.C.), Paleolítico Superior (30 mil a.C.), Neolítico (10 mil a.C.) e a Idade dos Metais (6 mil a 4 mil a.C.), no entanto, algumas civilizações espalhadas pelo mundo possuíam alto grau de evolução no mesmo período, como os chineses a cerca de 5 mil a. C..

Arte Rupestre

As artes rupestres ou parietal eram feitas no período conhecido como pré-história, uma época que antecedeu a escrita, assim como a conhecemos. Diversos artefatos foram produzidos neste tempo, mas em geral, muita arte foi confeccionada em diversos lugares ao redor do planeta, principalmente em cavernas e grutas onde as condições interiores contribuem para a preservação dos desenhos.

Acredita-se que a arte rupestre tenha sido feita principalmente no período do paleolítico superior e pode ser dividida em algumas categorias, tais como, temas relacionados à caça, pinturas com representações de animais, há também representações de figuras humanas e símbolos de significado desconhecido até a atual data, pode ser algum tipo de comunicação que não conhecemos. Podem ainda possuir caráter funcional, representando cenas do cotidiano.

Há ainda a variação de técnicas de desenho, que podem ter sido produzidos a partir de ossos, sangue, carvão e outros pigmentos de árvores e flores, por exemplo.

Esta manifestação artística é muito importante para que possamos compreender como os povos antigos viviam, como se relacionavam, o que comiam, o que faziam no seu dia a dia, entre outras informações.

Arte Rupestre Na Indonésia

As cavernas calcárias de Maros foram descobertas na era moderna por volta da década de 1950, mas inicialmente acreditava-se que a idade das pinturas fosse de aproximadamente 10 mil anos atrás, este equivoco foi cometido devido ao estado de conservação das pinturas, que em uma região tropical como a Indonésia, tem um processo de erosão muito mais acelerado que em outros lugares.

No total são 14 pinturas descobertas, entre elas são 12 desenhos de mãos humanas e duas representações de animais, entre eles um porco asiático que data de cerca de 35 mil anos, tornando-se assim a figura de animais mais antiga já encontrada.

Teste Para Determinação Da Idade Em Arte Rupestre

Para determinar a real idade da arte utilizou-se uma técnica chamada de urano-tório, que é empregada no estudo de objetos que suspeitasse ter milhões de anos, utilizando o princípio de decaimento de meia vida tanto do urânio, quanto do tório, esta qual necessita que se vá ao local para medir os isótopos radioativos da rocha e da pintura.

Arte Rupestre na Rocha

Arte Rupestre na Rocha

Os resultados obtidos datam pinturas entre 17500 mil anos até 39500 mil anos, esses são resultados aproximados, pois os testes não são exatos e deve ser considerado que geralmente indicam a idade mínima, ou seja, essas pinturas podem ser muito mais antigas.

Importância

A importância cientifica e histórica dessas descobertas é que até então acreditava-se que as artes rupestres mais antigas do mundo estivem na Europa e as civilizações pré-históricas, a partir desta região teriam difundido a arte ao redor do mundo, mas essas novas evidências apontam que essas artes se desenvolveram simultaneamente em regiões opostas do planeta. Essas descobertas foram publicadas na revista “Nature”, uma das revistas mais conceituadas do mundo em publicações cientificas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Internacionais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *