Brasileiros em Salta Argentina: O Que Fazer? Guia de Turismo

O nome Salta tem como origem a palavra indígena aimará ‘sagta’ que significa ‘a mais bela’ motivo pelo qual a cidade do norte argentino é também chamada de ‘La Linda’. A cidade está localizada num vale seco cercado por emblemáticas montanhas verdejantes que se tornaram parada comercial obrigatória para quem se dirigia às minas de Potosí, na Bolívia.

Algo interessante sobre Salta é que praticamente todas as rotas passam por ali, as que vêm do Brasil, do Atacama, da Bolívia, da Patagônia e também de Buenos Aires. Dessa forma é o lugar ideal para fazer de base ao decidir explorar o norte argentino. Confira a seguir um guia turístico completo sobre o que fazer nessa bela cidade.

Guia de Turismo: O Que Fazer em Salta

A seguir vamos apresentar dicas do que fazer em Salta para tornar a sua viagem ainda mais incrível.

Dado Importante

A cidade de Salta sofre com abalos sísmicos frequentes, na cidade há placas alertando para os terremotos, então se sentir que o chão está tremendo um pouco não se assuste, é normal.

Plaza de 9 de Julio

A praça mais importante de Salta possui um monumento composto por 14 mulheres que simbolizam as províncias existentes quando a cidade foi fundada no ano de 1582.

Catedral Basílica de Salta

Situada em frente a Plaza 9 de Julio precisou ser reconstruída no ano de 1856 após ter ruído durante um terremoto (lembra que dissemos que acontece bastante por lá? Mas, fica a fica de que nem sempre é tão intenso). Possui uma linda e diferenciada fachada branca e rosa com duas torres.

Museo de Arqueología de Alta Montana (MAAC)

Esse museu é curioso por estar num prédio com fachada histórica simples que contrasta com os artigos modernos que apresenta em exposição. O foco desse museu está em apresentar um pouco mais sobre as culturas que habitavam a região antes dos espanhóis chegarem. Os principais artefatos foram descobertos num santuário inca no Vulcão Llullaillaco no ano de 1999.

O destaque desse museu fica por conta das múmias de três crianças (Los Niños del Llullaillaco) que foram descobertas nas montanhas e estavam em perfeitas condições de preservação devido as baixas temperaturas. Para que não descongelem as múmias são expostas em revezamento. O ingresso custa caro, mas vale a pena, fica a dica de que não é permitido tirar fotos. Está situado na Plaza 9 de Julio.

Iglesia San Francisco

Uma das principais atrações arquitetônicas de Salta, a Iglesia San Francisco, é uma igreja católica e um convento que pertence à ordem franciscana. Já foi declarada como sendo Monumento Histórico Nacional, Salta é uma das cidades que mais preservam sua arquitetura colonial na Argentina. Um dos diferenciais é o fato de a igreja ser vermelha com detalhes em branco, no mesmo complexo também funciona um museu que têm peças sacras dos séculos 17 e 18.

Iglesia San Francisco

Iglesia San Francisco

Museo Histórico del Norte

Também localizado na Plaza 9 de Julio, o Museu Histórico del Norte, funciona no edifício que era do Cabildo (sede do antigo governo da província). A fachada possui arcos brancos que ocupam toda a quadra, uma arquitetura tipicamente colonial. O museu conta com fotos, objetos e documentos que fazem parte da história de Salta.

Museo Provincial de Bellas

O museu está alocado numa antiga mansão colonial que pertencia a uma família tradicional de Salta. Abriga esculturas e pinturas modernas.

Parque San Martín

Parque San Martín

Parque San Martín

Localizado no início da Av. San Martín é grandioso, conta com jardins e um belo lago.  A atração principal é o Cerro San Bernardo que está situado no seu centro.

Cerro San Bernardo

Com uma altitude de 1454 metros, o Cerro San Bernardo, oferece uma linda vista da cidade. Desse ponto de vista é possível ver toda a arquitetura baixa de Salta com as montanhas de cenário de fundo. Os turistas podem subir a pé e gratuitamente numa caminhada de 45 minutos. Para chegar com mais conforto é válido pegar o teleférico, o calor torna tudo mais cansativo.

Mercado Artesanal

Composto por diversas lojas de artesanato pode ser caro para o orçamento de alguns viajantes, mas rende boas fotos. Uma dica é que na frente do mercado é possível encontrar souvenires por preços mais em conta.

Feira Artesanal

Feira Artesanal em Salta

Feira Artesanal em Salta

Na estação de trem de Salta é realizada todos os domingos uma feira artesanal com preços mais convidativos.

Tren a Las Nubes

O famoso trem das nuvens é um atrativo interessante, consiste numa ramificação da linha ferroviária que liga as estações de Salta e La Polvorilla fazendo uma parada num viaduto que fica a 4.200 metros de altitude. O nome do trem se deve ao fato de ser um dos percursos ferroviários mais altos do mundo. Aproveite para conhecer os povoados do entorno.

Informações Importantes Sobre Salta

Clima

A temperatura não varia muito nos meses de verão, primavera e outono permanecendo numa faixa entre 20°C e 30°C. Os dias são de intenso calor enquanto que as noites são mais amenas. No inverno há uma queda de temperaturas chegando a 11°C oficialmente, mas com sensação térmica menor.

O Que Levar na Mochila

Na mochila da viagem para Salta não pode faltar protetor labial, protetor solar, descongestionante nasal e botas de trekking. Esteja preparado para a altitude.

Câmbio

Por ser uma saída turística, Salta, possui boa infraestrutura de bancos em seu centro especialmente nas ruas Espana, Bartolomé e Caseros. O horário de atendimento vai das 9h às 14h.

Como Chegar a Salta

De avião é possível desembarcar no Aeropuerto Internacional Martín Miguel de Guimes que fica a apenas 10 km do centro da cidade. Ao lado da Plaza há táxis e ônibus que chegam e saem com boa frequência. Também é possível chegar de ônibus pelo Terminal de Ómnibus (a rodoviária) que fica localizado ao lado do cerro San Bernardo. Outra possibilidade é a Estación Ferrocarril Belgrano (estação de trem) que está situada na C.Ameghino 690, é dela que sai o Trem das Nuvens.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Notícias

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *